domingo, outubro 31, 2010

BORUSSIA VENCE MAINZ E ASSUME A PONTA DA BUNDESLIGA.


Por Danilo Silveira

Líder e vice-líder da Bundesliga, Mainz 05 e Borussia Dortmund se enfrentaram hoje em um bom jogo de futebol no Stadion Am Bruchweg. Após o apito final, o torcedor do Borussia pôde comemorar a vitória por 2 x 0 que fez a equipe assumir a ponta da tabela.

Empurrado por sua torcida o Mainz tomou a iniciativa do jogo e tentou pressionar o adversário nos primeiros minutos. Mas a primeira grande chance foi dos visitantes, com Lucas Barrios, que depois de lindo passe de Schmelzer, ficou cara a cara com o goleiro mas tocou rasteiro pra fora a direita. Aos 17, bola atrasada para o goleiro Wetklo, do Mainz , ele se atrapalhou e por pouco a bola não entrou. O Borussia começou a se soltar no jogo e ser melhor que a equipe da casa. E aos 26, Kagawa tocou para Gotze que carregou da esquerda pro meio e chutou para abrir o placar. Festa da torcida visitante que comparecia em bom número ao estádio. E aos 33, Schmelzer chutou de fora e quase ampliou, mas Wetklo espalmou para escanteio. Assim o jogo foi para o intervalo, o Borussia conseguiu conter a pressão do Mainz e aproveitou os erros defensivos para começar a segunda etapa em vantagem.

O técnico T. Tuchel trocou Bungert por Risse no intervalo e o Mainz começou a segunda etapa melhor. Logo no início, Allagui apareceu pela esquerda e cruzou para Szalai que sofreu pênalti. Era a grande oportunidade dos donos da casa empatarem o placar e colocarem fogo no jogo, mas Polanski bateu no canto esquerdo e Weidenfeller pulou para defender. Mas o Mainz não desistiu e continuou pressionando, com um toque de bola muito bom, mas a zaga do Borussia dava pouco espaço dificultando a criação. Aos 18, Kagawa arriscou de fora da área e Wetklo fez boa defesa. Três minutos depois saiu o segundo gol do Borussia. Gotze apareceu pelo meio e abriu na esquerda para Barrios, que driblou o goleiro e completou para as redes. O gol freou um pouco o ímpeto da equipe da casa, que já não pressionava tanto quanto no início. O técnico do Borussia precisou tirar o zagueiro Hummels da partida e colocou o brasileiro Felipe Santana. Pouco depois, T. Tuchel sacou Holtby para colocar Schurrle, mas o panorama do jogo era o mesmo. Aos 30, Fuchs cobrou falta com perigo e Weidenfeller espalmou para escanteio. Com o resultado positivo, J. Klopp fez duas alterações até o fim do jogo, tirando os autores dos gols Gotze e Lucas Barrios para colocar Lewandowski e Antonio da Silva, enquanto no Mainz, Ivanschitz entrou na vaga de Allagui. O apito final não demorou a soar e o Borussia é o novo líder da Bundesliga.

O Mainz não fez uma partida ruim. A equipe mostrou qualidade e alguns jogadores já despertaram a atenção do técnico da seleção alemã Joaquim Low. A disputa promete ser acirrada no campeonato alemão nessa temporada. Por enquanto 25 x 24 para o Borussia, em apenas 10 rodadas disputadas.

Um comentário:

  1. Quase dois meses depois dessa postagem, cá estou para dizer que pela primeira vez assisti o Borussia Dortmund de Jürgen Klopp jogar. Chato o fato do time ter sido eliminado pelo Sevilla na Liga Europa, mas empolgante por perceber que Joachim Löw não está sozinho em sua filosofia de jogo: assim como a seleção alemã, o Dortmund apresenta um futebol ofensivo e comprometido com o ataque através do toque de bola. Ótimo para o futebol! Se transmitirem Borussia e Mainz no segundo turno, me chama!

    Abraços.

    ResponderExcluir