quinta-feira, dezembro 16, 2010

NA BASE DA RAÇA, NAPOLI VENCE STEAUA E AVANÇA.


Por Danilo Silveira

Foi suado e sofrido, mas o Napoli conseguiu se classificar da fase de grupos UEFA Europa League. O 0 x 0 persistia até os 47 do segundo tempo, quando Cavani cabeceou para o fundo das redes do Steaua Bucareste, para festa dos torcedores presente no Estádio San Paolo.

A equipe italiana começou o jogo trocando bons passes pelo meio, mas a forte marcação romena impedia a penetração. Aos 9, poderia ter saído o primeiro, quando Vitale veio costurando pelo meio da zaga, tocou para Hamsick, que passou para Cavani, que na cara do gol bateu por cima. O Steaua respondeu aos 14 em rápido contra ataque, onde Ricardo Gomes limpou a zaga mas seu companheiro completou para fora. Hamsick trouxe da direita para o meio e arriscou, mas a bola saiu a esquerda do gol. O eslovaco e Zuniga eram os jogadores que tentavam acelerar o ritmo do jogo, mas o Steaua marcava bem e buscava um contra ataque mortal. Antes do apito final da primeira etapa, Ricardo Gomes ainda teve boa chance pelo alto, mas cabeceou no meio do gol para defesa de De Sanctis.

O Napoli voltou para segunda etapa precisando marcar um gol a qualquer custo e isso talvez tenha gerado afobação na equipe, que não conseguia envolver a equipe adversária. Canpagnaro deu lugar a Sosa, que pouco depois de entrar em campo, cobrou falta da esquerda, a bola passou por todo mundo e o goleiro Tatarusanu fez boa defesa. O técnico Mazzarri colocou Dumitru na vaga de Yebda, mas a equipe continuava enfrentando dificuldades. O tempo foi passando e os jogadores napolitanos começaram a se desesperar. Maggio deu forte entrada em Surdu e poderia ter sido expulso mas recebeu apenas amarelo. Pouco depois, Paulo Canavarro foi de encontro ao corpo de Ricardo Gomes e com força desproporcional e levou apenas amarelo também. O jogo ficou tenso e o empate persistia. Dossena entrou na vaga de Vitale e os italianos tinham pouco tempo para conseguir o gol. Duas grandes chances apareceram. Primeiro Maggio cabeceou por cima, depois Cavani recebeu pela direita e chutou carimbando a trave. Não parecia ser o dia de gritar gol no estádio San Paolo, mas quando tudo levava a crer que a partida terminaria empatada veio o grito de alívio da torcida: Escanteio cobrado da esquerda e Cavani, no primeiro pau, cabeceou para estufar as redes adversárias. Antes do apito final, confusão em campo e um jogador da Romênia apontou para o árbitro seu rosto, que estava sangrando. Paulo Canavarro recebeu o vermelho no lance.

Na garra, na base do coração, o Napoli está vivo na UEFA Europa League.
Confira abaixo os grupos já definidos:


Grupo D
1 Villarreal (ESP) 12
2 Paok (GRE) 11
3 Dynamo Zagreb (CRO) 7
4 Brugge (BEL) 3

Grupo E
1 Dynamo de Kiev (UCR) 11
2 Bate Borisov (BLR) 10
3 AZ Alkmaar (HOL) 7
4 Sheriff (MOL) 5


Grupo F
1 CSKA Moscou (RUS) 16
2 Sparta Praga (TCH) 9
3 Palermo (ITA) 7
4 Lausanne (SUI) 1


Grupo J
1 PSG (FRA) 12
2 Sevilla (ESP) 10
3 Borus. Dortmund (ALE) 9
4 Karpaty (UCR) 1


Grupo K
1 Liverpool (ING) 10
2 Napoli (ITA) 7
3 Steaua (ROM) 6
4 Utrecht (HOL) 5


Grupo L
1 Porto (POR) 16
2 Besiktas (TUR) 13
3 Rapid Viena (AUT) 3
4 CSKA Sofia (BUL) 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário