quinta-feira, março 20, 2014

VAN PERSIE FAZ TRÊS E MANCHESTER UNITED ESTÁ VIVO NA LIGA DOS CAMPEÕES

Por Danilo Silveira

Se a atual edição da Champions League já estava empolgante, ela ganhou um atrativo a mais na última quarta-feira. O gigante Manchester United conseguiu sua vaguinha entre os oito melhores da Europa depois de vencer o Olympiakos por 3 x 0, revertendo assim a derrota por 2 x 0 no jogo de ida. E falar da vitória dos Red Devils passa diretamente pelo nome do holândes Van Persie, que marcou os três gols da partida.

O primeiro tempo foi eletrizante, teve de tudo um pouco. Dois gols de Van Persie, (um deles vindo após a marcação de um pênalti polêmico), um milagre de Gea (após defender uma difícil cabeçada ele teve capacidade de pegar um chute no rebote), a contusão de Valencia (após choque de cabeça com Leandro Salino, o equatoriano ficou com o olho inchado e mesmo assim prosseguiu no jogo), uma bela defesa de Roberto Jiménez (em cabeçada de Evra no canto esquerdo), uma cabeçada de Rooney no pé da trave direita (Roberto Jiménez ainda tocou na bola antes dela tocar a trav
e, mas não se i se seria gol caso o goleiro não tivesse intervido). Todos os fatos acima vieram somados a dois times que tiveram uma boa postura: O United chegava ao ataque sem desespero e o Olympiakos, mesmo com a vantagem do confronto, tentava explorar a velocidade em investidas ao campo ofensivo. Mas, tudo viria a ser diferente na segunda etapa...

Veio os derradeiros 45 minutos e Van Persie não demorou para ter nova aparição decisiva. Ele cobrou falta pegando o goleiro no contra pé e dando ao Manchester o gol que faltava para fazer a vitória ser suficiente para levar a equipe às quartas de final. Só que ainda tinha muito jogo pela frente. Infelizmente, o Manchester modificou sua postura, passou de um time que buscava o ataque a um time que mais se preocupava em defender que qualquer outra coisa. Valente, o time grego se lançou cada vez mais ao ataque, buscando o gol que lhe daria de volta o placar agregado positivo. Martelou, martelou, martelou, mas no fim das contas prevaleceu o bloqueio defensivo dos time inglês, que foi muito mais empolgante e corajoso na primeira etapa que na segunda.

Pela valentia e pela coragem, fica a tristeza pela eliminação do Olympiakos e fica a certeza que o Manchester United tem potencial e capacidade para enfrentar de igual para igual muitos gigantes do continente europeu. Que tenhámos nas quartas de final o Manchester do primeiro tempo: corajoso e ofensivo. ah, e com o talento de Giggs, que com todos os seus 40 anos ainda joga em alto nível.