quinta-feira, janeiro 31, 2013

BOTAFOGO 4 X 0 AUDAX - ANÁLISES DOS JOGADORES ALVINEGROS

Por Danilo Silveira


Jéfferson - Quando exigido, se saiu bem, exceto em uma saída errada do gol.

Gilberto - Tentou algumas investidas ao ataque, mas antes mesmo de se soltar em campo acabou se contundindo.

Jádson - Entrou na vaga de Gilberto e foi discreto. Não comprometeu, mas também não criou muito. Perdeu grande chance em belo passe de Seedorf.

Antônio Carlos - Quando exigido, mostrou segurança.

Bolívar - Não comprometeu na defesa e ainda apareceu no ataque para marcar um gol.

Márcio Azevedo - Rendeu abaixo do que o time rendeu. Mostrou dificuldades na parte defensiva e não conseguiu ir bem no ataque.

Marcelo Mattos - Foi muito bem, dando bastante consistência ao meio-campo com seu bom posicionamento.

Fellype Gabriel - Incansável em campo. Ajudou na marcação sob pressão, participou bastante das jogadas ofensivas do time e ainda fez um gol.

Lodeiro - O melhor em campo junto com Vitinho. Participou incansavelmente do jogo, fez um golaço e deu uma assistência para Fellype Gabriel.

Andrezinho - Não rendeu tanto quanto Fellype Gabriel e Lodeiro, mas fez uma boa partida.

Vitinho - Belíssima atuação do garoto alvinegro, o melhor em campo ao lado de Lodeiro. Incisivo, vertical e habilidoso, deu muito trabalho ao sistema defensivo do Audax. Deu o passe para o gol de Lodeiro, o primeiro do jogo e fez bela jogada que culminou no terceiro gol.

Seedorf - Entrou na vaga de Vitinho quando o jogo já estava 4 x 0. Foi a cereja do bolo. Um autêntico craque. Deixou Jádson an cara do gol em uma jogada e quase anotou um golaço em outra, onde seu chute passou perto, à direita do gol.

Bruno Mendes - Não foi brilhante, errou algumas jogadas, mas foi importante na parte tática, prendendo à marcação na frente e se movimentando bastante. Deixou sua marca, anotando o terceiro gol alvinegro.

Oswaldo de Oliveira - Pode ser muito criticado pela torcida, mas é de suma importância para o Botafogo. Seu time, escalado ofensivamente, com 5 homens de frente, adotou uma proposta de jogo muito interessante, jogando um bom futebol em Moça Bonita.

Audax - Sucumbiu à boa atuação da equipe alvinegra. Deixou muitos buracos na parte defensiva e foi sufocado pela equipe de Oswaldo de Oliveira. Teve como principal jogador o camisa 10, Nélio.

segunda-feira, janeiro 28, 2013

FLAMENGO 1 X 0 VOLTA REDONDA - ANÁLISES DOS JOGADORES RUBRO-NEGROS.

Por Danilo Silveira



Felipe - Pouco foi exigido. Fez uma boa defesa na primeira etapa e em outros lances contou com a sorte da pontaria dos jogadores do Voltaço não estarem das melhores.

Léo Moura - Talvez nunca mais vejamos aquele Léo Moura veloz, rápido e decisivo de anos atrás. Mas, o jogador ainda pode ser útil ao time. Hoje, fez uma boa partida, aparecendo bem no ataque.

González - Não "brinca em serviço". Gosta muito de dar chutões, até mesmo quando não se faz necessário. Tem demonstrado segurança e é muito importante para a zaga rubro-negra.

Renato Santos - Parece ser daquele tipo de zagueiro discreto, que não aparece fazendo grandes jogadas, mas demonstra segurança e não costuma comprometer. Assim resume-se sua atuação.

João Paulo - Não precisou ser brilhante para apresentar-se melhor do que Ramon apresentou-se em 2012 com a camisa do Flamengo. Quase abriu o placar em uma boa cobrança de falta defendida pelo goleiro adversário.

Cáceres - Demonstra ter potencial para ajudar muito o Flamengo no ano. Parece que ainda está fora da forma ideal, foi lento na marcação em alguns momentos e no ataque pouco acrescentou.

Íbson - Demonstrou bastante vontade, correu por várias áreas do campo, foi muito participativo, mas demonstrou deficiência no quesito passe.

Cléber Santana - Entrou na vaga de Íbson e foi discreto em campo.

Elias - Não fez uma estreia brilhante, mas não foi mal. Foi bem participativo no meio campo e em sua melhor jogada deu uma bela enfiada de bola para Rafinha, que perdeu o gol.

Renato - Entrou na vaga de Elias nos minutos finais e pouco participou do jogo.

Nixon - O pior do Flamengo em campo. Errou demais, mostrou muitas limitações, inclusive perdendo uma excelente chance de gol.

Thomás - Entrou na vaga de Nixon e foi melhor que seu companheiro. Jogando pela ponta esquerda, deu trabalho ao sistema defensivo adversário, imprimindo velocidade às jogadas de ataque.

Rafinha - Foi o melhor jogador do time na primeira etapa, sendo bastante incisivo. Na segunda etapa, caiu muito de rendimento, errando jogadas em sequência.

Hernane - Oscilou demais dentro do jogo. Perdeu duas ótimas chances de gol e se afobou em algumas jogadas. Por outro lado, teve horas em que mostrou habilidade para jogar saindo da área e teve oportunismo para marcar o gol da vitória no apagar das luzes.

Dorival Júnior - Percebe-se melhoras do Flamengo do fim de 2012 para o começo de 2013, principalmente na velocidade de jogo imposta, com dois pontas e um centroavante. Apesar disso, está muito longe do ideal e ainda acredito que o treinador do Flamengo esteja bem ameaçado no cargo.

Volta Redonda - Deu trabalho ao Flamengo. Se defendeu mais do que atacou, mas levou bastante perigo em investidas na parte ofensiva. O grande problema da equipe de Alfredo Sampaio foram as finalizações mal executadas.

quinta-feira, janeiro 24, 2013

GRÊMIO FAZ ÓTIMO SEGUNDO TEMPO, CRIA BASTANTE, MAS SAI DERROTADO DA ALTITUDE DE QUITO

Por Danilo Silveira

Apesar de jogar melhor do que a LDU, o Grêmio saiu derrotado de altitude de Quito, por 1 x 0, no jogo de ida da Pré-Libertadores. No jogo que marcou a estreia do atacante chileno Eduardo Vargas, o Tricolor Gaúcho carimbou duas vezes o travessão do time equatoriano, criou boas oportunidades, jogou muito bem na segunda etapa, mas não conseguiu balançar as redes.


Grêmio marca forte e jogo tem poucas chances de gol.

A partida começou com o Grêmio mais recuado e a LDU tomando a iniciativa do jogo. Os minutos se passavam, as chances de gols eram escassas e a equipe gaúcha conseguia, com uma forte marcação, impedir que a LDU causasse maiores perigos ao gol defendido pelo experiente goleiro Dida. Na parte ofensiva, o Grêmio contava com dois centroavantes, Willian José e Marcelo Moreno, que apareceram pouco no jogo. O melhor jogador da equipe do técnico vanderlei Luxemburgo foi o meio-campista Elano, que foi bastante participativo durante os primeiros 45 minutos.

Grêmio carimba duas vezes o travessão, mas LDU que abre o marcador.

Veio a segunda etapa e Luxemburgo promoveu a estreia do atacante eduardo Vargas, que substituiu Willian José. E o chileno mostrou velocidade, participando bem do jogo. E o Grêmio foi bem melhor na segunda etapa. O goleiro Domínguez trabalhou duas vezes em dois chutes de fora da área, um de Pará, outro de Souza. E foi em outra oportunidade de Souza que o Grêmio chegou ainda mais perto de abrir o placar. Falta cobrada da ponta direita e o volante gremista desviou, acertando o travessão. Aos 29 minutos, Dida machucou o ombro e precisou ser substituído por Marcelo Grohe, que com pouco tempo em campo precisou trabalhar. Aos 30, um chute muito forte da ponta direita e o goleiro gremista conseguiu tocar na bola, que depois bateu no travessão e continuou viva dentro da área, até que novamente o goleiro gremista apareceu para salvar uma cabeçada, mas a redonda relutou em continuar viva na área gremista até que Feraud chutou e Grohe nada pôde fazer: 1 x 0 para os equatorianos. O Grêmio continuou bem na partida e teve duas boas chances de empatar, uma com Marcelo Moreno, que recebeu cruzamento da ponta esquerda, mas acabou cabeceando para fora e outra em um chute de fora da área de Fernando, que explodiu no travessão.

Resumindo, o Grêmio traz de Quito uma boa atuação e um placar negativo de 1 x 0. A partida de volta será semana que vem, na nova Arena do Grêmio, que deverá estar cheia, com o fanático torcedor gremista apoiando a equipe. Vale lembrar que vale o gol fora de casa, portanto, caso a LDU faça um gol em Porto Alegre, o Grêmio terá que vencer por 2 gols de diferença para avnçar.

quarta-feira, janeiro 23, 2013

FLA PRODUZ POUCO E EMPATA COM O MADUREIRA

Por Danilo Silveira

O Flamengo produziu pouco, mostrou um futebol de baixo nível e não conseguiu vencer o Madureira, em Cosnelheiro Galvão, na tarde desta quarta-feira. Carlos Eduardo pode acertar amanhã, João Paulo, Elias e Gabriel ainda não estrearam e ainda há rumores de que um atacante será anunciado. Provavelmente, essa última frase é o que deixa os torcedores esperançosos de ver um futuro melhor para o rubro-negro. Sinceramente, prevejo um primeiro semestre bem ruim para o time.

Flamengo demonstra alguma organização tática.

Com apenas duas modificações em relação ao time que venceu o Quissamã na estreia do Cariocão, o Flamengo passou longe de fazer uma boa atuação e tropeçou diante do Madureira, jogando em Conselheiro Galvão. Felipe Dias entrou na vaga do suspenso Ramon e González atuou no lugar de Frauches. O time até começou jogando direitinho, com Nixon aberto pela esquerda, Rafinha pela direita e Hernane centralizado. No meio-campo, Rodolfo era auxiliado na criação pelos dois volantes, Íbson e Cáceres. Em uma das raras chances de gol, Nixon apareceu na área, recebeu cruzamento da ponta direita de Rafinha e finalizou para fora. Por sinal, Rafinha fez uma boa partida, quase sempre aberto pela ponta direita. O Madureira, por sua vez, conseguiu algumas chegadas ao campo ofensivo na primeira etapa, mas pouco conseguiu ameaçar o gol do goleiro Felipe. O tempo foi passando e parecia que não teríamos gol na primeira etapa. Mas foi aí que a equipe do Flamengo chegou ao gol. Rodolfo deu um belo passe para Íbson, que apareceu na área adversária para chutar e abrir o marcador.

Erros, mais erros e empate do Madureira.

Veio a segunda etapa e logo aos três minutos Dorival Júnior lançou Adryan na vaga de Nixon. O fato é que o Flamengo não mais encontrou uma organização tática dentro de campo. O Madureira chegou ao empate em pênalti cometido por Felipe Dias em Derlei e convertido por Rodrigo. Os problemas de 2012 começaram a se repetir no Flamengo e o que se via em campo era um time mal arrumado, com jogadores apresentando dificuldades na parte técnica. Renato entrou na vaga de Felipe Dias e conseguiu dar alguma qualidade no passe, mas não o suficiente para o time conseguir criar chances claras de gol. Adryan errava quase tudo que tentava e o time não criava quase nada. Para piorar a situação, o Madureira passou a explorar a velocidade e encontrar buracos pelo meio-campo e por entre a defesa rubro-negra. O Tricolor Suburbano quase chegou à virada em chute de Derley, mas Felipe apareceu bem para defender. Os problemas de 2012 do Flamengo se evidenciaram ainda mais quando Dorival Junior, com o time empatando a partida, resolveu lançar Luiz Antônio, sacando Rodolfo. Lá estava o treinador rubro-negro optando pela entrada de mais um volante em detrimento a um meia (como gosta de volante o treinador rubro-negro!). Fim de papo em Conselheiro Galvão.

quarta-feira, janeiro 16, 2013

SÃO PAULO SUPERA CAMPO ENCHARCADO, VIRA SOBRE O SANTA CRUZ E AVANÇA NA COPINHA

Por Danilo Silveira

O que vi de melhor até aqui na Copa São Paulo de futebol Júnior foi a equipe do São Paulo, comandada por Sérgio Baresi. Com uma proposta de jogo interessante e mostrando talento individual, o Tricolor Paulista venceu nesta quarta-feira o primeiro confronto mata-mata, diante do Santa Cruz. Depois de estar perdendo por 1 x 0, a equipe paulista conseguiu a virada diante de um gramado cheio de poças, por conta da chuva, totalmente fora das condições ideais para a disputa de um jogo de
futebol.

Santa Cruz larga na frente diante do São Paulo.

A partida começou com o Santa Cruz tentando marcar avançado, sem se encolher diante do Tricolor Paulista, que demonstrava paciência e tranquilidade para manter a posse de bola, buscando as melhortes opções para atacar. A primeira chance de destaque aconteceu para o Santa Cruz, em chute de fora da área de Everton Bala, que desviou em um jogador são paulino e saiu para escanteio. Os destaques na equipe paulista eram o lateral-direito Lucas Farias e o volante Rodrigo Caio, ambos demonstrando saber tratar bem a bola, com muita qualidade no passe. Aos 24, Lucas Farias foi ao fundo, cruzou rasteiro para o atacante Adelino, que acabou finalizando mal, à esquerda do goleiro Watson. No minuto seguinte, Lucas Farias apareceu novamente pela direita e cruzou na medida para Tiago, que se antecipou aos jogadores do Santa, mas acabou chutando à esquerda do gol. Aliás, o meio-campo do são Paulo funcionava bem, mas os atacantes Tiago e Adelino não faziam boa partida. E aos 31, a equipe paulista, superior em campo, acabou castigada. Wallacy cobrou escanteio da direita, o goleiro Felipe até tocou na bola, mas não evitou que ela entrasse, falhando feio e tomando um gol olímpico! Atrás no marcador, o São Paulo demonstrava qualidade e tinha tempo mais que suficiente para empatar e virar o placar. Porém, durante os minutos restantes da primeira etapa, o placar permaneceu inalterado e portanto, o Santa foi em vantagem para a segunda etapa.

Com gol "estranho", São paulo vira e avança.

Até então, a chuva que caía sobre o estádio, não trazia maiores prejuízos ao gramado. No entanto, na volta para o segundo tempo, as duas equipes se depararam com um gramado totalmente castigao, cheio de poças por todos os lados. Fato esse muito prejudicial para o São Paulo desenvolver seu estilo de jogo pelo chão. Aos 10 minutos, Lucas Farias recebeu a bola pela direita, após um bate rebate na área, mas acabou chutando mal, à esquerda do gol. Seis minutos mais tarde, o lateral são paulino, um dos melhores em campo, se redimiu ao dar uma bela assistência para Adelino, que chutou para vencer o goleiro Watson e empatar a partida. Um gol que dava certa tranquilidade ao São Paulo. O
Santa Cruz pouco assustava e o Tricolor Paulista tentava superar, além do time pernambucano, o péssimo estado do gramado para virar o jogo. Aos 25, o gol poderia ter saído quando adelino recebeu passe de Allan, pela esquerda da área, mas ele acabou chutando mal na saída do goleiro. E o gol do alívio e da vitória veio em um lance estranho. Falta cobrada na área, da ponta direita, Rodrigo Caio cabeceou, a bola subiu e o goleiro Watson saiu para dividir com Adelino; os dois foram ao chão e mesmo caído, o atacante são paulino chutou para o gol e Wilton correu para tentar cortar a bola antes que ela cruzasse a linha final e em um lance duvidoso, o árbitro assinalou o gol. Não vi falta de adelino no goleiro Watson, mas não sei ao certo se a bola entrou ou não (nem as câmeras que mostraram o replay me fizeram ter certeza no lance). O fato é que o Tricolor Paulista estava na frente no placar. O defensivismo impera na cabeça de muitos técnicos mundo afora e hoje Sérgio Baresi não demonstrou tendências lá muito ofensivas. Logo após o gol da virada, ele tirou o atacante Tiago para colocar o volante Eduardo. O São Paulo continuou dominando o jogo e não teve
maiores sustos até o apito final. Porém, a equipe perdeu o volante Allan (que fez boa partida) para o próximo confronto. De forma infantil, ele deu uma entrada forte em um adversário, nos acréscimos, sendo expulso do campo de jogo.

sábado, janeiro 12, 2013

WALTERS MARCA DOIS GOLS CONTRA, PERDE PÊNALTI E CHELSEA GOLEIA O STOKE CITY

Por Danilo Silveira

O fim de 2012 e começo de 2013 não foi nada bom para o Chelsea em termos de resultados. Os Blues foram eliminados da Liga dos Campeões no fim do ano passado e perderam o Mundial de Clubes para o Corinthians. Já em janeiro, a equipe perdeu em casa para o Queen Park Rangers pelo Campeonato Inglês e perdeu o jogo de ida da Copa da Liga Inglesa, para o Swansea, também em casa. Longe do título inglês, os Blues tentam pelo menos a classificação para a próxima Liga dos Campões e hoje, a equipe de Rafael Benítez deu um bom passo, aogolear o Stoke City, fora de casa, por 4 x 0. Curioso na partida foi que Walters, do Stoke City, marcou dois gols contra e ainda desperdiçou um pênalti.

Stoke começa melhor, mas Chelsea equilibra o jogo e chega ao gol

Mesmo demonstrando limitações técnicas, o Stoke City conseguiu pressionar o Chelsea no começo do jogo. Na melhor chance dos donos da casa, um chute a gol acabou interceptado por um jogador do Chelsea, mas a bola sobrou na ponta esquerda da área para o atacante Jones, que chutou na saída de Peter Cech, conseguiu fazer com que a redonda ultrapasse o goleiro, mas ela acabou não tomando o rumo do gol e saindo à direita da trave. E foi durante a segunda metade do primeiro tempo que o Chelsea conseguiu equilibrar as ações ofensivas e começou a criar chances de gol. Primeiro, após bela troca de passes, Lampard apareceu na cara do goleiro Begovic, que precisou utilizar o pé direito para defender o chute do capitão do time londrino. A segunda boa chance dos Blues aconteceu em chute de Demba Ba, também defendido pelo goleiro adversário. E quando parecia que o jogo iria zerado para o intervalo, Walters tratou de impedir que isso ocorresse. Após cruzamento da direita no campo ofensivo do Chelsea, ele errou ao tentar cortar de cabeça e acertou as próprias redes, marcando contra.

Walters marca mais um contra e ainda perde pênalti.

A segunda etapa começou parecida coma  primeira, com o Stoke exercendo uma pressão sobre o Chelsea. Aos 8 minutos, N´Zonzi arriscou de fora e obrigou Cech a fazer boa defesa. Pouco depois, o árbitro da partida, Andre Marriner, assinalou uma penalidade para o Stoke, mas acabou voltando atrás quando viu que a assistente havia assinalado, corretamente, o impedimento no lance. E aos 16 minutos, algo completamente inusitado aconteceu no Britannia Stadium. Escanteio cobrado da direita pelo Chelsea e Walters cabeceou novamente para as próprias redes. Sim, o jogador irlandês marcava ali seu segundo gol contra no jogo. Dois minutos mais tarde, Lampard marcou o terceiro gol para o Chelsea em cobrança de pênalti. Sem fazer um grande jogo, o Chelsea abria três gols de vantagem e a partir daí passou a ter tranquilidade no jogo. O Stoke não criava mais chances de gol e os Blues mantinham o jogo controlado. Hazard, de fora da área, marcou o quarto gol do Chelsea. Um jogo que, quando foi para o intervalo, parecia que teria um segundo tempo de fortes emoções, foi perdendo a graça aos poucos, com o elástico placar a favor dos visitantes. E antes do apito final, o árbitro assinalou, equivocadamente, uma penalidade para o Stoke. Walters foi para a bola para tentar marcar seu terceiro gol no jogo, o primeiro a favor. Mas, para completar um dia que provavelmente o irlandês vai querer esquecer, sua cobrança explodiu no travessão e foi para fora.

Não lembro de ter visto an história do futebol, no mesmo jogo, um atleta marcar dois gols contra e ainda perder um pênalti. Cabe uma pesquisa detalhada para tentarmos encontrar tal estatística. Incrível!

quinta-feira, janeiro 10, 2013

ARGENTINA CHEGA A JOGAR COM DOIS HOMENS A MAIS, MAS PERDE PARA O CHILE NA ESTREIA DO SUL-AMERICANO SUB-20

Na sua estreia no Sul-Americano Sub-20, a Argentina decepcionou diante do seu torcedor. Na cidade de Mendoza, os hermanos perderam para a Seleção Chilena, por 1 x 0, mesmo jogando mais de um tempo com um homem a mais a mais de 20 minutos com dois jogadores a mais.

Chile larga na frente.

A escalação da Argentina parecia bem interessante, com três meias, Iturbe, Lanzini e Alan Ruiz e dois atacantes, Centurion e Vietto. Na prática, a atuação não foi boa. O jogo começou com muitas chances de gol, para os dois lados. Pelo lado argentino, Lanzini teve duas finalizações de destaque. Primeiro aos cinco minutos, quando ele aproveitou uma bola que a defesa chilena não conseguiu afastar para longe e saiu na cara do goleiro Melo, mas acabou finalizando para fora. Aos 14, ele pegou uma sobra de bola aérea e chutou de fora da área, dessa vez na direção do gol, mas Melo apareceu no canto direito para fazer a primeira defesa difícil no jogo. Em meio a isso, o
Chile também assustava. Aos 11, em chute de fora de Cuevas, que subiu demais e aos 17, quando após cobrança de falta na área, houve um desvio de cabeça de um jogador chileno e Rubio apareceu no meio para finalizar, mas acabou mandando para fora. E foi aos 21 minutos, que o Chile chegou ao gol da vitória. Falta na ponta direita, bola alçada na área e Castillo apareceu para cabecear para o fundo das redes argentinas, sem chances para o goleiro. E o cenário que se viu em campo após o gol foi a Argentina tentando usar seu poder ofensivo e o Chile marcando forte. As chances de gol diminuíram. Ao longo do jogo, Iturbe tentou por algumas vezes chutes de longa distância, mas pouco assustou Melo. Aos 43 minutos, um lance capital para o andamento da partida. Fuentes cometeu falta perto da entrada da área, dando um carrinho em Alan Ruiz, e como já tinha amarelo, acabou recebendo o vermelho, deixando sua equipe com um a menos para a segunda etapa.

Argentina chega a jogar com dois a mais, mas acaba derrotada.

O técnico Mario Salas mexeu para a segunda etapa, lançando Martinez na vaga de Cuevas. A Argentina voltou com o mesmo time e enfrentou dificuldades diante da marcação chilna. Apesar de contar com cinco homens de frente e ter um jogador a mais, a equipe do técnico Marcelo Trobbiani pouco conseguia produzir e nos minutos iniciais da segunda etapa quem chegou perto do gol foram os chilenos. Aos seis, após cruzamento rasteiro da esquerda, Rubio apareceu an área para finalizar e obrigar o goleiro a salvar a Argentina. A resposta veio aos 15 com Iturbe, que invadiu a área pela ponta esquerda e chutou forte, mas completamente sem direção. Trobbiani resolveu mexer
aos 16, lançando mais um homem de frente: Melano foi para o jogo na vaga do lateral Romero. A substituição não fez a Argentina melhorar e Marcelo Trobbiani resolveu fazer mais duas mexidas quase em sequência. Primeiro, Cartabia na vaga de Centurion, depois Allione na vaga de Lanzini. Já Mario Salas, colocou Maturana na vaga de Rabello. Mesmo com um homem a menos, o Chile conseguia controlar o jogo. Está certo que a equipe criava poucas chances de gol, mas também evitava que os argentinos assustassem o goleiro Melo. Aos 26, as coisas ficaram ainda mais difíceis para o Chile, pelo menos na teoria. Bravo cometeu falta dura, recebeu o segundo amarelo e foi
expulso, deixando sua equipe com 9 homens, contra 11 da Argentina. Tinha a Argentina mais de 20 minutos, computando os acréscimos, para tentar virar o jogo contra um adversário arrumado, marcando bem, mas com 2 homens a menos. Mario salas lançou aos 28, Larenas na vaga do autor do gol, Castillo. O Chile continuou se defendendo bem, a Argentina se mostrava desorganizada, com dificuldades de trocar passes e achar a melhor maneira de entrar na vaga chilena. E antes do apito final, Melo apareceu duas vezes para salvar o Chile. Primeiro, ele defendeu um chute quase dentro da pequena área e depois ele pegou um chute de Alan Ruiz, no canto direito. E o goleiro ainda
achou espaço para dar uma belíssima assistência para Maturana, pegando a defesa argentina aberta e colocando o camisa 10 do seu time na cara do gol, mas Maturana acabou errando feio ao tentar enconbrir o goleiro. Chance perdida que acabou não fazendo falta. O Chile conseguiu superar um quinteto ofensivo da Argentina, a ausência de dois homens nos minutos finais e a torcida adversária. Tudo isso, contando, é claro, com ótima atuação do goleiro Melo, que fez três defesas de alto grau de dificuldade.

segunda-feira, janeiro 07, 2013

SÃO PAULO LEVA SUSTO, MAS DERROTA O GUAICURUS-MS E SEGUE 100% NA COPINHA

Por Danilo Silveira

O São Paulo tem um excelente time profissional de futebol. E pelo que parece, isso também se repete quando tratamos da categoria de base. Pelo menos é o que podemos falar diante do bom futebol apresentado nesta segunda-feira pelos meninos são-paulinos. Uma boa atuação e uma vitória consistente e convincente diante do Guaicurus-MS, adversário que mostrou muita fragilidade, mas assustou o Tricolor Paulista.

São Paulo toma gol cedo, mas vira o jogo antes do intervalo.

Não tenho estatísticas precisas sobre a posse de bola nos minutos inicais do jogo, mas acredito que foi algo em torno de 80% para o São Paulo. O time paulista trocava passes com tranquilidade, estudando a melhor forma de chegar ao ataque. O Guaicurus, por sua vez, tentava sair rápido em contra ataques. Mas, foi em uma jogada que começou em um tiro de meta curto que saiu o gol da equipe sul-mato-grossensse, o primeiro do jogo. O Guaicurus foi da ponta direita de defesa até a intermediária trocando passes até que Guilherme chutou de fora da área, no canto direito do goleiro Felipe Passoni para abrir o marcador. Aos 16 minutos, Sérgio Baresi precisou mexer na equipe do São Paulo por motivo de contusão. O lateral-esquerdo Henrique Miranda, com fortes dores após uma pancada com um adversário, antes mesmo do gol, precisou deixar o campo, dando lugar para Lucas Evangelista. Marcando com muito afinco, o Guaicurus tentava superar suas nítidas limitações na base da vontade. E conseguia. O São Paulo criou boas chances, como por exemplo em chute de Allan, pela ponta direita, meio sem ângulo, que não teve o rumo do gol e em chute de Adelino, que passou à esquerda do gol. As coisas quase pioraram ainda mais para o São Paulo aos 26, quando o Guaicurus quase ampliou, mas o goleiro Felipe Passoni fez boa defesa em chute da esuqerda da área. O tempo se passava e o São Paulo não conseguia chegar ao empate. Somente aos 37, o zagueiro Diego apareceu na área, completou chute cruzado da esquerda e deixou tudo igual. Seis minutos mais tarde, Rodrigo Caio apareceu no segundo pau, para completar escanteio cobrado da direita e virar o
jogo. E antes mesmo do apito final da primeira etapa, o Tricolor Paulista chegou ao terceiro gol. Adelino recebeu pela direita da área, o goleiro saiu, um marcador chegou cortando para o meio e a bola chegou até Allan, que foi inteligente para fazer um corta luz, deixando a bola para Tiago, que chutou para o gol vazio: 3 x 1. Apesar do susto, o São paulo estava indo para o intervalo com uma boa vantagem, construída nos minutos finais da primeira etapa.

Time paulista esbanja bom futebol na segunda etapa.

Não que o São Paulo tenha feito um primeiro tempo ruim, mas veio a segunda etapa e o futebol do Tricolor Paulista subiu muito de produção, com destaque para o meio-campo, com o volante Rodrigo Caio, (que já esteve entre os profissionais) um dos melhores em campo, e os armadores Fábio Lima e João Schimidh. Aos cinco, esse último arriscou de fora da área e por pouco não ampliou, mas a bola passou à esquerda do goleiro Valdisvan. Aos 13, Willian entrou na vaga de Malaquias na equipe sul-mato-grossensse. Pouco depois, aos 19, Sérgio Baresi mexeu duplamente, lançando Mirrai e Victor, nas vagas de Allan e Tiago. No minuto seguinte, Roberto Junior, de apenas 15 anos, entrou na vaga de Luis Henrique na Guaicurus-MS. Dono do jogo, o São Paulo esbanjava bom toque de bola e boa técnica. Aos 28, Fábio Lima recebeu na área, pela esquerda, e chutou cruzado para marcar o quarto gol são-paulino. A essa altura, só um milagre para fazer o Guaicurus chegar ao empate e isso realmente não aconteceu. Mas, a equipe sul-mato-grossensse conseguiu chegar ao segundo gol. E foi um golaço. Roberto Junior, o menino de quinze anos, cobrou uma falta com perfeição, que ainda
tocou no travessão antes de entrar: 4 x 2. E para fechar o placar, Fábio Lima aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou para as redes do Guaicurus, decretando 5 x 2 para o seu time, que mostrou mutio potencial.

Essa foi a segunda vitória do São Paulo na Copinha, em dois jogos disputados. Já o Guaicurus, chegou à segunda derrota em seu segundo jogo.

quarta-feira, janeiro 02, 2013

MESMO COM ERRO DA ARBITRAGEM A FAVOR, ARSENAL APENAS EMPATA COM SOUTHAMPTON

No seu primeiro jogo em 2013, o Arsenal não conseguiu dar sequência aos bons resultados dos últimos jogos de 2012. A equipe, que vinha de quatro vitórias seguidas na Premier League, conseguiu apenas um empate fora de casa, diante do Southampton, que ocupa as últimas posições da tabela.


Primeiro tempo equilibrado

No último duelo de 2012, os Guenners aplicaram 7 x 3 no Newcastle, em casa, jogando um bom futebol. E o que se viu na primeira aparição da equipe em 2013, foi algo completamente diferente. O Southampton se mostrou um adversário difícil durante os 90 minutos. Na primeira etapa, o duelo foi equilibrado, mas com poucas chances de gols. Os donos da casa abriram o placar aos 34 minutos em bobeira adversária. Bola mal recuada para Koscielny, a bola sobrou para a equipe do Southampton, mas logo Sagna apareceu para cortar, só que o lateral francês chutou mal, manteve a bola viva dentro da área e Gastón Ramírez apareceu para chutar e abrir o marcador. Os Guenners diminuíram o prejuízo da primeira etapa aos 40, quando após bola alçada na área, o brasileiro Guilherme do prado cortou mal e acabou marcando um gol contra.

Gastón Rasmírez marca, mas bandeirinha anula de maneira equivocada

Na segunda etapa, o jogo mudou de figura e os donos da casa passaram a dominar o Arsenal. Guilherme do Prado chutou de fora da área, acertando o canto dirteito de Szczesny, que pulou para fazer boa defesa, colocando para escanteio. Sinceramente, acho que a bola tocaria na trave e não entraria, o que não tira a dificuldade de defesa executada pelo goleiro polonês. O escanteio foi cobrado, a bola acabou pegando em Sagna e tomando o rumo do gol, mas Szczesny apareceu para defender no reflexo. Arsene Wenger começou a mexer na equipe aos 12, lançando Giroud na vaga de Podolski. O time não melhorou e em seguida o técnico francês lançou Gervinho, depois Ramsey, nas vagas de Chamberlain e Cazorla. Já Nigel Adkins, técnico do Southampton, lançou ao longo da segunda etapa Jay Rodriguez, Ward-Prowse e De Ridder, nas vagas de Lambert, Gastón Ramírez e Guilherme do Prado. Jogando melhor, a equipe da casa conseguiu chegar ao gol, mas o bandeirinha anulou de maneira equivocada. Gastón Ramírez recebeu por elevação, ganhou de Koscielny e chutou para as redes, mas o assistente viu posição irregular, de maneira errada. O Arsenal melhorou levemente nos minutos finais e assustou em chute de média distância de Arteta, que passou à esquerda do goleiro Artur Boruc. O Southampton quase desempatou a partida em boa jogada de Puncheon, que terminou com boa defesa de Szczesny.

Resumindo, o Arsenal não conseguiu jogar bem, foi dominado durante a segunda etapa e esteve mais perto da derrota que da vitória. Já o Southampton, não fez uma partida ruim e conseguiu um ponto que lhe garantiu fora da zona do rebaixamento.