segunda-feira, julho 05, 2010

jogo 58 - Em jogo histórico, Uruguai avança nos pênaltis.

Jogo termina empatado no tempo normal e na prorrogação Gana desperdiça chance de avançar às semifinais. Na disputa por pênaltis, Loco Abreu garante classificação da azul celeste depois de cobrança com cavadinha.

O futebol de fato á fascinante. Uruguai e Gasna provaram isso. A certeza era uma: de que uma seleção que não era candidata ao título antes do início do mundial chegaria a semifinal. E isso não fez o jogo ser menos importante nem menos emocionante. Pelo contrário. O duelo foi um dos mais emocionantes até aqui na Copa do Mundo 2010, decidido nas penalidades máximas.

Sul americanos começam melhor mas africanos saem na frente.

O Uruguai começou o jogo assustando mais. Aos 10, Suárez recebu pela esquerda e chutou para defesa de Kingson. Aos 17, escanteio cobrado pela esquerda e a bola desviou em Mensah e o ggoleiro de Gana novamente fez boa defesa. Aos 22, saída de bola errada e o Uruguai puxou contra ataque, mas Forlán chutou a esquerda. Pouco depois, lateral cobrado da esquerda e Suárez arriscou d eprimeira para linda defesa de Kingson. E a partir daí Gana acordou. Aos 29, cruzamento da direita para linda cabeçada de Vorsah que passou rente a trave direita de Muslera.No minuto seguinte, Prince arrancou pela direita e tocou para Gyan que tocou de primeira para Gyan que completou rasteiro e a jabulani passou com perigo a esquerda. Aos 37, o técnico Tabárez precisou emxer na equipe, saiu Lugano machucado para entrada de Scotti. Logo deposi, bola alçada na área, Muntari apareceu por trás da zaga mas cabeceou mal. Inkoom cruzou da direita e Prince preparou linda bicicleta mas furou. De tanto tentar os africanos chegaram ao gol nos acréscimos. De muito longe, Muntari arriscou chute que parecia despretencioso, mas a bola fez curva e entrou no canto esquerdo do goleiro Muslera.

Forlán empata em cobrança de falta.

Veio a segunda etapa e o Uruguai tentava o empate. O técnico Tabárez colocou Lodeiro no lugar de Álvaro Fernández. Mas Gana não se encolhia, afinal buscava a primeira classificação da história de uma seleção africana para a semifinal de uma Copa do Mundo. E aos 9, Forlán jogou uma ducha de água fria nos africanos. Cobrança de falta pela ponta esquerda e a bola foi direto para o gol, pegando Kingson no contrapé, er ao empate uruguaio. Aos 12, Gyan recebeu na esquerda, em posição irregular, mas o árbitro mandou seguir e ele chutou apra defesa de Muslera. O jogo ficou bom. Forlán cruzou da esquerda, a bola passou pelo goleiro e Suárez completou no segundo pau de primeira, para fora. Aos 21, pênalti em Prince ignorado pelo árbitro, e na sequência do lance, Muntari, sozinho, chutou pra fora. Pouco deposi, linda jogada uruguaia pela esqeurda. Fucile tocou para Lodeiro que entregou para Suárez que soltou a bomba para defesa do goleiro. Aos 28, Forlán cobrou falta de longe a esqeurda na rede pelo lado de fora. O Uruguai buscava o gol para o jogo não garantir a classificação no tempo normal. Loco Abreu entrou no lugar de Cavani enquanto na seleção africana Appiah entrou an vaga de Inkoom. Aos 32, Forlán colocou na área, Suárez se abaixou para cabecear mas mandou a esquerda. A zaga de Gana falhou em saída de bola mas Máxi Pereira não aproveitou a chance e chutou por cima de fora da área. Assim, o jogo foi para prorrogação.

Jogo corrido e lance histórico na prorrogação.

Mesmo depois de 90 minutos corridos, as seleções continuaram com um ritmo forte nos 30 minutos de prorrogação. Asamoah arriscou de fora e a bola subiu. Appiah cruzou da direita e Gyan cabeceou por cima. Bola alçada na área e depois do desvio sobra para Forlán que chutou por cima. Parecendo ter mais perna, Gana foi pra cima. Bola alçada na área, Fucile cortou mal, Prince cabeceou e a bola passou perto. Logo em seguida Prince apareceu pela esquerda parecia que cruzaria, mas chutou direto e Muslera salvou. E no último minuto, um dos lances mais incríveis da Copa do Mundo 2010. Pantsil cobrou falta pela direita na área, depois do abte rebate, o atacante Suárez salvou chute em cima da linha e na sobra salvou uma cabeçada, também em cima da linha com a mão. Pênalti assinalado e o jogador foi expulso de campo. Gyan foi para cobrança e carimbou o travessão uruguaio. Do lado de fora, o herói Suárez vibrava mutio, o Uruguai estava vivo e o jogo foi para pênaltis.

Pênaltis

Forlán, Victorino, Scotti e Loco Abreu converteram pro Uruguai enquanto Maxi Pereira bateu pra fora. Gyan e Apiah marcaram para Gana enquanto Mensah e Adiyah tiveram suas cobranças defendidas por Muslera. Vitória uruguaia. Detalhe para última cobrança feita por Loco Abreu, que fazendo juz ao nome bateu com cavadinha, no meio do gol, garantindo a vitória. Ao final da partida, Gyan, que havia perdido o pênalti na prorrogação, chorava como uma criança, quase que inconsolável.

Grande jogo de futebol, bem disputado e emocionante. Tentando chegar a uma final após 60 anos, o Uruguais enfrenta a Holanda pelas semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário