terça-feira, dezembro 20, 2011

ONDE ESTÁ O PINGO DE ESPERANÇA?


Por Danilo Silveira

O ano de 2011 não foi bom para o Flamengo. No primeiro semestre, algumas coisas legais, mas o fim do ano foi melancólico. O melhor mês para os rubro-negros, por incrível que pareça, foi janeiro. Muitos podem estar se perguntando: Como assim, se em janeiro os times ainda estão em pré temporada? Pois bem, enquanto os profissionais se preparavam para o Estadual, as jovens promessas rubro-negras brilhavam em território paulista, vencendo a Copa São Paulo de Juniores.

Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves foram apresentados e o ano passou a ser muito promissor. O título invicto do Carioca, mesmo com atuações ruins, foi importante. Na Copa do Brasil, o Flamengo acabou eliminado em uma das suas melhores atuações, diante do Ceará, fora de casa. No Brasileirão, o time começou bem, disputando a liderança ponto a ponto com o Timão.

Invicto nas 15 primeiras rodadas, o Flamengo deixava o seu torcedor esperançoso e a conquista do título brasileiro era bastante viável, já que o time despontava como o principal favorito.

Foi aí que Vanderlei Luxemburgo entrou em cena, demonstrando loucuras dentro e fora de campo. Se no gramado não conseguia dar padrão, muito menos fazer substituições convincentes, fora de campo somava discursos chatos, intragáveis a episódios patéticos, como a tal história do pum.

A torcida, por sua vez, dava shows nas arquibancadas do Engenhão, e mesmo diante de um técnico aparentemente caquético, apoiava e incentivava um time sem padrão, mal armado e mal escalado. As aparições de jovens promessas como Muralha, Luiz Antônio, Thomas, entre outros, foi boa, mas o Flamengo, analisado como time, era tão fraco, que os jogadores tiveram seu trabalho dificultado.

Assim, nem a classificação para a Pré Libertadores foi suficiente para evitar que o fim de ano para o Rubro-Negro fosse deprimente. Chega o fim do Brasileirão, começam as férias e após 16 dias, a única coisa que o Flamengo fez foi contratar o lateral-esquerdo Magal, do Americana, que sinceramente desconheço seu futebol, renovar o contrato com Renato Abreu, manter o Luxembrugo no comando e não contratar Thiago Neves. Diante disso tudo, onde pode o torcedor rubro negro encontrar pelo menos um pingo de esperança para acreditar que 2012 será melhor que 2011?

Nenhum comentário:

Postar um comentário