Por Danilo Dias
Caros amigos,
Muitos que vão ler essa postagem não vão entender muito bem, vão achar que é uma brincadeira ou achar que este que vos escreve está sob algum efeito parecido com aquele que o Álcool gera no ser humano quando ingerido. Mas eu dou-lhes a palavra de que é realmente o que penso.
Hoje chegou ao fim mais uma edição do campeonato Brasileiro. Para variar um pouco, Muricy Ramalho foi o técnico campeão. Mais uma estrela pra ele no currículo. E esse título me fez refletir bastante. Aliás, vivo refletindo sobre esse esporte, pois sou apaixonado por ele.
Pode parecer ridículo, mas tente responder “por que Muricy é bom técnico?”. Parti do pré suposto que você, caro leitor, acha o tetracampeão brasileiro um bom técnico, o que pode ser uma inverdade.
Enfim, o fato em questão é que eu prefiro o Cuca, na profissão de treinador do que o Muricy. Acho que técnicos como o Cuca são raros e aparecem como uma luz no fim do túnel para aqueles que gostam de futebol. Muricy desperdiçou muita coisa no Fluminense durante o Campeonato Brasileiro. Tinha um time muito bom nas mãos, foi atrapalhado pro contusões é verdade, mas no geral, não vi ele acrescentar muita coisa pro futebol. E assim parece ser Muricy. Ele não liga muito pra esse negócio de jogar bem não. Ele quer ganhar. Cuca não! O comandante do Cruzeiro gosta de ver o seu time jogar bem, jogar bonito. E isso lhe rendeu um vasto currículo com muitas conquistas, se não em títulos, em satisfação pessoal, acredito eu. Reergueu o Botafogo, fez os alvinegros viverem momentos felizes, foi a duas semifinais de Copa do Brasil, duas finais de Estadual, liderou o Brasileiro por algumas rodadas, um dos melhores trabalhos da década. Esse Fluminense que hoje é o campeão Brasileiro, tem muito a agradecer ao Cuca, que tirou o time do buraco ano passado e montou uma base, que Muricy pegou em 2010 Títulos de fato, Cuca tem apenas um. Por enquanto. Quando falo em título, falo em taças, em ser o primeiro colocado, pois pra mim, o que Cuca fez com o Cruzeiro é um tão válido quanto um título. Creio que dentro de anos se torne o treinador mais vitorioso do Brasil! E torço por isso.
Muricy tem 4 brasileiros no currículo, muitos Estaduais e muita moral. A imprensa adora idolatrá-lo e até hoje não entendo muito bem o motivo. Acompanhei de perto seu trabalho no Fluminense até então. Nada me empolgou muito. Atuações burocráticas, um time muitas das vezes lento, sem criação, mas com muita aplicação na marcação. De fato isso não me empolga. Não me dá gosto de ver o Fluminense do Muricy jogar. Aquele de 2008 do Renato Gaúcho era muito mais empolgante. Afinal, será que Muricy não consegue fazer um time que empolgue? Ou será que ele não quer? De fato, não sei. Mas quando ele começa com sua retranca feia, nojenta me entristeço. Acho um retrocesso para o futebol. Com isso, o esporte perde a beleza, a magia e o encanto que lhe é peculiar.
Não estou sendo saudosista. Até porque tenho poucos anos de vida completados, e não posso ter saudade daqueles jogadores que não vi jogar. Uma pena! Provavelmente seria mais interessante ser saudosista ao falar de Pelé, Garrincha, Zico, Maradonna, entre outros, do que ficar vendo Muricy Ramalho ser idolatrado dirigindo um Fluminense que não empolgou. A torcida tricolor tem mais é que comemorar, pois tirou um peso de 26 anos das costas. Mas daqui a pouco quem terá que tirar o peso das costas é o futebol brasileiro. Dunga na seleção, Muricy campeão Brasileiro com futebol burocrático. Onde vamos parar? Vai ter um dia que aqueles que gostam realmente de futebol vão perder o encanto, pois não se pensa em fazer uma boa equipe, que jogue bonito, que faça o torcedor ter alegria de ver o espetáculo. Colocar um volante a mais em detrimento de um criador nato de jogadas, colocar um zagueiro para impedir que adversário penetre na área. Só se fala nisso. E o futebol de verdade onde fica? Talvez em algum outro lugar do mundo, como por exemplo Barcelona, onde existe um time que joga de fato, futebol.
Pois é. Eu não desisto. Continuo acreditando que no futuro os “Muricys” vão parar de ser idolatrados, para que os “Cucas” passem a ser mais valorizados. Em 2010, eu vi a Espanha campeã do mundo com um futebol primoroso. Vi o Dunga, sua falta de educação e sua seleção brasileira burocrática serem eliminadas da Copa do Mundode forma vergonhosa. Vi um Maradonna dirigir uma Argentina ofensiva, pra frente, dando um ótimo exemplo ao futebol mundial. Vi também uma Alemanha levinha, solta e empolgante. Vi o Barcelona ser campeão espanhol, e recentemente vencer o Real Madrid de José Mourinho por 5 x 0. Vi o Chile de Marcelo Bielsa fazer uma partida memorável e vencer a Suiça por 1 x 0. Quase vi o Cuca campeão brasileiro. Seria um presente para aqueles que de fato amam o futebol bem jogado. Mas ele foi vice. Está ali entre os líderes, daqui a pouco a sorte irá sorrir pra ele.
Barcelona de Joseph Guardiola, Chile de Marcelo Bielsa, Alemanha de Joachim Low, Argentina de Maradonna, Espanha de Vicent Del Bosque, Cruzeiro de Cuca! Ufa! O futebol não perdeu o encanto. Parece que as pessoas que perderam o encanto pelo futebol e gostam de assistir algo que é muito parecido, mas não é futebol.
Um forte abraços a todos!
Guardiola campeão de tudo em 2008-9, Bielsa levando o Chile a uma inédita oitavas-de-final em Copa do Mundo, Maradona parando apenas na máquina alemã de Joachim Löw, Del Bosque conseguindo melhorar o trabalho que já estava bom, Cuca levantando o Cruzeiro ao vice-campeonato brasileiro, Arsène Wenger liderando a Premiership com o Arsenal...
ResponderExcluirFelizmente, vivemos dias em que o futebol ofensivo dá resultado! E, mesmo que não desse, exemplos como esses citados alegram o coração dos que gostam desse esporte. Enquanto houver seguidores do futebol arte na função de técnico, o encanto permanecerá vivo. Apesar dos "Muricys"...
Abraços.
É complicado dizer, mas acho que o muricy ganhou esse campeonato muito na base do elenco do fluminense, ele tem reserva pra todas as posiçoes ao contrario do corinthians que perdeu o ronaldo campeonato todo e nao teve substituto.
ResponderExcluirO cruzeiro começou muito mal o campeonato e perdeu quando nao poderia perder, exemplo de sao paulo e atletico mineiro, ambos em casa.
Pra mim nao tem como discutir muricy, o cara venceu 4 dos ultimos 5 campeonatos, tudo bem que o estilo dele nao agrada, mas nao tem como contestar que ele é o cara do campeonato brasileiro!!