terça-feira, dezembro 07, 2010

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O BRASILEIRÃO 2010

Por Marcos Freitas

E chega ao fim mais um Campeonato Brasileiro. E que alegria, que emoçãover um país inteiro unido, torcendo por seu time, secando seus adversários,chorando e sorrindo, pulando de alegria e agonizando na mais profunda dor.Esse é o futebol. Talvez para quem não entenda ou não goste, pareçabobeira, mas pare pra pensar: o que mexe tanto com a massa quanto o futebol? Dentro das quatro linhas, o enredo previa uma festa em verde, branco egrená. Diante do Engenhão lotado por mais de 40000 guerreiros(literalmente, se lembrarmos a guerra que foi para adquirir ingressos), umafesta poucas vezes vista na história do futebol brasileiro. Uma união ecumplicidade time e torcida que enche os olhos e emociona. Este 05/12 entrapra história como o dia do orgulho tricolor. A entrada em campo, reservavao 1º mosaico já feito no João Havelange. Estreia em grande estilo.

No início do jogo, o Flu demonstrava extrema ansiedade e surpresa diantede um Guarani, fraco tecnicamente, mas que não deixava falta vontade,organização tática e um Apodi sempre perigoso e aterrorizando o ladoesquerdo da zaga tricolor. No primeiro tempo, chance mesmo, apenas umafurada de Emerson, e uma cabeçada de Fred para fora. Os empates deCorinthians e Cruzeiro, beneficiavam o Tricolor Carioca.

No segundo tempo, a bronca de Muricy parece ter surtido efeito. O time mostrava mais desenvoltura e encurralou o Bugre campineiro. Até que apóscruzamento da esquerda, Washington resvalou de cabeça e Emerson, o sheikchutou entre as pernas de seu xará goleiro para explodir uma alegria, nuncasentida há 26 anos. Com o 1 a 0 no marcador, o Flu mostrou a calma epaciência tão características do eficiente time tricolor ao longo do Campeonato. Após o apito final do campeonato a celebração do time e torcidade guerreiros. Se lembrarmos da caminhada do Flu, é difícil questionarmos o merecimentodeste título. O time, era o último colocado do campeonato, com 98% dechances de ser rebaixado. Passou por todas as posições, se somarmos o fimdo Brasileirão 2009 e toda a competição deste ano. Até chegar ao topo.Ontem, mais do que nunca o canto da torcida tricolor foi honrado: "É por isso que eu canto, que eu visto esse manto, orgulho de ser tricolor". O Cruzeiro derrotou o Palmeiras por 2 a 1 e fechou a competição com um merecidíssimo 2º lugar com 69 pontos. Na libertadores, é grande a possibilidade de revanche com o Corinthians, caso o time do Parque São Jorge passe da pré-libertadores. Por falar no alvinegro centenário, a equipe conseguiu a proeza de empatar com o Goiás por 1 a 1 e nem pôde sonhar com o título. Vale um registro da incompetência dos corintianos que conseguiram vencer três dos quatro confrontos diretos e ainda assim, terminar atràs de Cruzeiro e Flu.

Na disputa pelo 4º lugar, o Grêmio atropelou o Botafogo, pessimamenteescalado por Joel Santana por 3 a 0. André Lima, Jonas e Douglas fizeram afesta dos mais de 40000 gremistas presentes ao Olímpico. Com esteresultado, o tricolor Imortal, precisa torcer contra o Goiás para ficar coma derradeira vaga à maior competição sul-americana.

Na briga para não cair, tristeza na Boa Terra. O Vitória não conseguiubater o Atlético-GO, empatou por 0 a 0 e retorna à Série B, num caminhomuito parecido com o do Sport ano passado. Após ótima campanha no 1ºsemestre, o time foi ao fundo do poço e mesmo tendo um time quetecnicamente não está entre os quatro piores foi rebaixado.

Abaixo, destaques positivos e negativos da competição: Pontos positivos:

- Conca - Disparado, o craque da competição. Seu futebol combina com seujeito pessoal. Sem vaidades, com humildade, dedicação e discreto. Este é Darío Conca, que conseguiu jogar todas as partidas da campanha tricolor.Sem ele, o título seria muito complicado.

- Cuca - Fez o bom time do Cruzeiro jogar uma bola redondinha. Um futebol que encheu os olhos dos amantes do futebol. No fim, um merecido 2º lugar deum time, que se tivesse iniciado melhor o campeonato, poderia brigar maisfortemente pelo título.- Renato Gaúcho

- O tão contestado técnico, assumiu um fragilizado Grêmio na 16ª posição. Levou o time à 4ª colocação e fez o time gaúcho jogar bola.Aproveitou o melhor de Jonas, Douglas e André Lima além de montar umasólida defesa.

- Atlético-PR- O Furacão começou mal a competição, mas reagiu comandadopelo incansável e polivalente Paulo Baier. É admirável a regularidade domeia que por onde passa faz sucesso. Méritos também para PC Carpegiani e Sérgio Soares que mantiveram o Furacão sempre na briga pela Libertadores.

- Bruno Cesar - Uma grata surpresa vinda do ABC Paulista, o meia corintianoassumiu a responsabilidade de comandar a equipe do Parque São Jorge.Eficiente, participou de grande parte dos gols do time.

Pontos Negativos:

- Flamengo: Um ano de pesadelos para o rubro negro carioca. Participações discretas nas 3 competições disputadas, confusões dentro e fora do campo, seu ídolo preso. O 14º lugar ficou de bom tamanho diante de tamanhaincompetência e azar. Muita coisa deve ser mudado pela Diretoria para queos tempos de glória possam voltar ao Mais Querido do Brasil.

- São Paulo: O Tricolor Paulista, papa-títulos da década, passou pelosegundo ano seguido sem conquistar nenhum torneio. Mas a irregularidade foimarca da campanha de um dos melhores elencos que ainda sente muita falta daperda de Muricy Ramalho. O sinal vermelho está ligado no Morumbi.

- Palmeiras: Alguém se lembra do último grande título do Verdão? Pois é, omais expressivo foi a Libertadores em 99. Depois disso, somente uma Série Be um Paulistão. Felipão chegou com todas as pompas de um pentacampeãomundial, mas não conseguiu fazer o limitado time alviverde jogar um bom futebol.

- Luxemburgo - Mais um ano ruim para Luxa. Pelo Atlético Mineiro, chegoucom status de manager, manda-chuva do futebol. Saiu pela porta dos fundos e ao assumir o Flamengo, onde conseguiu fazer apenas uma campanha mediana. É horade rever conceitos.

Seleção do Campeonato: Fábio (CRU); Mariano (FLU), Dedé (VAS), Léo (CRU), Diego Renan (CRU);Marcos Assunção (PAL), Bruno Cesar (COR); Conca (FLU), Montillo (CRU);Jonas (GRE), Neymar (SAN) - Técnico: Renato Gaúcho (GRE)

Craque: Conca (FLU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário