quinta-feira, setembro 23, 2010

A coerência e elegância de Mano Menezes.

Mano está indo muito bem na seleção brasileira. Deixo de lado os resultados e as atuações ao falar isso. Até porque só houve de fato um amistoso. Mas a coerência, a forma de falar, o jeito e as atitudes do técnico perante a imprensa é algo aplausível. Nos acostumamos com Dunga e a guerra com a mídia, mas em troca, recebemos um Mano alegre, descontraído e sério ao mesmo tempo. Algum Deus do futebol atuou não deixando Muricy assumir a seleção. Nosso futebol só tem a ganhar. Hoje, mas uma convocação, mais uma vez eu gostei.

Mano parece seguir uma linha de raciocínio, onde dá preferência a jogadores jovens e leves. Assim é sua equipe. Ao maior estilo Espanha. Inclusive, o treinador já disse que pode adotar o esquema de jogo do Barcelona, onde atua grande parte dos jogadores da equipe espanhola, atual campeã mundial. Assim, segue a lista de hoje:

Goleiros
Victor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Mariano (Fluminense)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano Correia (Barcelona)

Zagueiros
David Luiz (Benfica)
Alex (Chelsea)
Thiago Silva (Milan)
Rever (Atlético-MG)

Volantes
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Corinthians)

Meias
Carlos Eduardo (Rubin Kazan)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Wesley (Werder Bremen)
Giuliano (Internacional)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Nilmar (Villarreal)

Reparem a leveza da equipe. Esse deve ser o ponto cahve do time de Mano daqui em diante. Criticavam-me quando eu criticava o Luis Fabiano na seleção brasileira. Está aí, parece que ninguém sente mais falta dele. Não era contra o seu nome estar na lista de convocados, mas ele era a válvula de escape, a seleção dependia muito dele, e não pode ser assim.
Olho nos quatro volantes de Mano. Qual o mais importante? Qual o melhor? Não sei. Depende. Varia. Assim deve ser uma seleção. Uma equipe equilibrada, uniforme, onde todos tem condições de serem titulares. Não dá para citar um craque nessa seleção. São vários. Mas muito mais do que isso. O grupo é forte. A união dessas peças é o ponto chave.
Para quem assistiu a Copa, assim era a Espanha.

Ainda devem entrar jogadores nessa seleção. Ronaldinho deve aparecer em listas futuras. Apesar de Adriano, o imperador, não ser leve como os jogadores de ataque de Mano, ele pode estar presente em listas futuras, pois é um dos atacantes mais completos do mundo.
Talvez só no Brasil tenhamos um número tão grande de talentos para deixarmos de fora da seleção volantes com Willians e Íbson, para formamos uma boa zaga sem Lúcio e Juan, uma lateral direita forte sem Maicon e por aí vai.

Ah! Só mais uma observação. Depois de estar envolvido em polêmicas no Santos, Neymar não foi convocado. Achei a atitude acertada do técnico Mano Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário