domingo, junho 27, 2021

JOGO 38: COM EMOÇÃO ATÉ O FIM, ITÁLIA DERROTA A ÁUSTRIA NA PRORROGAÇÃO

 Por Danilo Silveira

Aqui é Eurocopa! Aqui é futebol! Na sua essência. Itália e Áustria fizeram em Wembley, um jogo com todos (ou quase todos) os ingredientes que um bom jogo de futebol requer. Duas equipes super arrumadas, que buscaram o gol quase a todo momento, cada uma da sua maneira.

O duelo começou com a Itália tenta do imprimir  velocidade e a Áustria tentando envolver a defesa adversária com um meio-campo altamente técnico. Tão logo, os papéis se inverteram. A Itália passou a ter a bola e tentar jogar com paciência para quebrar o sistema defensivo adversário , enquanto a Áustria passou a tentar explorar o contra-ataque veloz.

Veio o intervalo e o placar não foi alterado. Podemos dizer que a Itália foi superior na primeira etapa. Dominou mais o campo ofensivo, finalizou mais e esteve mais perto do gol.

A segunda etapa iniciou de maneira diferente que a primeira A Áustria voltou melhor, passou a ser mais incisiva no ataque. O tempo passava, o 0x0 persistia e o jogo se tornava cada vez mais dramático. As feições do torcedores nas arquibancadas davam o tom do clima da incerteza que o duelo produzia. A minoria da torcida austríaca gritou quando Arnautovic cabeceou para as redes de Donarumma. A maioria italiana no estádio vibrou quando o VAR indicou impedimento no lance, que acabou anulado.

Os grandes duelo são sempre suscetíveis a surgirem heróis, muitas das vezes improváveis. Insigne do lado italiano, Sabitzer do austríaco, talvez tenha. Sido os melhores jogadores de cada equipe na partida. Mas na hora de marcarem o gol, talvez tenham tudo um misto de erro com azar. Sabitzer pegou mal na hora de finalizar sozinho na área italiana. Insigne carimbou a trave austríaca. 

Veio portanto, do banco de reservas, a solução para balançar as redes. Em uma prorrogação de tirar o fôlego, as equipes marcaram 3 gols em 30 minutos, depois de 90 minutos de seca. E os 3 tentos foram anotados por jogadores que vieram do banco de reservadas.

Chinesa recebeu pela direita da área, driblou o marcador e bateu forte, cruzado. Golaço que botou a Azurra na frente aos 4 minutos da prorrogação. Péssima foi às redes ainda na primeira etapa da prorrogação, para ampliar a vantagem italiana. 

Mas a Áustria era valente, aguerrida. Kalajdzuc saiu do banco para o primeiro pau da área italiana, para cabecear e dar um pingo de esperança para a Áustria, ao vazar a defesa italiana, que não sofria gol há mais de mil minutos.

Fim de papo! Itália classificada! Áustria eliminada. Uma Ítália renovada, de novos conceitos, mas que ainda precisa evoluir muito para chegar no nível de seleções como Bélgica, França e Alemanha. Uma Áustria aguerrida, qualificada, organizada, que eu espero ver na Copa do Mundo do próximo ano.

A sequência da Euro promete! E muito. Em termos táticos, técnicos e em emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário