domingo, setembro 22, 2013

ACREDITO QUE A SAÍDA DE MANO MENEZES É BENÉFICA PARA O FLAMENGO

Por Danilo Silveira


No primeiro jogo após a saída de Mano Menezes, o Flamengo não saiu do 0 x 0 com o Náutico, na Arena Pernambuco. Dos dez pontos que a equipe nordestina soma na competição, quatro foram em cima do Flamengo. É provável que o Rubro-Negro venha a ser o único time a não vencer o Timbu no Brasileirão. No turno, derrota por 1 x 0.

A saída de Mano Menezes me parece benéfica para o Flamengo. Não sei ao certo quanto ganhava, mas acredito que um salário altíssimo. E Mano não estava conseguindo ser um bom treinador, não estava fazendo um bom trabalho. Um começo promissor se transformou em um meio confuso e irregular, com um fim muito ruim. Dizem que falta talento ao time do Flamengo e quando comento essa frase, gosto de dividir em duas respostas. Falta talento para se fazer um time do nível do Atlético/MG, Corinthians e Cruzeiro, por exemplo. No entanto, há outras equipes na competição que estão melhores posicionadas na tabela que o Flamengo, jogam um futebol melhor e que não necessariamente possuem um elenco do porte do Galo ou do Cruzeiro. Será que o Atlético-PR tem tantos jogadores bons assim que o Flamengo gostaria de ter no elenco? Será que o Elias e o André Santos não poderiam ser titulares no Furacão? Será que as peças do Goiás são tão melhores que as do Flamengo? Será que o Luiz Antônio, o Hernane e o Carlos Eduardo não poderiam ser úteis ao elenco goiano? Indagações, apenas indagações!

Voltando ao jogo deste domingo, durante a primeira etapa o Flamengo foi bem. Criou boas oportunidades, dominou a maior parte do tempo, mas faltou o gol. No chute de André Santos, Gideão salvou em cima da linha e em boa jogada de Paulinho, o goleiro novamente trabalhou. Foi em um chute de Martinez que se deu a melhor chance do Náutico, que parou em Paulo Victor.

Veio a segunda etapa e o Timbu melhorou, conseguindo sair um pouco da pressão rubro-negra. Porém, foi nos minutos iniciais que o Fla teve uma das suas melhores oportunidades, em chute de Elias, defendido por Gideão no canto esquerdo. Jayme de Almeida, que dirige interinamente o Flamengo, na minha visão, mexeu mal, sacanado Carlos Eduardo, que fez um primeiro tempo médio, para promover a entrada de Gabriel, que foi mal. O time perdeu organização, velocidade e força ofensiva. O 0 x 0 persistia, o tempo parecia passar depressa para o Flamengo, que precisava muito somar três pontos para ver mais distante o fantasma do rebaixamento. Para o Náutico, o empate também era ruim, mas acredito que os próprios jogadores e dirigentes do clube sabem que evitar a disputa da Série B em 2014 é um milagre que tange o impossível.

Nos acréscimos, Marcelo Moreno apareceu na área completando escanteio da direita e teve seu cabeceio defendido por Gideão, mas no rebote, Elias teve muito, mas muito perto de fazer o gol salvador, quase em cima da linha, mas conseguiu bater por cima. Elias, justo ele, um dos melhores jogadores do time, entrando para a categoria do Inacreditável Futebol Clube. Depois desse lance, só mesmo duas palavras para o encerramento do texto: QUE FASE!

terça-feira, setembro 10, 2013

MINAS DE OURO

Por Danilo Silveira

O ano de 2013 está sendo espetacular para os dois gigantes do estado de Minas Gerias. Com um timaço e comandado por um grande treinador, o Atlético/MG conquistou o bi campeonato mineiro e conseguiu o inédito e tão sonhado título da Libertadores da América, demonstrando durante a competição diversas virtudes, como superação, raça e futebol bonito.

Já o Cruzeiro, conquistou o simbólico título do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Por si só, vale pouca coisa, mas o time vem jogando bem, se mostrado sólido e desponta como o grande favorito a levantar o caneco em dezembro.

A boa fase do futebol mineiro passa pela formação de grandes equipes. O Atlético Mineiro campeão da Libertadores foi montado desde 2011, quando Cuca assumiu o comando técnico. Já o time celeste, foi montado mais recentemente, no começo desse ano, por Marcelo Oliveira, que vem se firmando como um dos melhores técnicos desse país.

Claro que é muito cedo para prever isso, mais já me veio a cabeça o seguinte: Imagina um Atlético Mineiro x Cruzeiro em um mata-mata na Libertadores 2014?