quinta-feira, dezembro 09, 2010

INDEPENDIENTE VENCE SUL AMERICANA E AJUDA UM GRÊMIO DEPENDENTE. GOIÁS FAZ PARTIDA ÉPICA E ESTÁ DE PARABÉNS.

O jogo de ontem me levou a crer que um deus do futebol argentino atuou no gramado do estádio Libertadores de América. É a explicação plausível que me faz acreditar que realmente o Independiente é o campeão da Copa Sul Americana 2010. Gols espíritas, traves salvadoras e festa de uma torcida enlouquecida de alegria e emoção. O gigante, papão de Libertadores, ressurge e volta ao torneio intercontinental depois de 6 anos.

Logo no início de partida viu-se que o jogo seria tenso. Percebeu-se também que o Goiás não pretendia encolher-se. Aos 2, Rafael Moura abriu na direita para Douglas que bateu por cima. Em um lance pouco depois, foi marcado impedimento do atacante esmeraldino e a primeira discussão do jogo, dele com o goleiro Navarro, que reclamou algo com o H-men. Depois foi a vez de Tuzzio, no campo de ataque dá uma forte entrada de carrinho em Marcão, mas Oscar Ruiz deu apenas a falta. Os brasileiros não estavam muito afim de entrar na pilha. Empurrado por sua apaixonada torcida, o time argentino chegou ao primeiro gol, aos 18. Cobrança de falta ensaiada encontrou Matheu no meio da área, ele chutou para defesa de Harley, mas no rebote, Velázquez, livre, empurrou para as redes. Talvez a primeira intervenção do deus futebolístico nascido em terras hermanas. O jogador estava cerca de 30 centímetros apenas, em posição legal. Três minutos depois, Wellington Saci cruzou da esquerda e Rafael Moura, pra quem dou o troféu de melhor em campo, cabeceou no contrapé de Navarro e empatou a partida. Sentindo que a coisa precisava melhorar, novamente o deus argentino atuou. Enfiada de bola na frente, e Ernando chegou para afastar o perigo da área, mas incrivelmente a bola tocou em Parra e foi na direção do gol goiano, com o goleiro Harley batido no lance. Mas incrível é que o jogador que receberia o lançamento estava cerca de 10 centímetros apenas, em posição legal. Ainda tinha mais obras divinas na primeira etapa. Cruzamento da esquerda, Barra divide no alto com Marcão e os dois jogadores caem. Graças a lei da gravidade depois da bola subir ela descaiu, mas o surpreendente é que ela caiu justamente nos pés de Parra que no chão completou pro gol, fazendo o terceiro. Acho que Harley poderia ter saltado na bola, mas foi pego de surpresa. Com gols espíritas e a torcida feliz, Oscar Ruiz apitou o fim do primeiro tempo.


Depois de um longo intervalo, que ultrapassou bastante os 15 minutos estabelecidos pela FIFA, a segunda etapa inciou-se e parecia que o Independiente tentaria sufocar o Goiás. Parra arriscou para linda defesa de Harley. Mas logo o jogo mudou drasticamente de figura. Otacílio Neto arriscou uma bomba em cobrança de falta mas a bola saiu. Pouco depois, o atacante esmeraldino recebeu lançamento e chutou para as redes, mas o impedimento foi assinalado. Aos poucos o Goiás se soltava no jogo. Mas um daqueles cruzamentos que se tornam finalizações, executados por Cabrera, quase resultou no quarto gol argentrino. Daí em diante só deu Goiás. O que a equipe de Arthur Neto fez é aplausível. Rafael Moura recebeu na frente, driblou dois marcadores mas chutou em cima do goleiro. O Goiás vinha pra cima e encontrava um adversário demonstrando cansaço físico. Pelo lado argentino, Gómez entrou na vaga de Martínez, já no Goiás, saiu Douglas para entrada de Éverton Santos. Pouco depois foi a vez de Rodríguez dá lugar a Gracián. A equipe esmeraldina mostrava estar preparada para uma dura batalha, demonstrando um preparo físico invejável. Otacílio Neto, machucado, deu lugar a Felipe, que entrou muito bem. Aos 39, Rafael Moura arriscou para defesa de Navarro. E perto do fim, ele poderia ter feito o gol do título depois de receber cobrança de lateral na área, mas chutou para fora.

Prorrogação


Veio o tempo extra, e nos primeiros 15 minutos, muita correria, disposição e de lance realmente perigoso, um chute cruzado de Felipe que passou a esquerda do gol. Mas na segunda etapa o jogo esquentou. Maxi Velázquez entrou na vaga de Fredes, mas o Independiente mostrava sinais de fraqueza. O Goiás veio para cima e dava pintas que o Independiente não seguraria o resultado. O lance mais incrível aconteceu quando Rafael Moura cruzou da direita, a bola passou pelo goleiro e Rafael Tolói, quase sem ângulo carimbou a trave de cabeça. Foi o tal do Deus argentino, dessa vez impedindo o gol esmeraldino. Escanteio cobrado da esquerda, depois do desvio, Marcão cabeceia para defesa do goleiro e na sobra a bola é empurrada para as redes,mas o impedimento é assinalado. O Goiás sufocava e tentava de qualquer maneira o gol, mas veio o apito final e tudo seria decidido nos pênaltis. E para tristeza esmeraldina, melhor para o Independiente. Talvez a última ação do Deus argentino aquela noite. A cobrança de Felipe no canto direito tocou caprichosamente na trave, para festa argentina e gremista. Com o resultado, o Grêmio consegue a última vaga na Libertadores. Um prêmio para os 43 pontos conquistados por Renato Gaúcho no segundo turno do Brasileirão. Com o resultado, o Flamengo também consegue a última vaga brasileira na sul americana 2011. Até quando não depende de si, o Grêmio parece ser imortal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário