sexta-feira, junho 22, 2018

JOGO 18: MARROCOS JOGA BEM, MAS PERDE PARA PORTUGAL, COM GOL DE CRISTIANO RONALDO E MILAGRE DE RUI PATRÍCIO, E ESTÁ ELIMINADO

Por Danilo Dias

Marrocos merecia uma melhor sorte nesse Copa do Mundo. Comentário esse feito por alguém que gostou muito das duas atuações marroquinas até aqui no Mundial. As duas derrotas por 1x0, no entanto, eliminaram a seleção comandada por Herve Renard do Mundial.

O que faltou ao Marrocos na Copa do Mundo foi aquilo que, invariavelmente, é o que decide o jogo: o gol! A equipe mostrou muitas características de um grande time de futebol. Bom toque de bola, boa organização defensiva, luta, entrega, intensidade. Já disse uma vez Carlos Alberto Parreira, que o gol era um detalhe, o detalhe mais importante do futebol. Sábias palavras. E o Marrocos hoje sabe bem disso.

A diferença básica do jogo diante do Irã para o jogo contra Portugal, foi que contra os asiáticos, o gol saiu praticamente no final final, enquanto diante dos lusitanos, o gol saiu logo aos três minutos. Cristiano Ronaldo recebeu cruzamento na área, fez um ótimo movimento de corpo, tirando o marcador da jogada e soltou um daqueles seus foguetes de cabeça. O camisa 7 português e o gol parecem ter ligações de outras vidas!

Ainda na primeira etapa, Cristiano teve mais duas oportunidades...uma em chute cruzado da direita, que passou perto da trave de Munir, e outra em chute de média distância, que acabou passando muito longe do gol. Tirando isso, Portugal pouco produziu ofensivamente.

Durante os 45 minutos finais, Portugal quase não conseguiu atacar. Cristiano passou a ser peça pouca ativa em campo e a seleção de Fernando Santos passou a ter a vitória momentânea muito ameaçada. E se ela foi mantida, muito se deve ao goleiro Rui Patrício. Aos 11 minutos, o arqueiro português realizou um tremendo milagre em Luzhniki. Daquelas defesas para serem vistas e revistas de diversos ângulos. Até agora fico me perguntando como a cabeçada de Belhaanda encontrou o braço direito do camisa 1 português, ao invés de o fundo das redes.

Sinceramente, esse grupo merecia uma última rodada com todos os 4 times com possibilidades de classificação. Quis o destino que assim não fosse. Mas ele reservou para o dia 25 de junho, em Saransk, 15h, no horário de Brasília, Portugal x Irã, que tem tudo para ser um jogo muito interessante. Quem ganhar, avança de fase...Se houver empate, Portugal avança. Os iranianos podem avançar junto com Portugal em caso de empate, e mesmo perdendo, Portugal ainda tem chances. No entanto, as probabilidades de os dois avançarem é muito remota. Mais precisamente, um empate da Espanha contra o Marrocos, classifica a Fúria e faz com que Irã e Portugal terminem o duelo em Saransk, invariavelmente, com um dos dois classificado, e o outro eliminado.

Um detalhe muito interessante é que Carlos Queiróz, atual técnico do Irã, é português, e dirigiu a Seleção de Portugal naa Cop do Mundo de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário