domingo, dezembro 18, 2011

BAILE ESPANHOL EM TERRAS JAPONESAS: BARCELONA É CAMPEÃO MUNDIAL DE 2011!


Por Danilo Silveira

O tão esperado duelo entre Barcelona e Santos deve ter frustrado bastante aquele torcedor que acreditava e queria uma vitória do Santos. Em um dos melhores dos seus dias, o Barcelona deu mais uma aula de futebol, goleou o Peixe por 4 a 0 e teve ainda boas chances de fazer mais gols.

Tratando-se de Muricy Ramalho e do fato do Santos ter passado cerca de seis meses se preparando para enfrentar o Barcelona, acreditava que o sistema defensivo santista fosse oferecer muito mais resistência do que ofereceu. No entanto, não demorou muito para Messi entrar cara a cara com o goleiro Rafael, dar um sutil toque por cobertura e abrir o marcador. Incisivo no ataque, como lhe é peculiar, a equipe espanhola sufocava o Santos, que pouco conseguia fazer no campo ofensivo. Ainda na primeira etapa, Xavi ampliou e nos minutos finais Fabregás fez o terceiro, jogando o sonho do tricampeonato santista para muito longe.

Para a segunda etapa, Muricy Ramalho não abriu mão do seu sistema com três zagueiros e dois volantes, mas o Santos melhorou a postura, passou a figurar mais no campo ofensivo. Acontece que a marcação do Barcelona era implacável, não deixando Neymar levar vantagem em praticamente nenhuma jogada individual, principalmente o zagueiro Puyol, o melhor jogador do Barça na parte defensiva na partida de hoje. Muricy lançou Allan Kardec na vaga de Borges e tempo depois lançou Íbson na vaga de Ganso. Isto é, perdendo de 3 a 0 o cidadão que dirige o Santos lançava um volante na vaga de um meia de ligação. Mas aqui não vale perder tempo falando do que não acrescenta muito para o bom futebol, portanto, vou continuar falando do Barcelona. A equipe comandada por Pepe Guardiola tirou um, pouco o pé do acelerador e acredito que se isso não tivesse ocorrido o Santos poderia ter saído de Yokohama com uma goleada histórica. E para fechar a conta, Messi fez mais um golaço, driblando o goleiro Rafael e empurrando para o gol vazio.

Acredito que de todos os jogos do Barcelona do ano, esse tenha sido o de maior audiência no Brasil, pelo fato de ter sido contra uma equipe brasileira e pela propaganda feita pela Rede Globo, que transmitiu a partida. Quem já conhecia o Barça, viu mais uma grande atuação, e quem não conhecia, teve a oportunidade de conhecer, melhor dizendo, teve a felicidade de conhecer. O que eu mais espero é que esse jogo sirva para o povo brasileiro pensar em torno do futebol como um todo, como um espetáculo, como algo que pode encantar e ao mesmo tempo dar resultado, mas que mesmo quando o resultado não vem, a beleza que esse esporte pode proporcionar vale a pena. Ver o futebol como uma filosofia, pensar e compreender esse esporte além do placar final do jogo é algo bastante interessante e o Barcelona pode ajudar muito nesse caso.

Parabéns ao Barça, campeão do mundo de 2011

2 comentários:

  1. Danilo,

    tirando a imprensa brasileira, principalmente a pulista, ninguém esta assim tão surpreso com a derrota do Santos. O peixe depois da final da Libertadores não conseguiu manter o mesmo padrão de jogo, teve problemas de contusões e coisas do tipo, mas tirando Neymar, o resto não conseguiu apresentar o mesmo futebol. Muito pouco para vencer um time(seleção) como o barça, 4x0 ficou barato pela apatia do Santos.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Só discordo de vc Danilo quando diz que foi um dos melhores dos dias do Barcelona. Foi, na realidade, um dia típico, um treino-apronto para uma final de um só time. Se fosse um dos melhores dias do Barça, o placar real seria uns 7 a 0.
    Ainda falta muito pra Neymar e companhia decidir contra o Barça, infelizmente. Só nossa imprensas achava que o Santos teria condições de rivalizar contra o Barcelona. Um time que não conseguiu ganhar do Bahia na sua última partida com todos os titulares na Vila, jamais conseguira bater o melhor time do mundo. Ah, e na Recopa, com esse joguinho, vai ser outro baile da LAU.
    ABS
    Jean

    ResponderExcluir