terça-feira, julho 05, 2011

SELEÇÃO E CONSIDERAÇÕES DA PRIMEIRA RODADA

Por Danilo Silveira

A Copa do Mundo de 2010 começou com poucos gols. E a Copa América 2011 está seguindo a mesma tônica. Até aqui, foram disputados seis partidas na competição Sul-Americana, com apenas oito gols marcados, o que revela a marca de aproximadamente 1,3 gols por jogo. Destaque para o grupo do Brasil, onde os dois jogos, entre Brasil e Venezuela e Paraguai e Equador, terminaram zerados.

Das 12 seleções que entraram em campo, cinco não balançaram as redes. Apenas uma equipe, a do Chile, conseguiu marcar dois gols em uma partida, quando venceu o México, de virada, por 2 a 1. Jogos sem, ou com poucos gols, não significam jogos ruins, mas é provável que muitos torcedores estejam esperando mais bolas na rede, para poderem soltar o grito de gol.

Outro fato interessante é o equilíbrio deste início decopa América. Dos seis jogos, quatro terminaram empatados. Times mais modestos como o da Bolívia e o da Venzuela, conseguiram empatar com Argentina e Brasil, chegando a jogar de forma equilibrada em alguns momentos. Quem largou na frente foi a Colômbia, que venceu a Costa Rica e o Chile, que superou o México.

Abaixo, a seleção da primeira rodada, justificando cada nome colocado:

Elizaga - O goleiro do Equador fez três grandes defesas, sendo duas na primeira etapa e uma nos 45 minutos finais. Com isso, ele garantiu o 0 a 0 do Equador com o Paraguai.

Isla
- Atuando com Sanchés pela ponta direita, o chileno mais aprecia um ponta que um lateral. Pelo seu setor, sua equipe criava as principais jogadas ofensivas.

Yepes - O zagueiro colombiano não foi muito exigdo, já que a Costa Rica pouco atacou a Colômbia. Quando teve que trabalhar, ele atuou bem.

Ponce - Um gigante na zaga chilena. Está certo que o México pouco atacou, ams quando o fez, Ponce mostrou-se um gigante. No sgeundo tempo ainda se aventurou no ataque, deixando Suazo na cara do gol, em lance que o goleiro defendeu a finalização do atacante.

Cáceres - Ficou difícil escolher um lateral-esquerdo. Optei por Cáceres, que não foi brilhante e até sumido em alguns momentos. Mas ele mostrou-se brigador na amrcação, e ainda participou do gol, tocando para Lodeiro, que depois serviu Suaréz.

Vera - Quando a etapa inicial chegava ao fim, Barreto se machucou e Vera foi o escolhido para substituir o jogar. Ele deu ótima movimentação ao meio-campo, era incansável na marcação e ligava contra ataques de maneira primorosa.

Aguero - Diante da péssima atuação da Seleção Argentina, Aguero foi um dos pontos positivos. Ele entrou na vaga de Lavezzi, na segunda etapa, marcou um belo gol e criou boas jogadas ofensivas da equipe

Estigarrilia - Ponta-esquerdo bem habilidoso e qualificado. Apareceu em boas jogadas de ataque do Paraguai. Poderia ter feito um gol um contra ataque rápido, que terminou com seu chute cruzado pela linha de fundo.

Lucas Barrios
- Incansável no ataque paraguaio. Estava presente em vários locais do campo ofensivo, dando trabalho à defesa equatoriana.

Sanchés
- Um dos destaques do excelente time chileno. Já está vendido para o barcelona, e tende a fazer uma grande Copa América. Caindo pela direita, faz uma boa dupla com o lateral Isla.

Ramos
- Uma boa opção ofensiva para a equipe colombiana. Joga pelos lados do campo. Aproveitou belo passe de Guarín, driblou o goleiro da Costa Rica e garantiu a vitória colombiana na estreia.

S. Markarián - O técnico uruguaio da Seleção Peruana montou uma equipe corajosa, que não se limitou a defender. Na segunda etapa, as substituições surtiram efeito e a equipe passou a jogar melhor que o Uruguai

Considerações da primeira rodada:


Melhor seleção: Chile

Decepção: Seleção Argentina

Melhor jogo: Paraguai 0 a 0 Equador

Melhor jogador: Vera - Paraguai

Estatísticas de gols - Como dito acima, foram marcados oito gols, com média de 1,3 aproximadamente. Desses gols, quatro foram na primeira etapa e quatro na segunda.

Cartões: Nos seis jogos, foram distribuídos 28 cartões amarelos e apenas um vermelho. Média Aproximada de 4,6 cartões amarelos por jogo.

Gol da rodada: Aguero - Gol de empate da Argentina pra cima da Boívia.

Defesa mais difícl: Elizaga, em cabeçada de Roque Santa Cruz no canto esquerdo.

Um comentário:

  1. Caprichaste!

    Gostei muito da atuação do Vera e fico contente que alguém que tenha visto todos os seis jogos o elegesse o melhor jogador na primeira rodada.

    Abraços.

    ResponderExcluir