domingo, julho 03, 2011

JOGO 4: ELIZAGA, ELE SALVA!

Por Danilo Silveira

Paraguai e Equador fizeram o melhor jogo da Copa América até aqui. Uma partida movimentada do início ao fim, com as duas equipes buscando o ataque. O Paraguai foi melhor, e se não abriu o placar, muito se deve a Elizaga, goleiro equatoriano que defendeu tudo e mais um pouco.

Surge um tal de Elizaga

A partida começou muito corrida e a primeira chance de destaque aconteceu aos 12 minutos, quando Lucas Barrios desceu pela esquerda, se livrou de dois marcadores e rolou pra trás, para Barreto, da marca do pênalti, encher o pé para primeira boa intervenção de Elizaga. O Paraguai aos poucos foi mostrando-se melhor na partida, o que não significa que o Equador não fazia uma boa partida. Aos 18, bola alçada na área, após a disputa por cima, Ortigoza completou rasteiro no canto esquerdo e Elizaga
fez uma difícil defesa. Aos 21, quase um gol de placa: Chicho Benítez recebeu de Caicedo, deu belo drible em Da Silva, passou pelo goleiro paraguaio Villar, só que quando faltavam uma ajeitada e o toque final, ele se enrolou e perdeu boa oportunidade. Impressionava a ofensividade paraguaia, que contava com vários jogadores atuando no campo de ataque. Aos 38, um deles precisou deixar o campo: machucado, Barreto saiu para a entrada de Vera. O intervalo não demorou a vir e nada de gols.

Elizaga opera milagre e 0 a 0 persiste até o apito final

Para a segunda etapa, o técnico R. Rueda, do Equador, tirou o meia direita Valencia, do Manchester United, e colocou Arroyo, que deu mais velocidade ao meio-campo. Se a primeira etapa foi boa, a segunda foi melhor ainda. Equipes travadas devido à pressão da estréia era algo não visto em campo. Pura transpiração, somadas à uma boa qualidade técnica davam a tônica do jogo. Aos 6, Arroyo arriscou de fora da área com perigo, mas a bola saiu. A partir dos 7 minutos, dois nomes começaram a aparecer muito na partida: Vera e Estigarribia. O primeiro roubou bola, puxou contra ataque, que terminou com Roque Santa Cruz abrindo para o segundo, que chutou cruzado para fora. Aos 17, Estigarribia fez boa jogada pela esquerda e cruzo
u na cabeça de Roque Santa Cruz, que cabeceou para abrir o marcador, mas a intenção do atacante não virou fato porque debaixo das traves equatorianas tinha Elizaga, que fez uma defesa espetacular, tirando a bola quando essa quase ultrapassava a marca final. O técnico argentino, G. Martino, que comanda a Seleção Paraguai trocou o incansável Lucas Barrios por Valdéz, aos 28 minutos. A partida ia se aproximando do fim, mas as duas equipes faziam por onde não saírem zeradas de campo. Aos 29, um novo contra ataque que teve a participação de Vera terminou com um chute à direita do gol equatoriano. Os minutos se passaram, Quiróz entrou na vaga de Mendéz no Equador, enquanto no Paraguai, Zeballos substituiu Roque Santa Cruz. O 0 a 0 persistiu até os minutos finais e acredito que se fossem jogados mais 45 minutos de jogo só aumentaria o número de defesas realizadas por Elizaga. Salvadoras eu contei três.

Vale lembrar que o Brasil ainda joga contra esses dois adversários. É boa a equipe canarinha abrir o olho, porque o futebol Sul-Americano está fortíssimo e essa primeira fase pode se tornar mais difícil que a da Copa do Mundo 2010.

OBS: Nos dois jogos deste domingo, não tivemos gols.
OBS2: O goleiro equatoriano Marcelo Ramón Elizaga Ferrero tem 39 anos, atuou pelo Emelec em 2009 e 2010 e atualmente joga no Deportivo Quito.

OBS3: A foto do Elizaga não é do jogo de hoje, pois não conseguimos achar em nenhum site.

3 comentários:

  1. Gostei demais da atuação coletiva paraguaia e da atuação individual do Elizaga. Tirando essa primeira rodada como referência, o Brasil precisará melhorar de rendimento se quiser passar em primeiro nesse grupo. Sinceramente? Acho que até a classificação pode se complicar...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Danilo,
    esse empate só mostra o quanto essa Copa vai ser disputada, pelo jeito as equipes estão muito niveladas...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Verdade Cléber, verdade Edu. O Brasil precisa abrir o olho. Chile e Paraguai fizeram excelentes estreias, Brasil e Argentina tem jogadores que podem decidir o jogo em um dia inspirado. A Colômbia conta com bons valores individuais. Ainda vejo essa Copa América melhorar muito e o espectador só tem a ganhar.

    abraços futebolísticos

    ResponderExcluir