quinta-feira, junho 23, 2016

EUROCOPA 2016: ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A PRIMEIRA FASE

Por Danilo Silveira

Confesso que não assisti a todos os 36 jogos da Eurocopa. Nem perto disso! Ainda assim, posso dizer que acompanhei bastante coisa. No total, foram 15 jogos assistidos integralmente, e dos outros 21, muitos acompanhei boa parte. Enfim, vamos aos comentários dessa primeira fase:

A seleção que mais me encantou foi a espanhola. Aliás, a que mais me encanta desde 2010. Talvez há seis anos atrás fosse ainda mais forte, pois tinha Xavi e Villa, ambos em excelente forma. Mas, mesmo sem os dois, que foram peças fundamentais na conquista da Copa do Mundo, aquela Espanha ainda vive. Ainda vive em seus conceitos, em beleza, magia e arte de praticar futebol. Vive e está vivíssima, buscando o terceiro título consecutivo de uma Eurocopa.  Sim! A Espanha é a atual bicampeã da competição.

Não há como não falar da Alemanha. A seleção comandada por Joachim Low parece seguir firme seu belo futebol, envolvente, que impõe a sua superioridade, com posse de bola e ocupação do campo ofensivo. Talvez seja, ao lado da Espanha, a grande favorita. Por sinal, Espanha e Alemanha, caso avencem às quartas, se enfrentam.

Cometi eu o crime de acompanhar poucos minutos a Bélgica em ação nessa Euro: os 45 minutos finais contra a Irlanda e alguns minutos da primeira etapa contra a Itália. Mas foi suficiente para ver que a Bélgica que encantou na Copa de 2014 segue viva, segue forte. Forte o suficiente para ser colocada como uma das seleções bem cotadas ao título.

Impossível não citar a Croácia. Com Modric e Rakitic no meio-campo, a seleção vem fazendo ótima Eurocopa. Teve duas grandes atuações nos dois primeiros jogos, vencendo a Turquia e deixando a vitória contra a República Tcheca escapar nos acréscimos. Na última rodada, veio então um resultado que eu, sinceramente, não esperava: vitória sobre a Espanha. Assisti o primeiro tempo do jogo praticamente todo (não acompanhei nada da segunda etapa) e mesmo achando a Espanha bem superior, gostei da postura da seleção croata, de tentar e conseguir causar desconforto ao sistema defensivo espanhol, que devido ao esquema de jogo implementado passa muitos jogos praticamente sem ser incomodado.

Assisti mais da metade do tempo em que a Inglaterra esteve atuando e, sinceramente, não diria que foi algo muito ruim. Mas, acho que com material à disposição, a equipe poderia render bem mais. O futebol apresentado parece pouco para ir longe. Quanto à Itália, assisti ao duelo contra a Suécia e um pedaço contra a Bélgica. Não curti muito não! Parece aquela velha história da Itália, que todo mundo dá como morta, mas que mesmo sem encantar consegue ir longe. Sinceramente, esse rótulo não me parece dos mais agradáveis.


Sabe aquela seleção com menor tradição que acaba surpreendendo? Pois é! Nessa Eurocopa trata-se da Hungria. Um time pra lá de consciente, detentor de um toque de bola mais bonito que muita seleção de maior tradição. Seleção essa que avançou de forma invicta, quase eliminando Portugal, num empolgante 3x3, onde teve à frente do marcador três vezes. Pega a Bélgica nas oitavas, em um duelo que promete ser um dos melhores dessa fase da competição.