Por Danilo Silveira
Depois de perder na estreia para a Suíça, de virada e nos acréscimos, o Equador conseguiu reagir na Copa do Mundo ao vencer Honduras, na Arena da Baixada, mesmo depois da sair perdendo.
O time sul-americano foi melhor na partida durante grande parte da primeira etapa. Enner Valencia teve bela chance de abrir o placar, mas falhou. E quem anotou o primeiro gol do jogo acabou sendo Honduras. Costly, o homem mais perigoso da seleção da América Central no jogo, apareceu na área equatoriana e chutou para vencer Domínguez, quando o relógio marcava 30 minutos.
Não demorou muito para o Equador reagir no placar. Três minutos depois do gol sofrido, Ener Valencia se redimiu da chance desperdiçada e colocou novamente a igualdade na partida. Apesar da superioridade, o duelo ir para o intervalo empatado foi bom negócio para os equatorianos. Isso porque nos acréscimos da primeira etapa Costly cabeceou na trave esquerda de Domínguez. Na sequência do lance, Bengtson até empurrou para as redes, mas além de ter usado a mão, estava em impedimento. Gol corretamente anulado.
E foi na bola parada que o Equador chegou à virada na segunda etapa. Falta cobrada da esquerda e Enner Valencia usou a cabeça para anotar o seu terceiro gol na Copa do Mundo. Tento muito semelhante ao do jogo de estreia, anotado pelo mesmo Enner Valencia naquela ocasião.
Nos minutos finais o jogo o Equador recuou. Me pareceu até mais por opção do que por imposição de Honduras. Os comandados de Reinaldo Rueda pareciam capazes de continuar atacando e buscando o gol, mas quando tinham a bola preferiam leva-la para perto das linhas que delimitam o gramado (laterais ou de fundo). Estava vendo a hora do futebol castigar o Equador, mas o duelo terminou mesmo com vitória sul-americana.
Mesmo com duas derrotas, Honduras ainda tem chances. Precisa vencer a Suíça e torcer para os franceses derrotarem o Equador, provocando um empate triplo, com a segunda vaga sendo decidida no saldo de gols.
Já o Equador, se vencer a França e a Suíça não vencer Honduras, está classificado. Caso haja vitória tanto equatoriana quanto suíça, o grupo terá um empate triplo de seis pontos e as duas vagas serão decididas no saldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário