terça-feira, junho 26, 2018

JOGO 27: BÉLGICA JOGA BEM NOVAMENTE, VENCE A TUNÍSIA E GANHA MUITA MORAL

Por Danilo Dias

Muitos jogos nessa Copa do Mundo estão com um desenho tático bem simples de se entender. O melhor time domina o jogo territorialmente, mantém a bola no campo ofensivo, enquanto o time de menor qualidade tenta posicionar sua defesa da melhor maneira para impedir que o adversário crie chances de gol e tenta o gol no contra-ataque.

Muitos podiam esperar que o duelo entre Bélgica e Tunísia seguisse a lógica do parágrafo acima, sendo a Bélgica o time mais forte e a Tunísia o time de menor qualidade. Mas não foi isso que pôde ser visto em Moscou.

A equipe comandada por Nabil Maaloul encarou a Bélgica de igual para igual. Foi para cima, jogou sem ter medo de dar campo à Bélgica, sem medo de ser contra-golpeada. Logo nos 15 minutos iniciais sofreu 2x0, mas aos 17 minutos, os africanos conseguiram diminuir o marcador. O jogo ficou agradável de se assistir.

É interessante quando o time de melhor qualidade consegue atacar, consegue pôr a prova o sistema defensivo do time mais forte. Só que a Bélgica é um time de talento muito acima da média, um dos times mais qualificados da Copa do Mundo. E quando se dá muito campo pra De Bruyne, Hazard, Lukaku e companhia, as chances de gol são criadas naturalmente. Assim a Bélgica conseguiu marcar mais uma vez antes do intervalo: placar momentâneo de
3 x1.

Veio o segundo tempo e Roberto Martínez foi, aos poucos, tirando seus principais jogadores de campo. Lukaku, Hazard e Mertens deixaram o campo de jogo ao longo da segunda etapa.O fato é que a Bélgica não perdeu a qualidade, continuou atacando de forma consistente e criando chances de gol atrás de chances de gol. A Tunísia perdeu forças, mostrou-se defensivamente muito inconsistente e poderia ter saído de campo tendo sofrido a maior goleada dessa Copa do Mundo. Mas, no fim das contas, a Bélgica fez "apenas" dois gols na segunda etapa. Digo apenas pois pela quantidade de chances criadas, a equipe poderia ter feito cinco, seis gols nos 45 minutos finais. Nos acréscimos, Khazri ainda anotou mais um gol de honra para os tunisianos. O placar final de 5x2 acabou expressando bem o que foi o jogo.

Cada vez mais dentro da Copa do Mundo, a Bélgica ver o seu status de "uma das favoritas" crescer. São dois jogos e duas vitórias com futebol bem interessante. Teve seleção que jogou dois jogos bem, mas acabou perdendo e está eliminada; teve seleção que ganhou dois jogos mas não jogou bem. A soma de vitórias mais boas atuações pode ser um ingrediente e tanto para a Seleção Belga ganhar moral e força para a sequência do Mundial.

PS: há de se destacar a atuação de Lukaku, Como joga bola esse atacante belga. Uma presença de área invejável, um posicionamento espetacular e muita habilidade com a bola nos pés. Dois belos gols para coroar e engrandecer ainda mais a sua atuação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário