sexta-feira, dezembro 10, 2010

UM SONHO AFRICANO NO CAMINHO DO PAÍS DO FUTEBOL.

O que esperar de uma partida de futebol entre um time mexicano conhecido e um desconhecido africano da República Democrática do Congo? Conhecendo um pouco a ordem natural (entenda natural como cultural) desse esporte, cravaria uma vitória dos mexicanos. Mas foi justamente o contrário que aconteceu.

Em jogo válido pelas Quartas de final do mundial de clubes FIFA 2010, o Mazembe venceu o Pachuca por 1 x 0. Antes da partida, jogadores de joelho e demonstração de fé do time africano. E parece que realmente algum Deus vindo do continente ajudou a equipe do Mazembe. O chute do jogador argentino Masnso explodiu em traves africanas, passou perto de toda a linha do gol, mas não entrou. E o gol do Mazembe saiu aos 21 do primeiro tempo, quando pela direita, Kabangu tocou para Bedi, que avançou e chutou para estufar as redes.

Era o gol da classificação de um continente sofrido, que até hoje é vítima de preconceito, mas em 2010 deu para o mundo um grande exemplo. De que a felicidade e a alegria de viver devem estar acima de tudo, e que essas características podem sim ser expressas no futebol. A África foi o cenário do maior evento futebolístico existente no planeta Terra, que é a Copa do Mundo e conseguiu fazer o que muitos não esperavam: uma linda festa com final feliz e um grande legado. Muito interessante a comemoração do goleiro Kidiaba após o gol do Mazembe. Ele vibrou sentado, com os pés fora do chão girando sozinho e contente. Um povo, uma cultura e um sonho: Conquistar o Mundo. Se é possível, confira você mesmo! Mazembe x Internacional-RS, próxima Terça-Feira. Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário