segunda-feira, julho 23, 2012

BOTAFOGO É DERROTADO PELO GRÊMIO NA ESTREIA DE SEEDORF

Por Danilo Silveira




Hoje foi um dia emblemático para o futebol brasileiro. Nascido no Suriname, naturalizado holandês e conhecido mundialmente, o meio-campista Clarence Seedorf estreou com a camisa do Botafogo, dando um charme ainda maior para o futebol brasileiro. Vale lembrar que em breve, o uruguaio Forlán vai estrear com a camisa do Internacional. Quanto mais o tempo passa, mais empolgante fica o nosso futebol!

Dentro das 4 linhas dio Engenhão, o Botafogo travava um duelo direto pelas primeiras posições, com o Grêmio. Comandado por Vanderley Luxemburgo, o time gaúcho mostrou-se arrumado, bem distribuído em campo, mas longe de encantar, inclusive, mostrando-se até grosso e faltoso em alguns momentos. No geral, nos 90 minutos, o duelo foi equilibrado, com o Alvinegro levemente superior. O time comandado por Oswaldo de Oliveira tomou a iniciativa de partir para o ataque, mas foi o Grêmio que assustou, obrigando Jefferson a trabalhar ainda nos minutos iniciais. O Botafogo criou pouco nos 45 minutos iniciais. A melhor chance saiu dos pés justamente de Seedorf. O estreante apareceu na área adversária, driblou um marcador e cruzou para Elkeson, que cabeceou desajeitado, mandando para fora.

O gol único da partida foi marcado na segunda etapa. Zé Roberto deu um belo passe para Marcelo Moreno, que bateu de primeira, para estufar as redes. E o gol parece que despertou o Botafogo, que passou a ser mais incisivom, pressionando o Grêmio. Vitor Júnior apareceu pela direita e chutou para boa defesa de Marcelo Grohe. Em seguida, Fellype Gabriel chutou de fora e carimbou o travessão. Pouco depois, ele saiu de campo, dando lugar para Andrezinho. Vale lembrar que Andrezinho foi pedido pela torcida alvinegra ainda na etapa inicial. O Grêmio deu uma considerável recuada após o gol e o empate do Botafogo parecia maduro. Ele não saiu em uma cabeçada após falta batida na área, porque Leo Gago apareceu em cima da linha para cortar. Seedorf foi substituído, sendo ovacionado pela torcida. E sem o holandês, o Botafogo continuou pressionou até o último minuto, mas não conseguiu buscar o empate.

Resumindo, o Botafogo não fez uma partida excelente, mas mostrou boas qualidades e apresentou um time organizado. Seedorf parece ter muito o que evoluir e muito a oferecer de positivo à torcida botafoguense. 

segunda-feira, julho 09, 2012

CORINTHIANS CONQUISTA A TÃO SONHADA LIBERTADORES

Por Danilo Silveira


Já fazem cinco dias que o Timão conquistou a primeira Libertadores da sua história, portanto, estou um pouco atrasado com o texto, mas vale o registro. A Fiel Corintiana lotou o Pacaembu, fez uma grande festa antes, durante e depois do jogo. Em meio a isso tudo, viu em campo um Corinthians com a cara desse Corinthians. Um time aguerrido, lutador, brigador. Não é belo de se ver jogar, mas é melhor do que a muita coisa que se tem visto atualmente no Brasil. Um time organizado, paciente e, agora, campeão da Libertadores, de forma invicta, derrotando o Boca por 2 a 0 no jogo final. Boca Juniors que por sinal, foi um time que oscilou bastante dentro da competição e apresentou um futebol muito ruim no Pacaembu, principalmente na segunda etapa. Voltando a falar do Corinthians, não se trata de um time envolvente, de belas trocas de passes constantes, mas trata-se de um time forte na defesa, consistente e homogêneo. Um time que tem um goleiro que foi essencial, que assumiu a titularidade durante a competição e foi crucial em momento delicados. Grande Cássio! Um time que tem um bom volante, que chega muito bem à frente e foi o autor do gol de classificação nas quartas-de-final. Esse é o Paulinho! Um time que tem um jogador que foi importantíssimo, fazendo gols decisivos, inclusive os dois da partida final e jogando muito bem. Trata-se de Émerson! Mesmo Émerson que mostrou uma falta de respeito muito grande ao ficar fazendo provocações infantis ao adversário durante o jogo. Atitudes desrespeitosas com o Boca Juniors, com o Corinthians e com aqueles que queriam ver um jogo de futebol, somente isso. Fosse eu o técnico ou dirigente do Corinthians, tratava de propor o rompimento do contrato deste atleta, mesmo tendo sido um dos grandes nomes dos jogos finais da Libertadores.

Portanto, um Corinthians que vive em festa. Um time que ganhou em 2012 a Copa SP de Juniores e a Libertadores. Não deve ganhar o Brasileirão, não deve cair para a segunda divisão e já está classificado para a Libertadores de 2013. Portanto, o grande desafio do Corinthians até o final do ano, deve ser mesmo o Mundial de Clubes. Competição essa que terá a presença do Chelsea. Chelsea esse que, pelo menos hoje, não chega nem aos pés do Barcelona que despachou o Santos em 2011. O título mundial parece para o Timão, bem mais viável do que era para o Santos há um ano.

quarta-feira, julho 04, 2012

JOGO 31: VIVA O FUTEBOL ARTE!!! COM DIREITO A GOLEADA SOBRE A ITÁLIA, ESPANHA É BICAMPEÃ DA EUROCOPA

Por Danilo Silveira




Desfilando seus craques, abusando do direito de fazer gol e de jogar bonito, a Espanha ampliou seu histórico de conquistas no dia primeiro de julho de 2012. Com uma atuação quase perfeita, a Fúria aplicou 4 a 0 na seleção italiana e sagrou-se, pela segunda vez consecutiva, campeã da Eurocopa. Lembrando que entre as duas conquistas, nada mais, nada menos, que um título de Copa do Mundo. A Itália não jogou mal, especialmente na primeira etapa, quando conseguiu atacar, equilibrar as ações e dificultar a vida espanhola. Só que a abundância do talento espanhol faz a diferença. Quando o jogo está equilibrado E parece que a Espanha vai ter muitas dificuldades para vencer, é comum aparecer uma troca de passes genial, uma enfiada de bola fantástica, um lance magnífico, que se transforma naturalmente em gol.


Fúria abre 2 a 0 na primeira etapa

A partida começou bem movimentada. Com menos de sete minutos, Pirlo já tinha arriscado uma finalização que passou à esquerda e Sérgio Ramos já havia concluído em gol duas vezes: em uma cobrança de falta e em uma cabeçadas, ambas pára fora. Aos 9 minutos, veio o esboço do gol espanhol. Em uma bonita jogada, Xavi tabelou com Fábregas e bateu da meia lua: para fora. Dois minutos mais tarde, Xavi tocou para Iniesta, que deu uma enfiada de bola sensacional, encontrando Fábregas na ponta direita. E o camisa 10 espanhol também fez uma jogada sensacional, cruzando na cabeça de David Silva, que finalizou no canto direito de Buffon: indefensável! A valente e guerreira Itália não fazia uma partida ruim. Após o gol espanhol, a equipe comandada por Cesare Prandelli assustou em algumas cobranças de escanteio na área espanhola e Cassillas precisou trabalhar. Aos 19, o zagueiro Chiellini, improvisado na lateral esquerda, assim como na semifinal diante da Alemanha, sentiu uma contusão e precisou deixar o campo para a entrada de Balzaretti. Aos 28, Cassano recebeu pela esquerda da área, cortou o lateral Arbeloa e chutou rasteiro para defesa segura de Cassillas. A Itália conseguia chegar à frente, conseguia equilibrar a posse de bola, mas a Espanha mostrava-se muito segura defensivamente e muito qualificada na parte ofensiva, nessa partida, com destaque para Cesc Fábregas, que fez um grande primeiro tempo. E aos 40 minutos, apareceu o talento de Xavi, que deu uma enfiada genial para Jordi Alba, que infiltrou no sistema defensivo italiano, saiu na cara de Buffon e chutou para fazer 2 a 0. Considerando-se a Eurocopa de 2008, a Copa do Mundo de 2010 e a Eurocopa de 2012, a Espanha tinha, até antes do jogo contra a Itália, tomado apenas seis gols em 18 jogos, sendo que nenhum em confrontos de mata-mata. Números expressivos de um time fantástico, estatísticas impressionantes de uma equipe sensacional. Seria difícil acreditar que a Itália conseguiria fazer dois gols na segunda etapa para empatar o confronto.

Contusão de Thiago Motta deixa a Itália com um a menos

Para a segunda etapa, Cesare Prandelli lançou o atacante Di Natale na vaga de Cassano, que fez um bom primeiro tempo. Vale lembrar que o único gol sofrido pela Espanha nessa Eurocopa, foi marcado justamente por Di Natale, na estréia. E com menos de um minuto, o jogador da Udinese teve chance de diminuir, após receber cruzamento da esquerda de Abate, mas cabeceou por cima da meta. Mais clara ainda, foi a chance perdida pelo atacante aos 5 minutos. Dessa vez, ele recebeu na esquerda da área e chutou para boa defesa de Cassillas. Por sinal, que grande Eurocopa fez o goleiro espanhol! Com a difícil missão de fazer pelo menos dois gols em menos de 45 minutos, Cesare Prandelli poderia lançar no jogo o meia Diamanti, que entrou muito bem nas quartas de final e na semifinal, mas o comandante italiano preferiu colocar o volante Thiago Motta na vaga de Montolivo, aos 15 minutos. O que ele quis com essa substituição, realmente eu não sei, só sei que aconteceu tudo aquilo que o treinador não havia planejado. Apenas dois minutos após ter entrado, Thiago Motta se machucou sozinho e não teve condições para seguir no jogo. Com todas as três substituições já feitas, Prandelli viu seu time ficar com dez jogadores o restante do jogo. Pior que isso, viu seu time ser totalmente dominado pela Espanha. Desde a saída de Thiago Motta até o apito final, a Itália praticamente inexistiu no campo ofensivo. O jogo perdeu em emoção. Com dois gols de vantagem e o duelo amplamente dominado, a Espanha tocava a bola no campo ofensivo, demonstrando calma e qualidade, duas virtudes bem transparentes nesse time. Del Bosque foi mexendo aos poucos no time. Lançou Pedro na vaga de David Silva, Torres na vaga de Fábregas e Juan Mata na vaga de Iniesta. E a Espanha ainda fez o duelo virar goleada. Torres aproveitou um passe sensacional de Xavi e ampliou, se tornando um dos artilheiros da Euro, com três gols. 



Pouco antes do fim, Torres recebeu outra bola na frente e teve a chance de marcar mais um e se isolar na artilharia, mas ele não foi fominha e serviu Mata, que chutou para as redes e a Espanha fechou a Eurocopa com chave de ouro.

Literalmente ouro! O terceiro título da Espanha em cinco anos. Dezonove jogos, 32 gols marcados, apenas seis sofridos. Catorze vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Números que por si só não dizem nada, mas atrelados a essa geração espanhola e ao futebol apresentado por ela, dizem muita coisa.

Em cerca de um mês, tivemos jogos fantásticos, equipes fantásticos e jogadores fantásticos em solo ucraniano e polonês. Um grande evento, que ultrapassa o plano esportivo. Um evento que moveu o mundo, encantou muito amantes de futebol. Temos seleções mais qualificadas que outras, é claro, mas no geral, as equipes apresentaram-se muito bem, cada uma em seu estilo. Muitos jogos bons, muita emoção e muito futebol de qualidade. Difícil encontrar "peladas", jogos feios e desinteressantes nessa edição da Eurocopa! Difícil dizer que a Eurcopa terminou. Mas, certamente, ficará eternizada na memória daqueles que a assistiram. Segue abaixo a seleção da Euro 2012:

Goleiro - Cassillas (Espanha)
Lateral direito - Arbeloa (Espanha)
Zagueiros - Sérgio Ramos (Espanha) e Pepe (Portugal)
Lateral esquerdo - Jordi Alba (Espanha)
Volantes - Pirlo (Itália) e Khedira (Alemanha)
Meias - Iniesta (Espanha) e Xavi (Espanha)
Atacantes - Cassano (Itália) e Cristiano Ronaldo (Portugal)