terça-feira, dezembro 14, 2010

EM DIA INSPIRADO DE KIDIABA, MAZENBE ACABA COM SONHO COLORADO.

Por Danilo Dias

A zebra africana voltou a atacar. Depois de vencer o Pachuca, o Mazembe, da República do Congo, venceu o Internacional por 2 x 0 e se classificou para a final do Mundial Interclubes.

Durante quase toda a partida, o Inter mostrou nos 20 minutos iniciais, ser uma equipe superior, com mais qualidade e toque de bola. O time de Celso Roth jogou bem, chegou ao ataque e desperdiçou boas chances de abrir o placar. O Mazembe, por sua vez, apresentava uma defesa um tanto quanto atabalhoada, mas ao mesmo tempo a equipe mostrava vontade e forte marcação. Cruzamento da esquerda e Wilson Mathias cabeceou para defesa do goleiro Kidiaba. Ainda no começo de partida, Rafael Sóbis quase abriu o placar em duas oportunidades. Primeiro, o atacante colorado cobrou falta com perigo, depois recebeu cruzamento rasteiro da esquerda e bateu de prima para grande defesa do goleiro africano. Aos 15, Nkulukuta recebeu e arriscou, mas a bola saiu pela esquerda do gol de Renan. Pouco depois, mais uma grande chance do Inter. Bola alçada na área, Bolívar, no segundo pau, cabeceou para o meio e a bola rondou toda a área e ninguém apareceu para colocar para dentro. Pelo alto, apareciam as grandes chances coloradas, e aos 21, foi a vez de Tinga cabecear por cima da meta adversária. O Mazembe conseguiu equilibrar a partida na segunda metade do tempo e o jogo foi zerado para o intervalo. Se o Inter tivesse continuado a pressionar teria grandes chances de ir para o intervalo à frente no marcador.

O fato da partida estar empatada até ali pode ter sido determinante para o placar final. O Inter não começou o segundo tempo como o primeiro, talvez ansioso pelo primeiro gol. O envolvente e veloz time dos minutos iniciais da partida, deu lugar a um time desorganizado e desatento. Logo nos primeiros segundos, Kaluituka arriscou mas a bola foi para escanteio depois do desvio. D’Alessandro cobrou falta com perigo aos 3 minutos e quase abriu o placar. Mas era nítido que o Inter não conseguia jogar o futebol que é capaz. E aos 8 minutos veio o golpe fatal: Kabangu recebeu na área, a marcação permitiu que ele dominasse ajeitasse o corpo e chutasse no canto esquerdo de Renan, que não chegou nem perto da bola, que estufava as redes coloradas. Era o sonho começando a escorrer pelas mãos coloradas. Mas ainda havia esperança e Rafael Sóbis apareceu na cara de Kidiaba, mas chutou em cima do goleiro que fez outra defesa heróica. Apreensão, nítida no semblante de Celso Roth, que parecendo não acreditar no placar, tirou Tinga e Alecsandro para colocar Giuliano e Leandro Damião. E em poucos minutos em campo, Giuliano, o talismã dos gols decisivos, recebeu cara a cara e finalizou, mas Kidiaba, o melhor em campo, estava lá para salvar o Mazembe novamente. Cobrança de falta ensaiada pela esquerda e D’Alesandro recebeu sozinho, quase na marca, mas pegou muito mal na bola. Er ao reflexo da ansiedade colorada. O autor do gol, Kabangu quase fez mais um em cobrança de falta, mas Renan evitou. Em minha opinião, Roth errou feio ao tirar Tinga e manter dois volantes em campo, precisando de qualquer maneira do empate. E a sua última substituição foi, para mim, também equivocada: Oscar na vaga de Rafael Sóbis. Mesmo assim, o Inter ainda quase chegou ao empate com Nei arriscando de fora da área, mas a bola passou à esquerda. Consagrado até então, o goleiro Kidiaba ainda ajudou o Mazembe a aumentar o placar. Ele deu lindo lançamento na esquerda para Kalyiukuta, que avançou e chutou no canto direito de Renan, que viu a bola entrar e acabar com o sonho colorado de reconquistar o mundo.
Obviamente descontente com o resultado, Celso Roth, em uma atitude feia, deu as costas para o campo e foi para o vestiário após o apito final. Meses de preparação e ansiedade, para o fim pré coce e inacreditável para a torcida do Inter. Festa africana, expressa pela dancinha já tradicional do goleiro Kidiaba, um dos heróis da classificação do Mazembe. O sonho africano continua pra lá de vivo.

Um comentário:

  1. o GREMIO VAI TRAZER O MAZEMBE PRA JOGAR PRELIMINAR NA INAUGURAÇÃO DA ARENA. fOI UMA ÓTIMA INICIATIVA DA DIAMICA DIREÇÃO GREMISTA

    ResponderExcluir