sexta-feira, junho 22, 2018

JOGO 16: SENEGAL MOSTRA A FORÇA AFRICANA E VENCE A POLÔNIA

Por Danilo Dias

A festa nas arquibancadas, com direito a pinturas e fantasias com as cores da bandeira do país. A elegância e estilo do treinador. A beleza do uniforme. Senegal já adquiria minha simpatia antes mesmo de a bola rolar. E quando a bola rolou, a simpatia começou a aumentar cada vez. mais. Um time bem interessante, organizado, que sabe se defender e parece saber os atalhos para conseguir chegar ao ataque.

O fato é que Senegal foi a primeira equipe africana a vencer na Copa do Mundo de 2018.  E venceu um adversário o qual eu esperava ver um futebol muito superior ao apresentado. A Sérvia de Lewandowski e Kubar, não conseguiu ser o time interessante que eu havia visto jogar às vésperas da Copa do Mundo, em amistoso contra a Lituânia.

Verdade seja dita, acho interessante ver uma seleção africana vencendo. Mais interessante ainda quando o treinador que dirige esse seleção é africano também, mas precisamente, da mesma nacionalidade da seleção a qual dirige. Aliou Cissé estava lá, à beira do gramado, de terno, com cabelo rastafari, comandando 11 jogadores que representam uma nação, um povo, de negros, africanos. E o africano venceu o Europeu!

Numa sociedade onde o preconceito é visível, muitas vezes escancarado, ainda que alguns o queiram tornar latente, o futebol ainda pode trazer um pouco de igualdade. Mesmo número de jogadores, mesma regra para todos. Já está na hora de parar com esse olhar preconceituoso ao futebol africano, de entender que lá também se tem futebol, também se joga bola e que as seleções de lá, podem sim fazer frente às seleções européias e sul-americanas.

Senegal parece ser a seleção africana com maior chance de ir longe nessa Copa do Mundo. Que até onde for, carregue consigo um bom futebol, que represente o povo africano, que mostre a força de um continente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário