quinta-feira, fevereiro 25, 2016

BARCELONA VENCE ARSENAL EM BELO JOGO DE FUTEBOL

Por Danilo Silveira

Arsenal e Barcelona fizeram na última terça-feira o que deles se esperam: um belo jogo de futebol. Foram agraciados com tal evento aqueles que estiveram presentes no estádio Emirates, assim como aqueles que, como este que vos escreve, assistiram na televisão.

Era o sistema defensivo dos Gunners dos mais consistentes dos últimos anos no clube, contra o melhor ataque do mundo na atualidade. Era a paciência do Barcelona para furar uma marcação que era executada de maneira espetacular contrastando com o poder do time londrino em contra atacar em velocidade de maneira constante no jogo. Era o chute de Chamberlain que The Stegen salvou sentado no chão contra o chute de Neymar que parou no gigante Peter Cech. Era um jogo de futebol...na mais pura essência.

E quando se fala em jogo de futebol se trabalha com sorte, azar, erros e acertos. Erro de Suárez ao desperdiçar uma cabeçada livre, de frente para o gol...acerto de Giroud, ao também de cabeça, fazer a bola rumar para as redes, mas acerto maior ainda de The Stegen, que fez essa mesma bola trilhar outro caminho frações de segundos antes da mesma cruzar a linha final.

 Azar do Arsenal em ver no seu adversário um trio MSN...N de Neymar, que puxou um contra-ataque ainda no canto de defesa, S de Suárez, com quem Neymar tabelou antes de arrancar pelo campo ofensivo em direção ao gol...M de Messi, o melhor jogador do mundo, que recebeu o passe de Neymar e teve a calma para dominar e estufar as redes londrinas. Sorte de quem assiste o futebol praticado por esse Barcelona.

Arsene Wenger, o fantástico treinador do Arsenal, disse antes do duelo algo parecido com “o Barcelona é perigoso mesmo quando está sendo dominado”. Pois é. O parágrafo acima descreve de forma breve o primeiro gol do jogo, que aconteceu pouco depois do relógio cruzar a marca dos 20 minutos do segundo tempo. O Arsenal parecia ter o controle territorial da jogada, parecia que retomaria a bola em questões de segundos...Mas no futebol, nem sempre o que parece que vai acontecer, acontece...O Barcelona foi fatal! O mesmo Barcelona que venceu Real Madrid, Bayern, Juventus...faltava o Arsenal. Não falta mais!


Ainda teve tempo para Messi cobrar um pênalti no canto contrário de Peter Cech, para fazer 2x0 e tornar a classificação do Arsenal ainda mais improvável. Se quis o destino que um desses dois times deixasse a competição nas oitavas-de-final, de forma tão precoce para o que ambos podem render, que para compensar ele nos agracie com mais um grande jogo de futebol na segunda metade do confronto, no Camp Nou. O futebol agradece.