sexta-feira, dezembro 03, 2010

ÚLTIMA RODADA DO BRASILEIRÃO.

Por Danilo Dias

A última rodada do Brasileirão 2010 começou ontem com a vitória do Inter, fora de casa, sobre o lanterna Prudente. Mas as fortes emoções mesmo estão guardadas para o final de semana. Três times disputam o caneco, duas equipes lutam por uma possível vaga na Libertadores e apenas dois times duelam entre si para ver quem vai Cair para e série B e quem vai permanecer na elite. Como é natural dos campeonatos de pontos corridos, alguns jogos desta última rodada não decidem nada e pode-se considerar “jogos de férias”

Vasco x Ceará – Em São Januário, o Vasco se despede de sua torcida no ano em que voltou à série A. A equipe começou o campeonato mal, mas depois da chegada do treinador PC Gusmão, se reergueu, ficou um longo período invicta, mas perdeu força e se contenta com uma vaga na sul-americana. O Ceará é outro que voltou esse ano para a elite do campeonato brasileiro. Chegou a figurar entre os líderes durante as primeiras rodadas, mas durante a parada pra Copa perdeu o técnico PC Gusmão justo apra o adversário do próximo domingo, não conseguiu manter a média de pontos e chegou a ficar lá por baixo da tabela algum tempo. Vaga na Sul americana a ser comemorada pela imensa torcida cearense que deu um show enchendo o Castelão durante toda a competição.
Atlético-PR x Avaí – Mais um jogo da “colônia de férias”. Garanto que o Furacão gostaria que o jogo valesse algo enquanto o Avaí está aliviado por não estar decidindo nada com esta partida. Isso porque até uma rodada atrás, o Furacão lutava por uma vaga na Libertadores enquanto os catarinenses lutavam para não cair. Com o empate diante do Ceará no Castelão, o Atlético-PR viu as chances de Libertadores irem pelo ralo. Já o Avaí, venceu o Santos em uma virada espetacular, eliminando qualquer chance de rebaixamento.

São Paulo x Atlético-MG – Depois de quase uma década disputando a taça Libertadores, o São Paulo está fora do maior torneio do continente. Em uma modesta nona colocação, o tricolor paulista vai disputar a Copa do Brasil. O Galo teve um ano conturbado. Depois de vencer o Mineiro, a equipe começou o campeonato muito mal e esteve durante a maioria da competição na zona de rebaixamento. A chegada de Dorival Junior melhorou a posição dos mineiros na tabela e a equipe escapoui do rebaixamento antes mesmo da última rodada.

Goiás x Corinthians – Jogo que pode decidir o título. Os goianos estão com a cabeça na Copa Sul americana, pois já estão rebaixados no brasileirão e podem até perder por um gol na Argentina que sagram-se campeão do torneio que garante vaga para a Libertadores. Por isso, vão a campo poupando titulares e reservas, com um time com juniores. Já o Coringão precisa vencer e torcer por um tropeço do Fluminense, para erguer o caneco de campeão brasileiro no ano em que completa 100 anos de história.

Cruzeiro x Palmeiras – Fé. É Isso que o Cruzeiro vai precisar em Sete Lagoas. A equipe azul celeste fez ótima campanha no Brasileirão e, para mim, joga o futebol mais bonito do país. Mas para isto se transformar em título, é necessário vencer o Palmeiras e torcer para tropeços de Fluminense e Corinthians. O Verdão está garantido na Sul Americana e está de férias, digamos assim.
Fluminense x Guarani – Dia mágico no Engenhão. Pela primeira vez uma equipe pode levantar uma taça no estádio. Para isso, basta o tricolor vencer o rebaixado Guarani. Missão que parece não ser tão complicada para quem chegou até onde o Fluminense chegou. São 26 anos sem título e uma torcida eufórica para, como diz o próprio canto “gritar campeão”.

Santos x Flamengo – O jogo poderia valer a permanência na série A para o rubro-negro, mas a combinação de resultados da última rodada, fez o atual campeão brasileiro garantir presença na série A de 2011. Para o Santos, pouco vale o duelo. O Peixe já está na Libertadores 2011, venceu a Copa do Brasil e o Paulistão deste e pode passar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Vitória x Atlético-GO – Vale nada mais, nada menos que a permanência na série A em 2011. Quem perder cai pra a série B, e em caso de empate, os baianos voltam para a segunda divisão do futebol brasileiro. Promessa de um Barradão lotado! O principal rival do Vitória, o Bahia, subiu para a série A, e seria frustrante para o torcedor ver o Vitória cair para a série B. Seria inverter de divisão com o principal concorrente do Estado. Digno de entrar para a história do confronto local. O Atlético-GO fez boas apresentações no campeonato e dava sinais de que poderia fugir do rebaixamento antes mesmo da última rodada. Mas não aconteceu. Agora é pendurar o coração na ponta das chuteiras para ser o único representante do Estado de Goiás na série A 2011.
Grêmio x Botafogo – Esse jogo pode valer uma vaga na Libertadores, caso o Goiás não seja campeão da sul americana. Mas no primeiro jogo da final, os goianos venceram o Independente por 2 x 0. O alvinegro carioca fez um bom Brasileiro sob comando de Joel Santana e precisa vencer o tricolor Gaúcho para ultrapassá-lo e ainda sonhar com a vaga no torneio continental. Já o Grêmio é a equipe com melhor aproveitamento no returno. O time começou a vencer quem vinha pela frente depois da chegada de Renato Gaúcho, candidato a melhor técnico do Brasileirão. Mas para coroar essa campanha com a vaga na Libertadores, o imortal precisa empatar ou vencer o jogo e torcer pelo Independiente na Quarta-Feira.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Só um milagre pra tirar esse titulo do fluminense, sabemos que o muricy nao vai deixar escapar esse titulo contra um time rebaixado e desfalcado ainda por cima jogando em casa!!

    Digo mais se o flu perder esse titulo sera um dos maiores vexames ja visto no futebol brasileiro...

    ResponderExcluir