segunda-feira, julho 05, 2010

Jogo 57 - Cabeça tira o Brasil da Copa do Mundo.


Por Danilo Silveira


Equipe comandada por Dunga faz 1 x 0, mas descontrolada emocionalmente cede virada com dois gols de jogadas aéreas.

O jogo foi tenso desde o apito inicial. A seleção brasileira parecia que estava em uma guerra. Robinho, Daniel Alves, Felipe Melo, Dunga, pareciam que não estavam preparados para disputar um jogo decisivo de Copa do Mundo. Enquanto isso, do outro lado, uma Holanda fria, consciente e qualificada.

Jogo começa quente e Brasil abre o placar.

Logo nos primeiros minutos, deu pra perceber que os ânimos estavam exaltados. Descontrolado, Robinho fez cara feia e encarou um adversário, e por pouco não se estabeleceu uma confusão. Falando de futebol, aos 7, Daniel Alves recebeu na frente e rolou para Robinho balançar as redes, mas já havia sido marcado impedimento do meio campo brasileiro. Porém, três minutos depois os canarinhos abriram o placar. Do campo defensivo, Felipe Melo deu lindo passe para Robinho, que tocou de primeira na saída de Stekelenburg, balançando as redes holandesas. No minuto seguinte, Kuyt arriscou da esquerda e Júlio César pegou. E pouco depois vieo um lance polêmico. Kaká foi derubado dentro da área e o árbitro não assinalou o pênalti. Mas o Brasil quase ampliou o marcador com o zagueiro Juan, que recebeu passe de Daniel Alves da direita mas bateu por cima. Mesmo atrás no placar, a Holanda não se lançava toda ao ataque, parecia consciente do que estava fazendo. Aos 30, linda jogada com o jeito brasileiro de jogar futebol. Pela esquerda, Robinho tocou para Luis Fabiano que deu um sutíl toque para Kaká que bateu colocado no canto esquerdo de Stekelenburg que salvou a Holanda em linda defesa. Aos 36, Michel Bastos recebeu amarelo por faltas sequenciais em Robben. O último lance de perigo veio em chute de Maicon que passou a esquerda do goleiro que ainda tocou na bola, mas o árbitro assinalou tiro de meta.

Dois gols de cabeça e virada holandesa.

A laranja voltou para a segunda etapa saindo mais para o jogo em busca do empate. Aos 4, Sneijder recebeu livre no meio mas chutou mal. E aos 8, veio o empate. Michel Bastos fez falta em Robben pela ponta direita. A Holanda cobrou rápido e Sneijder colocou a bola na área, Júlio César saiu mal e Felipe Melo cortou errado e a bola morreu no fundo das redes. E a partir daí, o Brasil se perdeu no jogo. Com Michel Bastos pendurado e com a incumbência de marcar Arjen Robben, Dunga optou por substituí-lo por Gilberto. Aos 20, Kaká teve a chance de recolocar o Brasil na frente em chute colocado que passou perto, à esqeurda do gol. E no minuto seguinte veio o golpe que destruiu o Brasil. Escanteio cobrado da direita, Kuyt desviou na primeira trave e Sneijder, livre, cabeceou para o gol e saiu batendo na testa comemorando a virada. A missão do Brasil se tornou muito complicada. A equipe mostrava dificuldade na criação enquanto a Holanda marcava bem. E aos 27, a situação ficou dramática. Felipe Melo cometeu falta em Robben e pisou no jogador caído, sendo expulso de campo. Era o reflexo de uma seleção que não estava pronta para lhe dar com a adversidade. Perdido, Dunga tirou o atacante de referência Luis Fabiano e colocou Nilmar. O Brasil ficou exposto ao contra ataque e desorganizado saiu em busca do empate. Bola alçada na área, depois do desvio, Lúcio pegou de primeira e a zaga cortou. Nova bola na área que passou por todo mas nenhum brasileiro apareceu para escorar para as redes. Aos 38, Sneijder tocou para Van Persie, recebeu na frente e chutou rasteiro para defesa de Júlio César. Quando Daniel Alves se preparou apra cobrar falta perigosa, a torcida brasileira lembrou do gol do jogador contra África do Sul na Copa das Confederações, mas dessa vez, ele não teve sucesso na cobrança. Final de partida. Holanda 2 x 1 Brasil.

Mais um gigante deu adeus à Copa do Mundo. Uma seleção brasileira descaracterizada, nervosa e sem criação sucumbiu a uma Holanda, que mesmo sem ser brilhante, soube explorar sues pontos positivos e tirar proveito do descontrole brasileiro. Agora, a laranja etá nas semifinais e pega o vencedor do jgoo entre Uruguai e Gana, que acontece ainda hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário