sábado, junho 19, 2010

Copa do Mundo 2010 completa uma semana.


Após 7 dias de jogos, equipes tradicionais com Itália, França, espanha e Inglaterra não venceram ainda.

Não digo zebra, mas a Copa do Mundo 2010 está tendo muitos resultados que provam o equilíbrio do futebol e a evolução de seleções com menos tradição. O que dizer da derrota espanhola para a Suiça? O que dizer do empate da Inglaterra com a Argélia?

O que acontece atualmente no futebol e está sendo comprovado nessa Copa, é que o esporte evoluiu globalmente. Os times asiáticos mostram uma disciplina tática impressionante, os africanos não abrem mão do jogo ofensivo, mas marcam com muita qualidade.

O que fica nítido é que cada vez mais as equipes terão que jogar, suar e camisa e não ganhar apenas pelo peso que ela representa. A França, não marcou nenhum gol até agora e pode sofrer uma eliminação precoce se não golear a África do Sul, por exemplo. E por aí vai. A Eslovênia é líder do grupo C, a Sérvia derrotou a poderosa Alemanha, a Itália empatou com Paraguai e um ar de incertezas paira na África do Sul. Será um africano capaz de vencer a Copa? Será a Espanha capaz de ser eliminada na primeira fase? Ou será que passados os devidos sustos as equipes mais tradicionais irão fazer valer o tão comentado "peso da camisa".

Acredito que só a camisa não irá adiantar. Alemanha, Inglaterra, Brasil, podem avançar na comeptição pelo talento de suas equipes, principalmente Pelos valores individuais como Robinho, Kaká, Lampard, Gerrard, Özil, Podolski. Reparem que ainda não citei a Argentina. Essa me parece um caso a parte nessa Copa. A equipe joga bem e faz valer o peso da camisa, mas não simplesmente por entrar em campo vestindo o uniforme da seleção. Sim por estar jogando como a Argentina joga historicamente, com raça, determinação, qualidade e vontade.

O fator que deve definir os primeiros colocados dessa Copa é o craque. Aquele que será capaz de furar uam defesa suiça, desmontar uma retranca coreana ou superar uma aplicação tática do Japão. Nesse quisito a Argentina e a Espanha estão muito bem servidas. E mesmo assim a Fúria tropeçou na Suiça. Assim fica difícil prever alguma coisa. Mas segue a pergunta: Será alguém capaz de parar Messi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário