quarta-feira, novembro 23, 2022

Jogo 10 - Japão vira a joga água no chopp alemão

 Por Danilo Silveira

O futebol foi agraciado com um jogaço de Copa do Mundo nesta quarta-feira. Se ontem, a campeã do Mundo Argentina tomou a virada para a Arábia Saudita, hoje foi a vez da campeã do mundo Alemanha sofrer a virada para o Japão. Fato curioso é que em ambos os jogos, o placar foi aberto na primeira etapa, de pênalti. E os gols das viradas das seleções asiáticas, marcados na segunda etapa.

Há de se destacar a calma, paciência e inteligência que o Japão teve para chegar ao empate e à virada. Os 74 minutos entre o apito inicial e o gol de empate japonês, foram marcados por um belíssimo futebol apresentado pela Alemanha.

Rápida, envolvente, ofensiva, elegante. Essa é a Alemanha que a gente se acostumou a ver em um histórico recente e que se mantém em 2022. O fato que mais impressionou esse que vos escreve, é a quantidade de gente que ataca nesse time alemão. Havertz, Gnabry, Muller e Musiala jogavam mais a frente e ainda contavam com o talento e técnica refinada da dupla Gundogan e Kimmich vindo mais de trás. Isso sem contar nas investidas pela esquerda do lateral Raum.

E nesse escopo de time, podemos desenhar o gol alemão. Kimmich apareceu na intermediária e achou um passe por elevação para Raum, completamente desmarcado na ponta esquerda. O goleiro Gonda saiu mal e cometeu a penalidade, convertida por Gundogan.

Como se diz na gíria, a Alemanha colocou o Japão nas cordas. Foi desfilando seu bom futebol pelo gramado do estádio de Khalifa e ampliar o placar, parecia questão de tempo. Gundogan parou na trave, Gnabry teve sua cabeça interceptada por Gonda, nas duas chances de maior destaque.

E o domínio alemão, ainda que permanecesse, começou a contrastar com descidas em velocidade do Japão, cada vez mais corriqueiras. E em duas delas, veio a virada. Doãn e Asano, aos 29 e 37 minutos, respectivamente, jogaram uma água gelada no chopp alemão.

Lembrando que esse grupo conta também com Costa Rica e com a campeã do Mundo, Espanha. Altas emoções devem vir por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário