sábado, julho 09, 2011

JOGO 10: SUPERIOR QUASE O JOGO TODO, PERU VENCE MÉXICO POR 1 A 0

Por Danilo Silveira
Depois do duelo entre Uruguai e Chile, México e Peru entraram em campo no mesmo estádio, na cidade de Mendoza. A equipe peruana pressionou grande parte da segunda etapa e foi premiada com um gol aos 37 da segunda etapa e agora está com quatro pontos, empatada com o Chile na liderança, mas atrás por causa do número de gols marcados. Já o México, é a única seleção que ainda não conquistou pontos até aqui nesta edição da Copa América.

Peru é superior, mas pouco cria na primeira etapa

Enquanto o México usava o mesmo time que foi derrotado para o Chile, o Peru trocou três peças da estréia para este confronto. Vargas e Lobatón, que entraram bem contra o Uruguai, além de Carmona, entraram na equipe titular, com as saídas de Yotún, Guevara e Revoredo. Nos minutos iniciais, o peru conseguiu assustar o gol mexicano em chutes de fora, com o arremate de Lobatón passando à direita e

com Guerrero obrigando o goleiro Michel a trabalhar. Se contra o Chile o México se acuou, contra o peru a equipe de Luis Tena estava mais solta em campo, tentando investidas no ataque. Quando tinha a bola nos pés, o Peru tentava sair jogando por baixo, fazendo a redonda rolar na grama. Porém, as chances de gol eram escassas. Giovani dos Santos era a figura que mais se destacava na equipe mexicana e aos 33, ele fez fila pela esquerda e chutou cruzado para defesa do goleiro Fernández. Sem muito mais, a primeira etapa chegou ao fim.


Peruanos voltam do intervalo a mil e são premiados com gol no fim


Na volta dos intervalo, Luiz Tena lançou Pacheco na vaga de Aguilar no México, enq
uanto o técnico uruguaio, Sergio Markarián, da equipe peruana, colocou Yotún na vaga de do lateral-direito Advíncula. Se no primeiro tempo o México se aventurou no ataque, no segundo isso aconteceu com menos freqüência. O Peru começou a mil, criando chances para abrir a contagem. Aos 5, após cruzamento das esquerda, Guerrero apareceu livre no segundo pau e sua finalização de cabeça saiu à esquerda do arqueiro adversário, próximo à trave. Aos 13, Vargas, um dos melhores em campo, que atuou pela ponta esquerda o jogo quase todo, recebeu na área e chutou cruzado, carimbando o poste esquerdo de Michel. O gol peruano parecia questão de tempo. Guerrero apresentava-se como uma das figuras mais perigosas do ataque peruano, mas o atacante do Hamburgo foi fominha ao tentar o chute da altura da meia-lua, quando Yotún passava em liberdade pela direita. Sobre os homens de frente do México, pouco pode se falar, já que a equipe mal conseguia ultrapassar a linha de meio-campo. Se com jogadas trabalhadas o Peru chegava próximo ao gol, o mesmo aconteceu em bola parada, quando Vargas executou cobrança de falta quase perfeita, com a bola tocando na trave esquerda e por pouco não entrando na gaveta. Aos 29, Ponce entrou na vaga de Chavez no México e quatro minutos mais tarde, guevara substituiu Cruzado na Seleção Peruana. Aos 36, o goleiro Michel saiu bem do gol, para se agigantar e parar o chute de Vargas pela ponta esquerda. O gol do Peru poderia ter saído em jogada bem trabalhada, com troca de passes, já que essa era a proposta da equipe. Mas se assim não foi possível, aos 37, após bate rebate na área, Guevara chutou cruzado pela direita e encontrou Guerrero, sem marcação,
em posição legal, debaixo do gol mexicano para empurrar para as redes e garantir a vitória peruana. Vale lembrar que contra o Uruguai, Guevara também serviu o atacante, quando os peruanos abriram o placar do jogo. Agora, o Peru estava chegando a quatro pontos e faltava um gol para a equipe ultrapassar o Chile e assumir a liderança do grupo C. Porém, a vitória mínima persistiu. Se tivesse conseguido vencer por 2 a 0, o Peru jogaria o último jogo, contra o Chile, precisando apenas do empate para terminar na frente do rival. Ballón ainda entrou na vaga de Lobatón no peru, enquanto no México, Peralta foi para o jogo na vaga de Aquino. Mas, nada mais alterava o marcador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário