domingo, maio 15, 2011

COM O CARIMBO "CUCA" DE QUALIDADE.

Por Danilo Silveira

E o técnico Cuca, enfim, pode gritar "É CAMPEÃO" dirigindo a equipe do Cruzeiro. Foi difícil, foi suado, mas no fim, prevaleceu a qualidade do elenco cruzeirense e a busca incessante pelo gol na partida final. Muitos o consideram azarado ou amarelão, eu digo que muitas vezes a sorte não lhe bate a porta, mas a personalidade de suas equipes é algo fantástico de se ver. E hoje, mais uma vez, um Cruzeiro com personalidade e vontade de vencer foi visto em campo, e o título Mineiro vem como recompensa.

A Arena do Jacaré, como já era de se esperar, estava tomada apenas de torcedores Cruzeirenses, que incentivavam a equipe que precisava de uma "vitória simples" para conseguir o título. Sem dúvida, o adjetivo "simples" para essa vitória, significa vencer pelo placar mínimo, pois em campo, não se viu simplicidade, e sim, muita dificuldade.

Cruzeiro pressiona, mas 0 x 0 persiste.

O jogo começou equilibrado, com o Atlético não se encolhendo e a Raposa tentando chegar ao ataque. Aos 14, um lance muito duvidoso, Magno Alves recebeu na frente, e o goleiro Fábio saiu para desarma-lo, mas o impedimento foi assinalado. Vendo o Replay acredito que ele estava na mesma linha, só o tira teima para tirar por completo a dúvida. Aos poucos, o Cruzeiro foi chegando ao ataque e aos 22, cruzamento da direita, Serginho errou e a bola chegou até Roger, que de carrinho finalizou para boa defesa de Renan Ribeiro. Aos 24 minutos, o Cruzeiro dominava todas as ações do jogo, recompondo de maneira veloz e eficiente, buscando a penetração na zaga atleticana, que era difícil graças à grande quantidade de jogadores alvinegros no campo defensivo do Galo. Aos 28, de bola parada uma boa chance; Roger cobrou falta no canto esquerdo de Renan que defendeu bem. Aos 31, uma das melhores chances cruzeirense na primeira etapa, Renan Ribeiro saiu jogando mal, nos pés de Walysson, que errou ao tentar passar a bola para o meio. O erro fez o jovem atacante levar uma grande bronca de Roger, que liderava muito bem a equipe, jogando um belo futebol, que ele sabe muito bem, mas por vezes parece que esse jogador resolve aparecer causando polêmicas ou criando alguma situação ruim dentro do grupo. No minuto seguinte à chance desperdiçada pelo Cruzeiro, Magno Alves poderia ter aberto o placar para o Galo ao receber na frente, mas o Magnata demorou a finalizar e Gil, um gigante, chegou travando. E a marcação avançada do Cruzeiro era bem feita e aos 36, Gilberto interceptou um passe pela esquerda de ataque, trouxe pro meio pela linha de fundo e centrou, mas a bola foi desviada. Aos 39, um contra ataque Atleticano terminou com a finalização pra fora de Giovanni Augusto. Chegava ao fim a primeira etapa e com certeza a apreensão por grande parte dos torcedores celestes que lotavam o estádio aumentava.

Magno Alves perde gol incrível e Cruzeiro garante título no fim.

Faltavam agora 45 minutos para Cuca conseguir o segundo título de sua carreira. Dorival Júnior mexeu duplamente no intervalo, tirando os sumidos Mancini e Renan Oliveira, para as entradas de Claúdio Leleu e Richarlyson. O Cruzeiro começou a segunda etapa tentando acelerar o jogo e sufocar o Galo Mineiro. Aos 6, após escanteio cobrado da direita, Gil subiu para cabecear próximo ao ângulo direito do gol defendido por Renan Ribeiro. Cinco minutos mais tarde, Thiago Ribeiro achou Roger na área e o meia cruzeirense bateu colocado e consciente, mas a bola passou muito perto, à direita d
o gol. Aos 13, Dorival precisou fazer a terceira alteração, tirando Guilherme Santos contundido, para entrada de Bernart. Enquanto isso, Cuca não havia mexido, mas o treinador Celeste fez isso 5 minutos depois, sendo bastante ousado, tirando Éverton para colocar André Dias. Aos 21, Leandro Guerreiro falhou em uma saída de bola, Magno Alves recolheu a redonda, passou por Victorino e chutou para defesa de Fábio. O Atlético, talvez percebendo o esquema ofensivo do Cruzeiro, começou a tentar explorar com mais frequência os contra ataques, fazendo o torcedor viver momentos de fortes emoções em Sete Lagoas. Aos 24, Thiago Ribeiro achou André Dias pela direita da área e o atacante chutou para defesa de Renan Ribeiro. Cuca mexeu novamente, sacando Henrique para entrada de Fabrício. E aos 28, talvez o momento de maior angústia para o torcedor Cruzeirense; Magno Alves recebeu na frente, completamente desmarcado, em posição legal, só que o Magnata demorou para chutar e quando tentou cortar Fábio para direita, a muralha Celeste se agigantou, salvando o Cruzeiro. E no minuto seguinte, a explosão em Sete Lagoas: André Dias foi ao fundo pela esquerda, voltou atrás com Walysson, que cortou pro meio e chutou no canto direito de Renan Ribeiro para abrir o placar. Quase imediatamente, Cuca tirou Roger e colocou o zagueiro Leo, talvez para tentar segurar o Atlético, que certamente avançaria o time. Isso não significa que o treinador Cruzeirense tenha tornado o time defensivo, pois continuava com três atacante e um meia de ligação. De fato a equipe Alvinegra veio pra cima, mas o Cruzeiro criou duas boas chances de ampliar, em chutes de Walysson e Leandro Guerreiro, defendidos por Renan Ribeiro. Por volta dos 40 minutos, este que vos escreve ficou impossibilitado de ver o jogo, já que o sinal da transmissão da partida caiu, mas via Twitter, fiquei sabendo que o Cruzeiro havia ampliado0. Vendo o gol depois, vi que Fabrício cobrou falta na intermediária com um leve toque e Gilberto soltou a bomba no canto esquerdo, fazendo um bonito gol. Quando o sinal da tevê voltou, jogadores do Cruzeiro encontravam-se eufóricos a beira do gramado e Roger, que já havia sido substituído, dava a volta olímpica girando a camisa Cruzeirense, o que lhe rendeu a expulsão. Depois, fiquei sabendo que Gilberto eSerginho haviam sido expulsos, mas a essa altura nada tirava a fel
icidade do torcedor Cruzeirense e o segundo título da carreira de Cuca, o primeiro com a camisa do Cruzeiro.

Após o jogo, em entrevista coletiva, Cuca criticou o jornalista do Globo Esporte, que na última Sexta, dia 13, fez uma brincadeira chamada "A Uruca de Cuca". Enfim, aos poucos o trabalho do melhor técnico do Brasil vai aparecendo. Agora resta ao Cruzeiro comemorar e se preparar para o Brasileirão, que começa semana que vem. Fico feliz em ver o técnico Cuca vitorioso. Parabéns para ele, e é claro para dorival Júnior, que montou uma equipe, se não encantadora, enjoada e vendeu caro a derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário