terça-feira, março 02, 2010

Brasil fecha preparação para copa com vitória.

O Brasil fez hoje sua última partida antes da copa do mundo. No estádio Emirates, na Inglaterra, a seleção de Dunga venceu a Irlanda por 2 x 0, com um gol contra e um belo gol de Robinho.

O esperado amistoso começou em ritmo lento, muita marcação e poucas chances de gol. A Irlanda chegou com perigo mas Júlio César impeiu o gol em boa cabeada da seleção irlandesa. O tempo passava e nenhuma chance clara de gol era criada. Assim, o primeiro tempo caminhava para o final, quando Robinho recebeu em posição irregular, invadiu a área, cruzou e o zagueiro irlandês cortou mal, marcando contra.

Sem mudanças, o Brasil voltou para o segundo tempo. Logo, o técnico Dunga resolveu mexer, sacando Adriano e Ramíres e colocando Grafite e Daniel Alves. Em seu primeiro lance, Daniel Alves roubou bola do zagueiro, driblou o goleiro e com gol vazio chutou desequilibrado de canhota pra fora. A partir daí, o Brasil começou a criar mais oportunidades, após cruzamento da direita, Robinho de frente pro gol chutou por cima. Maicon invadiu a área e chutou, mas a zaga cortou. A Irlanda viva e desenibida do primeiro tempo, deu lugar a um time apático e sem poder de reação. Assim, o segundo gol foi questão de tempo. Robinho tocou pra Grafite, que devolveu de calcanhar, Robinho entrou na área e colocou no canto esquerdo do goleiro. Ainda deu tempo para Dunga colocar Nilmar no lugar de Robinho, Luisão no lugar de Lúcio e Carlos Eduardo no lugar de Maicon. Final de jogo: Brasil 2 x 0 Irlanda

Dunga deu a entender que não levaria Ronaldinho Gaúcho à copa. Declarou à mídia que só levaria aqueles, que em seu entender, provaram no "tapete verde", o gramado, que tem condições. Sendo assim, mostrou-se incoerente. Ronaldinho Gaúcho tem duas copas na bagagem e muito futebol pra ir, na "Era Dunga", ele não foi bem. Porém, Kléberson e Carlos Eduardo jogaram muito pouco na seleção de Dunga. Outro ponto é que nessa linha de pensamento, a convocação de Grafite torna-se totalmente incoerente, já que Vágner Love, Diego Tardelli, Afonso e Hulk fizeram parte de outras convocações.

A ausência de um lateral esquerdo de fato, também é um ponto a se pensar. Gilberto e Michel Bastos jogam como meias em seus clubes, assim a seleção chega à copa sem ter um lateral esquerdo. Outro ponto a ser analisado, que inclusive pôde ser visto no jogo de hoje, foi a falta de criatividade da seleção brasileira, com isso, a dificuldade de penetração aumenta. Dunga hoje não tme um substituto para Kaká, certamente fica difícil achar alguém a altura do craque, porém não vejo alguém que possa substitui-lo taticamente. Gilberto poderia ser uma opção, mas não sei se passa na cabeça de Dunga colaca-lo no meio. Sendo assim, Dunga poderia abrir mão de um volante para chamar algum jogador com poder maior de decisão. Há muitos jogadores brasileiros que jogam mais avançados e têm potencial: Alex (ex-Inter), Alex (Fernebache), Thiago Neves (Hamburgo), Paulo Ganso (Santos), Juninho Pernanbucano e sem dúvida, Ronaldinho Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário