domingo, fevereiro 06, 2011

INACREDITÁVEL, INENARRÁVEL: NEWCASTLE 4 X 4 ARSENAL.

Por Danilo Silveira

O jogo entre Newcastle e Arsenal, no St James Park foi inenarrável. Só que viu o jogo vai poder ter noção exata do que aconteceu. De qualquer foram, vou me esforçar para tentar fazer o leitor se sentir dentro do jogo. Oito gols, empate no placar e a perda de dois pontos na luta pelo título dos Gunners.

Com menos de um minuto, Arshavin deu de primeira para Walcott que venceu na corrida de Coloccini e chutou para abrir o placar. Aos 2, Arshavin cobrou falta e Djourou de cabeça ampliou. Era o rolo compressor do Arsenal. Como lhe é habitual, a equipe Londrina trocava passe de forma qualificada, dando a entender que o duelo não seria dos mais complicados. Aos 9, Walcott cruzou para Van Persie pegar de primeira e fazer o terceiro. Os jogadores do Newcastle deviam estar tontos uma hora dessas. Nada dava certo. A defesa era uma água e o Arsenal deitava e rolava. Aos 23, Wilshere due lindo passe para Fábregas, que entrou chutando para defesa do goleiro. Dois minutos mais tarde, Van Persie completou de cabeça cruzamento de Sagna da direita e fez o quarto. A essa altura, o placar já apontava uma goleada. E por pouco Van Persie não ampliou aos 46, mas o goleiro evitou. Veio o intervalo e acredito que grande parte da torcida do Arsenal a essa altura estava mais preocupada com o jogo do Manchester United, que seria em seguida, do que com o segundo tempo dessa partida que estou narrando. Porém, o futebol é fascinante, lindo e nos reserva surpresas incríveis.

O caquético time do Newcastle melhorou na segunda etapa. Confesso que o jogo me parecia sem emoção. Tinha a impressão (acredito que todos que assistiam a partida) de que tudo estava decidido. Aos 4 minutos, Diaby levou uma entrada forte de Barton no meio campo. O jogador levantou e logo foi tirar satisfação, agredindo o autor da falta. O homem do apito mostrou o cartão vermelho ao jogador do Arsenal, que assim, ficou com menos um campo. A princípio pensei que anda pudesse colocar em risco a vitória da equipe Londrina. O Newcastle tentava chegar ao ataque, esbarrando nas suas limitações e o Arsenal já não atacava como na primeira etapa. O "cozinhar o jogo", feito pelo Arsenal, culminou no gol adversário aos 22. Koscielny derrubou 20 na área: pênalti assinalado. Barton cobrou e diminuiu o marcador. O goleiro Szczesny prendeu a bola e foi agredido por Nolan, que tentava tirar a bola das mãos do goleiro. A chance do árbitro expulsar um jogador do Newcastle, mas ele optou por dar amarelo para Szczesny. Até concordo, mas se conjugado com a expulsão de Nolan. O gol foi bom para ver se o Arsenal saía mais pro jogo, tornando a partida mais interessante, pois acho muito bonito ver o toque de bola dos Gunners no campo de ataque. Wenger colocou Rosick na vaga de Arshavin. Aos 27, Gutiérrez cruzou da esquerda, e Szczesny fez linda defesa em cabeçada. O Newcastle começou a ser mais incisivo e aos 28, Best recebeu em posição legal e chutou para fazer o segundo, mas o bandeira marcou impedimento. Mas no minuto seguinte, cruzamento da esquerda, após dividida no alto, Best chutou para diminuir a diferença: 4 x 2. O que parecia um jogo fácil se tornou um drama para o Arsenal. Szczesny apareceu novamente evitando o terceiro. Wenger trocou Walcott por Eboue, talvez na tentativa de recuperar o meio campo. Não gosto de substituições defensivas e Wenger nem de longe é um técnico defensivo, mas nesse caso, defendo o treinador, pois o Arsenal precisava consertar seu sistema defensivo. Aos 37, bola na área e Rosicky chegou deslocando o adversário: pênalti assinalado. Como sempre falo: pênalti foi, mas muitos árbitros não marcam nada nesse tipo de jogada. Barton bateu e ampliou. E aos 41, o que parecia impossível aconteceu: Tioté pegou uma sobra de bola, e de fora da área chutou no canto direito de szczesny, marcando uym golaço e empatando a partida. Política nada tem a ver com futebol, mas uma vez ouvi uma frase do candidato a presidência Plínio de Arruda Sampaio: Nunca acredite no impossível, ele se torna possível se você quiser. Placar final: Newcastle 4 x 4 Arsenal.

Um comentário:

  1. Não dá para acreditar nesse resultado. Com 30 minutos de jogo, já estava 4 a 0 pros Gunners! E no segundo tempo só deu Newcastle. Me lembrou Angola x Mali esse jogo. Acho que nem o torcedor mais otimista do Newcastle esperava por essa. Mas fica de lição para o Arsenal.

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir