sexta-feira, agosto 27, 2010

UEFA Champions League 2010-2011


Liga dos campeões 2010 – 2011

A UEFA sorteou na última Quinta Feira (27), em Mônaco, os grupos da próxima edição da Champions League. Além disso, foram premiados os melhores da temporada anterior, com dois brasileiros na lista.

Prêmios

Melhor goleiro: Júlio César
Melhor jogador de defesa: Maicon
Melhor meio campista: Sneijder
Melhor atacante: Diego Milito
Melhor jogador da competição: Diego Milito

Grupos da temporada 2010 – 2011 – Análises

Grupo A

Inter de Milão
Werder Bremen
Tottenham
Twente


A atual campeã da Champions League, Inter de Milão, dos brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio terá pela frente adversários difíceis como o Werder Bremen e o Tottenham, que vieram da fase de classificação. A equipe de Milão vem forte para a temporada, contando com o talento do trio de ataque Samuel Eto’o, Sneijder e Diego Milito e com uma defesa sólida.

O Werder Bremen derrotou a Sampidoria em um duelo dramático. Depois de vencer por 3 x 1 em casa, a equipe chegou a estar perdendo por 3 x 0 no jogo de volta, mas um gol salvador nos acréscimos levou a partida para prorrogação, onde a equipe marcou mais uma vez garantindo a classificação. O mais novo reforço da equipe alemã para a fase de grupos da Champions League é o volante Wesley, que veio do Santos e tem tudo para dar certo.

O Tottenham, por sua vez, passou sufoco diante do Young Boys. A equipe chegou a estar perdendo por 3 x 0 no primeiro jogo, mas conseguiu diminuir para 3 x 2. Na partida de volta, os ingleses venceram por 4 x 0, com três gols do grandalhão Peter Crouch, garantindo presença na fase principal da Champions League. Atenção para o bom e veloz meio campista Lennon, que esteve na Copa do Mundo 2010 com a camisa da Inglatera e para o meia mexicano Giovanni dos Santos, que também esteve no mundial da África.

Desbancando o Ájax e o PSV, o Twente sagrou-se campeão holandês da última temporada garantindo vaga na fase de grupos da Champions League. A equipe conta em seu elenco com o sul Africano Parker. Em um grupo já embolado, a equipe holandesa chega para tentar uma vaga nas oitavas.

Grupo B

Lyon
Benfica
Schalke 04
Hapoel Tel-Aviv

Justamente no ano em que não venceu o campeonato francês, depois de Sete títulos consecutivos, o Lyon entra na Champions League como o cabeça de chave. Na última edição, os franceses caíram nas Quartas de Final para o vice-campeão Bayern de Monique. Agora, a equipe conta com jogadores como Lloris, Toulalan, Gourcuff e Lisandro para tentar chegar mais longe na competição.

O Benfica perdeu um grande jogador para o Chelsea: Ramires. Mas mesmo assim a equipe ainda conta com um bom time. A zaga é composta por Luisão e David Luiz. Na lateral esquerda, o bom e veloz Fabio Coentrão. Do meio pra frente, jogadores famosos como Aimar, Nuno Gomes e Saviola.

O Schalke 04, de Neuer e Metzelder, que fizeram parte da seleção alemã, terceira colocada na Copa do Mundo e de Sarpei, que jogou o mundial por Gana tentará atrapalhar a vida de Lyon e Benfica.

Depois de ganhar fora de casa do Salzburg por 3 x 2 e empatar em casa em 1 x 1, o clube israelense Hapoel Tel-Aviv se classificou para fase de grupos da Champions League e surge como azarão do grupo A. A equipe conta com o goleiro nigeriano Enyeama, que disputou a Copa do Mundo 2010, vivendo altos e baixos durante a competição. O goleiro inclusive marcou, de pênalti, um dos gols da sua equipe no jogo de ida.

Grupo C

Manchester
Valencia
Rangers
Bursaspor

O cabeça de chave Manchester foi eliminado pelo Bayern nas Quartas de Final na última edição. Agora, o poderoso time inglês busca ir mais longe na competição. Para isso, conta com um elenco forte com nomes de peso como Ronney, Nani, Owen e Van Der Sar.

O elenco do Valencia é composto em sua maioria por jogadores espanhóis, dentre eles o atacante campeão mundial pela Espanha Juan Mata. Na defesa a equipe conta com a experiência do português Miguel.

Os nomes mais conhecidos do escocês Rangers são os dos meias Edu, da seleção americana e Weiss, da Eslovênia.

Nem Galatasaray nem Fernebahce, o Bursaspor conseguiu o inédito título turco na última temporada e irá representar o país na competição. A equipe conta com os argentinos Insua e Batallia. Até onde será que esse time turco pode ir?

Grupo D

Barcelona
Panathinaikos
Kobenhavn
Rubin Kazan


O Barcelona pra mim é o melhor time do mundo. As contratações do clube para a temporada foram poucas: David Villa e Mascherano, mas pra que precisa de mais? Puyol, Pique, Iniesta, Xavi, David Villa. É a base da campeã da Copa do Mundo 2010, a Espanha. E para dar um pouquinho mais de qualidade um sujeito chamado Leonel Messi. O que mais preciso dizer?

O Panatinaikos é o time de mais tradição no futebol grego e mais uma vez participará da Champions League. Cissé, Govou e o campeão mundial da Copa do Mundo de 2002 Gilberto Silva são alguns dos destaques da equipe. Isso sem falar em alguns nomes que integraram a seleção grega na Copa da África como Karagounis

Com praticamente metade do elenco formado por jogadores nascidos no país, o clube dinamarquês Kobenhavn disputará a Champions League, depois de ter eliminado o Rosenborg na fase classificatória, perdendo fora de casa por 2 x 1 e vencendo em casa por 1 x 0.

Talvez o maior feito do Rubin Kasan em sua história foi derrotar o Barcelona no Camp Nou, por 2 x 1, na última temporada da Champions League. Agora, a equipe russa volta à competição e ironicamente cai novamente no grupo do Barcelona. A equipe conta com o brasileiro Carlos Eduardo no seu elenco. Será essa equipe capaz de derrotar novamente o Barcelona?

Grupo E

Bayern de Muniche
Roma
Basel
CFR cluj

O Bayern de Muniche é o atual vice-campeão da competição. A equipe conta com um qualificado elenco, que tem nada mais nada menos que Arjen Robben, um dos protagonistas da última campanha, os alemães Klose, Schweinsteiger e Lahm, o argentino Demichelis, o volante Van Bommel e o meia Ribéry. Muito talento reunido e a esperança de chegar novamente a final e dessa vez levantar a taça.

A Roma tem um elenco de muita qualidade. Na zaga, Burdisso, Juan e o lateral Cicinho. No meio de campo, o excelente volante italiano De Rossi, os brasileiros Taddei, Fábio Simplício e Júlio Baptista. E para o ataque a equipe fez uma das melhores contratações possíveis, o imperador Adriano! Sem contar no ídolo da torcida, Francesco Totti. Qual será o limite para a vice-campeã italiana da última temporada?

A impressão que a Suíça deixou após a Copa do Mundo foi de um futebol retranqueiro. O Basel é o representante suíço nesta edição da competição. A equipe não conta com muitos astros e tem em sua maioria jogadores nascidos no país. No playoff, o Basel derrotou o Sheriff por 1 x 0 em casa e por 3 x 0 fora de casa. Além de não tomar gol a equipe fez. Será esse time capaz de montar uma retranca que pare Robben, Adriano e cia ou será que a equipe jogará de forma ofensiva buscando o gol?

O atual campeão romeno CFR Cluj conta com um elenco com jogadores de várias nacionalidades. Destaque para 5 portugueses. O que será que podemos esperar dessa equipe na competição que surge como azarão no grupo?

Grupo F

Chelsea
Olimpique de Marsellie
Spartak Moscou
Zilina

Na última temporada o Chelsea foi eliminado nas oitavas de final pela Inter de Milão, atual campeã do torneio. Agora, os ingleses querem ir mais longe e contam com um elenco muito bom dirigido por Ancelotti. Cech, Ashley Cole, Paulo Ferreira, Alex, Terry, Essein, Ramires, Lampard, Malouda, Drogba e Anelka. Nos 2 primeiros jogos do campeonato inglês, 12 gols marcados. Preciso dizer algo mais?

Superar o Chelsea é uma missão pra lá de complicada. O Olimpique de Marsellie deve disputar a segunda vaga no grupo. E para isso conta com jogadores de nome como Taiwo, Heinze, Brandão, Ayew e Gignac.

No meio de vários russos surgem os brasileiros Íbson e Alex (ex-Inter) para dar um toque de qualidade e tentar levar o Spartak Moscou às oitavas. Será essa missão possível?

O que mais posso falar do Zilina é que a equipe eslovaca derrotou no Playoff o Sparta Praga por 2 x 0 fora de casa e 1 x 0 dentro de casa e está na fase de grupos da Champions, aparecendo como azarão do grupo F.

Grupo G

Milan
Real Madrid
Ájax
Auxerre



Aos que crêem em Deus, digo que o do futebol preparou esse grupo. Colocou novamente Real Madrid e Milan no mesmo grupo, a exemplo da edição anterior. E mais um ingridiente movimenta o chamado “grupo da morte”. José Mourinho, hoje técnico do Real Madrid, pisará novamente em Milão, para enfrentar o principal rival do seu ex clube, o Milan

O cabeça de chave Milan precisa evoluir muito se quiser ir longe na competição. Qualidade a equipe tem. Aliás, Ronaldinho Gaúcho é sinônimo de qualidade. Resta ele querer e conseguir voltar a sua velha forma que o fez ser eleito por duas vezes consecutivas o melhor do mundo. A equipe está um pouco envelhecida, com nomes como Pirlo, Seedorf, Inzaghi, Nesta e Zambrotta. Os brasileiros Thiago Silva e Alexandre Pato dão o toque de juventude à equipe. Diria que o Milan é uma incógnita.

Eis que surge o momento de falar dos galácticos. Diante de muita qualidade, surge muito trabalho para José Mourinho. Uma grande contratação, o argentino Di Maria. Ele se junta aos jogadores de meio campo Kaká e Cristiano Ronaldo para ajudar na criação das jogadas de gol. E balançar as redes é uma cosia que o atacante Higuaín faz muito bem. Sérgio Ramos e Marcelo formam uma excelente dupla de laterais.

Depois de empatar em 1 x 1 na Ucrânia no jogo de ida do Playoff, o Ájax venceu em casa por 2 x 1 o jogo de volta, garantindo a presença na fase de grupos da Champions League. A equipe defende duas tradições. Uma, a do seu próprio clube, a outra, do seu país, atual vice campeão da Copa do Mundo E a equipe conta com 5 jogadores que participaram dessa campanha. Stekelenbrurg, Van Der View, Ooijer, De Jong e De Zeeuw. Isso sem contar nos uruguaios Lodero e Suaréz. Passar de fase? Um sonho altamente possível.

O Auxerre perdeu pro Zenit fora de casa por 1 x 0 no jogo de ida, mas venceu o jogo de volta na França por 2 x 0, superando assim o Playoff. O nome de destaque no elenco é o meia Birsa, que jogou a Copa do Mundo pela Eslovênia. Passar de grupo é uma missão muito complicada para o time francês.

Grupo H

Arsenal
Shakhtar Donetsk
Braga
Pratizan


Eliminado nas Quartas de Final na última edição, pelo Barcelona, em uma atuação de gala de Leonel Messi, o Arsenal busca ir mais longe na competição. O atacante marroquino Chamakh, que veio do Bordeaux, é a principal contratação. Os ingleses contam com o talento de Fábregas e Arshavin para ir longe na competição. Nomes conhecidos como Sagna, Eboué, Vela, Bendtner e Walcott também fazem parte do elenco.

A equipe russa do Shakhtar Donetsk contratou o atacante brasileiro Eduardo Da Silva do Arsenal e conta com o volante Fernandinho, que foi chamado para seleção na ultima convocação de Mano Menezes. No ataque, a equipe conta com os gols do boliviano Marcelo Moreno.

O Sporting Braga aparece com uma das maiores zebras dos Playoffs. A equipe eliminou o Sevilla depois de vencer em casa por 1 x 0 e fora por 4 x 3, com 3 gols do atacante brasileiro Lima. Felipe, George Lucas, Moisés, Leo Fortunato, Marcio Mossoró, Leandro Salino, Lima, Élton. Uma verdadeira invasão de brasileiros no time protuguês.

Depois de dois empates em 2 x 2, o Partizan conseguiu a vaga após vencer o Anderlecht nos pênaltis por 3 x 2 e surge como o azarão do grupo H da Champions League.


Guarde na sua agenda, 15 de Setembro começa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário