segunda-feira, outubro 22, 2012

UM TÉCNICO DIFERENCIADO, UM GRANDE CRAQUE E UM TIME FANTÁSTICO

Por Danilo Silveira



E de técnicos como o Cuca que o Brasil precisa. E de jogadores como Ronaldinho Gaúcho que o Brasil precisa. E é de times como esse Atlético/MG que nosso país necessita.

Trata-se de dois profissionais diferenciados em suas atividades, que contribuem para que o Atlético/MG de 2012 seja um time diferenciado. Um time que joga um futebol incrível, vistoso, belo e admirável. Ontem, diante do Fluminense, o Galo deu uma verdadeira aula de futebol, um verdadeiro show. Talvez, a única ressalva a fazer seja nas finalizações, quesito onde o time mineiro não foi tão eficiente. Sorte do Fluminense. Se a equipe de Cuca estivesse com a pontaria melhor calibrada, os 3 a 2 poderiam ter se tornado uns 5, 6 ou 7 a 2.

Cuca disse após o jogo que os anos vão se passar e esse jogo vai continuar sendo lembrado. E realmente tem que ser. Não me lembro de ter visto em solo nacional, em jogos decisivos como esse, um time ser tão superior em relação ao outro. O placar apontou 3 x 2 para o Galo, em finalizações, foram 27 do time mineiro contra 4 do Fluminense. Dessas 27, 3 entraram no gol, três carimbaram na trave e algumas outras pararam em Diego Cavalieri, o melhor jogador do Fluminense em campo.

O gol da vitória veio somente aos 47 do segundo tempo, para coroar uma atuação fantástica. Se não viesse e o jogo terminasse 2 x 2, a aula futebolística estaria dada do mesmo jeito. O título da competição pode vir para o Atlético/MG ou não, mas esse time já está eternizado na memória de cada atleticano como um time especial. Pode-se ter elencos melhores no Brasil em termos de jogadores, mas não se tem um time que joga o futebol que o Atlético/MG joga. Nem perto disso!

Já chegou (na verdade já passou) da hora de Cuca assumir de uma vez por todas a Seleção Brasileira, assim como já passou da hora de Ronaldinho Gaúcho voltar a vestir a amarelinha. Os dois juntos, têm muito a oferecer para o futebol do nosso país.

Ontem, foi o dia do país se curvar ao Cuca, ao Ronaldinho e ao Atlético/MG. Se o jogo de ontem fosse um filme, poderíamos dizer que o diretor fez um final emocionante, fantástico e sensacional.

ROONEY MARCA UM GOL CONTRA, DOIS A FAVOR E UNITED VENCE STOKE

Por Danilo Silveira


Em um jogo de seis gols, o Manchester United bateu o Stoke City em Old Trafford. Wayne Rooney balançou as redes três vezes, sendo uma contra e duas a favor da sua equipe. Como o Chelsea também venceu na rodada, a diferença segue de 4 pontos do vice líder United para os Blues, que estão na liderança. Curiosamente, a próxima rodada acusa em duelo entre as duas equipes.

Rooney marca contra, mas ajuda United a virar ainda na primeira etapa.

Com dez minutos de jogo, o Manchester tomou um susto. Falta cobrada da ponta direita de ataque do Stoke, Rooney tentou afastar o perigo da área, mas acabou jogando para o fundo das próprias redes. E o gol fez muito bem ao Stoke, que parecia mais perto de ampliar o marcador do que de tomar o empate. De Gea trabalhou três vezes para evitar mais um gol da equipe visitante. Primeiro, ele evitou que um chute cruzado da ponta direita entrasse, depois, pegou uma cabeçada de Peter Crouch. E, aos 23 minutos, após bela trama, Walters chutou e o goleiro novamente trabalhou bem. Aos 26, Van Persie, que mostrou uma excelente movimentação no jogo, apareceu pela esquerda e cruzou na medida para Rooney cabecear, dessa vez para o lado certo, e empatar o jogo, se redimindo do erro que cometera pouco antes. E daí até o fim do primeiro tempo, foi a equipe da casa que chegou com mais perigo. Aos 39, Welbeck apareceu pela ponta esquerda, finalizou com estilo, encobrindo o goleiro Begovic, mas a bola tocou no travessão e não entrou. Aos 43, Rooney recebeu pelo meio, abriu na direita para Valencia, que cruzou para Van Persie, que virou a partida, levando o Manchester em vantagem para o intervalo.

Jogando bem, Manchester consolida vitória.

A equipe de Alex Ferguson voltou bem para o segundo tempo e ampliou logo no primeiro minuto. Rooney cruzou da direita e Welbeck apareceu na área para cabecear: 3 a 1. Senhor do jogo, dono das ações, o United via a partida controlada, com o Stoke não demonstrando poder de reação. Mas, o duelo ainda ganharia emoções. Aos 14, Kightly arrancou no meio-campo, passou por Ferdinand e Carrick e chutou no canto esquerdo de De Gea, que viu a bola tocar na trave esquerda antes de entrar: 3 x 2. Aos 19, Rooney foi oportunista e marcou o quarto gol da sua equipe. Após escanteio cobrado da direita e um bate rebate na área, ele chutou para as redes do Stoke. Daí para o fim do jogo, os dois técnicos mexeram em suas equipes, mas nada mudou muito o panorama do jogo. O Stoke continuou sem conseguir assustar muito e o United seguiu com a partida controlada. No Stoke, o técnico Tony Pulis colocou Ethetrington, Owen e Palacios, nas vagas de Walters, Kightly e Whitehead, enquanto no United, Ferguson lançou Anderson, Nani e Chicharito, nas vagas de Scholes, Valencia e Welbeck.

domingo, outubro 14, 2012

GOLEIROS SE DESTACAM E FLAMENGO E CRUZEIRO EMPATAM NO ENGENHÃO

Por Danilo Silveira



Neste sábado chuvoso no Rio de Janeiro, Flamengo e Cruzeiro fizeram um duelo corrido, movimentado, com os dois goleiros se destacando e ajudando suas equipes a não saírem derrotadas do Engenhão. O empate em 1 a 1 acabou refletindo fielmente o que aconteceu dentro das quatro linhas durante 90 minutos.

Fla começa melhor, mas cede empate e cai de produção

Mesmo que distante, o fantasma do rebaixamento ainda assombra a Gávea. Buscando três pontos para melhorar sua condição na tabela, o Flamengo começou o jogo pressionando a equipe comandada por Celso Roth. A primeira chance destacável aconteceu em uma cabeçada de Renato Santos após escanteio cobrado da direita, mas a bola não teve o endereço do gol. Mas, as redes cruzeirenses não demoraram a ser estufadas. Aos 10 minutos, Ramon cruzou da esquerda, Vágner Love ajeitou meio sem jeito com o braço, o árbitro nada assinalou e Liédson completou para as redes: 1 a 0 para o Rubro-Negro com um gol irregular. Os donos da casa faziam uma boa partida, dominando um Cruzeiro que não se encontrava em campo. Mas, aos 18 minutos, veio o fato que transformou a partida. Contra ataque cruzeirense, Martinuccio recebeu na esquerda e cruzou para Everton, que por conta de uma falha defensiva grotesca do Flamengo, estava livre para cabecear e empatar. O gol fez muito bem para os mineiros e mal aos cariocas, que caíram de rendimento no jogo. Aos 31, a virada poderia ter acontecido, mas Felipe apareceu para salvar duas vezes chutes do argentino Montillo, de frente para o gol. Aos 38, novo contra ataque cruzeirense e após cruzamento da direita, Martinuccio cabeceou mal, perdendo a chance de colocar seu time em vantagem. Antes do término da primeira etapa, o Flamengo acabou perdendo Léo Moura, que saiu contundido para a entrada de Adryan.

Equipes criam chances, mas placar segue inalterado até o fim

E a substituição forçada de Dorival Júnior acabou melhorando o Flamengo. Adryan pela esquerda e Welington Silva pela direita eram boas opções de ataque para o time carioca. Aos 2 minutos, Adryan ajeitou para Ramon, que bateu de fora, mas sem o endereço do gol. Aos 8, Celso Roth mexeu pela primeira vez, tirando o sumido Willian Magrão e promovendo a entrada de Charles. Os minutos foram se passando e o jogo foi ficando corrido, aberto, com boas chances de gol. Aos 17, novamente um contra ataque cruzeirense levou perigo. Anselmo Ramon ganhou de Renato Santos no meio, abriu na direita para Montillo, que bateu de primeira e novamente parou no goleiro Felipe. A resposta rubro negra veio de forma instantânea. Cléber Santana deu bela enfiada de bola para Vágner Love na ponta esquerda da área, mas o atacante bateu rasteiro, cruzado e fraco, para boa defesa de Fábio. Aos 20, o árbitro deixou de assinalar uma infração para o Flamengo. Bola na área do Cruzeiro e Ceará atrasou de letra para Fábio, que utilizou as mãos, quando não poderia. Os dois técnicos continuaram com suas mexidas, procurando armas para vencer o jogo. Dorival lançou Luiz Antônio e Wellington Bruno, nas vagas de Aírton e Íbson, enquanto Celso Roth colocou Diego Renan na vaga de Everton. E o Flamengo balançou as redes novamente aos 38, mas o árbitro anulou o gol de forma equivocada. Escanteio cobrado da esquerda, após o desvio, Liédson, em posição legal, empurrou para as redes, mas o impedimento foi assinalado. Vamos fazer de conta que o árbitro compensou o gol irregular do Flamengo que tinha sido validado na primeira etapa. E os minutos finais do jogo foram de pressão do Flamengo. O lance que levou mais perigo ocorreu aos 47, quando Wellington Bruno tabelou com Liédson e chutou forte de longe, para boa defesa de Fábio.

Com o empate, o Cruzeiro encontra-se em uma posição confortável na tabela em termos de rebaixamento e com pouquíssimas chances de chegar à Libertadores. Já o Flamengo, segue com o alerta ligado, mas com uma boa margem da temida zona do rebaixamento.

segunda-feira, outubro 08, 2012

BARCELONA (MESSI) 2 X 2 (CRISTIANO RONALDO) REAL MADRID

Por Danilo Silveira

Barcelona e Real Madrid fizeram um clássico movimentado no Camp Nou, neste domingo. E após o apito final, concretizou-se um empate em 2 x 2, com dois gols de Messi para os catalães e dois gols de Cristiano Ronaldo para o time merengue.


Cristiano Ronaldo e Messi marcam

A partida começou equilibrada, com o Barcelona tendo dificuldades para implementar o seu estilo de jogo de posse de bola. Aos 18 minutos, o Real assustou, quando Sérgio Ramos apareceu para cabecear após escanteio da direita e a bola passou perto, à esquerda do goleiro Valdés. O Barcelona respondeu dois minutos mais tarde, quando Iniesta bateu de fora, por cima do gol. E aos 22, veio o gol do Real. Benzema serviu Cristiano Ronaldo na ponta esquerda e o português chutou forte para abrir o marcador. E a equipe comandada por José Mourinho quase ampliou logo em seguida, aos 22, quando Benzema recebeu na área e carimbou a trave esquerda de Valdés. Aos 27, Tito Vilanova precisou mexer na equipe, sacando Daniel Alves, machucado, e lançando Montoya. Messi, que não se destacava na partida, foi decisivo aos 30 minutos. Pedro cruzou da direita e após um bate rebate na área, o argentino chutou para empatar a partida. A primeira etapa não teve mais grandes chances de gol e foi empatada para o intervalo.

Messi vira o jogo com golaço de falta, mas Cristiano Ronaldo empata.

Na segunda etapa, o Barça conseguiu jogar melhor, desenvolvendo com mais facilidade o seu estilo de jogo.  O gol da virada saiu aos 15 minutos, em uma cobrança magnífica de falta de Messi. Logo depois, Mourinho lançou Higuaín na vaga de Benzema e Vilanova colocou Sánches na vaga de Fábregas. E aos 20, Ozil deu bela enfiada de bola, deixando Cristiano Ronaldo livre, na cara do gol e o português chutou no canto esquerdo para empatar novamente a partida. Mourinho ainda colocou Kaká e Essein no jogo, sacando Ozil e Di Maria. Nos minutos finais do jogo, as melhores chances foram criadas pelo Barcelona. Aos 42, uma belíssima troca de passes da equipe da casa terminou com um belo chute de Montoya, de média distância, que acabou tocando o travessão de Cassillas. Aos 47, Pedro chutou perigosamente, à direita de Cassillas. Assim, o clássico terminou empatado, com dois gols de Cristiano Ronaldo e dois gols de Messi.


quarta-feira, outubro 03, 2012

COM TRANQUILIDADE, BARCELONA DERROTA O BENFICA NO ESTÁDIO DA LUZ

Por Danilo Silveira



Jogando um bom, eficiente e bonito futebol, o Barcelona foi até Lisboa e venceu o Benfica por 2 a 0, no estádio da Luz. Com o resultado, a equipe comandada por Tito Vila Nova segue 100% na Liga dos Campeões, com duas vitórias em dois jogos. Messi não marcou, mas não deixou de ser decisivo, dando as duas assistências para os gols.

Sánches coloca o barça em vantagem

Logo com dois minutos de jogo, o Benfica assustou com um chute de fora do brasileiro Bruno César, defendido com certa dificuldade pelo goleiro Valdés. A resposta do Barça veio aos 5 minutos, quando Messi tabelou com Alba pela esquerda e cruzou para Sánches, que se antecipou ao seu marcador e desviou para abrir o marcador. O Benfica tentava impedir que o Barça implementasse seu estilo de jogo, marcando forte e até conseguia equilibrar as ações. Aos 10, Lima recebeu na área e teve boa chance de empatar, mas Valdés novamente apareceu para impedir o gol. Aos poucos, o Barça tornava-se senhor do jogo, passando a dominar as ações dentro das 4 linhas. Messi quase ampliou aos 21, em chute rasteiro no canto esquerdo, mas o goleiro brasileiro Artur apareceu bem. Pouco depois, Sánches recebeu lançamento do campo defensivo, invadiu a área, mas acabou batendo por cima. Os minutos se passavam e o Barcelona tinha amplo domínio do jogo. Bem marcado, Messi tinha dificuldades de realizar suas arrancadas e jogadas geniais. Aos 38, o Barcelona deveria ter ficado com um jogador a menos. Pedro deu uma entrada para cartão amarelo em um adversário e como já havia recebido o amarelo por uma simulação minutos antes, deveria ter sido expulso. Mas, o árbitro não mandou o atacante para o chuveiro mais cedo.

Bem coletivamente, Barça amplia e vence

Veio a segunda etapa e Jorge Jesus, técnico do Benfica, lançou Carlos Martins na vaga de Bruno César. E logo com um minuto, o Barcelona quase ampliou, mas Sánches bateu para fora, ao receber livre na ponta esquerda. E aos 10 minutos, o melhor jogador do mundo serviu novamente de garçom. Messi, em meio a quatro jogadores do Benfica, conseguiu achar Fábregas livre na ponta esquerda e o espanhol bateu firme, no canto direito de Artur, para ampliar o marcador. Até o fim do jogo, Jorge Jesus mexeu mais duas vezes na equipe portuguesa, lançando Aimar e Nolito, sacando Enzo Pérez, Gaitán. Mas, o fato é que o Barcelona engoliu o Benfica na segunda etapa, em pleno estádio da Luz. Envolvente e rápida, a equipe de Tito Vila Nova praticamente não deixava que o Benfica tocasse na bola, mantendo a posse da redonda na casa dos 70% e terminando o jogo com 74% nesse quesito, contra 26% do adversário. E o show de bola do barça teve uma cena triste. Aos 31, Puyol pulou para tentar alcançar a bola com a cabeça e acabou caindo de mau jeito, com o braço fora do lugar. Rapidamente ele foi atendido e retirado de campo. Força para a recuperação do guerreiro da zaga do Barça! Antes do apito final, o barça também perdeu Busquets, expulso por uma agressão em um adversário. Os minutos se passaram e o Benfica não conseguiu esboçar nenhum tipo de reação relevante. O apito final veio para concretizar uma vitória tranqüila do melhor time do planeta.