Por Danilo SilveiraO pêmio da bola de ouro da FIFA realizado na última Terça-Feira, de fato premiou o melhor do mundo. Leonel Messi ganhou o prêmio de maneira mais que justa. Na seleção da FIFA de 2010, Júlio Cesar e Maicon representam o Brasil.
A expectativa era grande. Muita gente imaginava que Xavi ou Iniesta pudessem bater o argentino Messi, por terem conquistado a Copa do Mundo 2010. Confesso que desde que foram escolhidos esses três nomes, torcia para Messi. Xavi e Iniesta são jogadores espetaculares, que fizeram uma temporada brilhante, mas Messi tem um diferencial. Messi hoje, distoa dos demais. É incomparável. A copa que o argentino fez, ao contrário do que muitos falam, foi excelente. O fato dele não ter balançado as redes não tira o seu mérito. Ele foi o motor de uma Argentina pra lá de interessante, que acabou ficando marcada por ter sido goleada pela Alemanha. No Barcelona, Messi só não fez chover. Pela Champions League, no Camp Nou, contra o Arsenal, 4 x 1 com quatro gols dele. Foi o maestro do time no campeonato espanhol. Portanto, prêmio mais do que justo: parabéns Hermano Messi. Iniesta, que fez o gol do título espanhol na Copa do Mundo, ficou em segundo lugar e Xavi hernandez em terceiro.
A FIFA divulgou também a seleção de 2010. Repare que não há um lateral esquerdo, e sim, três zagueiros. Vamos aos nomes:
Cassillas, Maicon, Piqué, Puyol, Lúcio, Iniesta, Xavi e Sneijder, Messi, David Villa e Cristiano Ronaldo.
Lista mias do que justa. Provavelmente se eu fosse fazer a minha lista tiraria o Puyol e colocaria o Daniel Alves, mas o espanhol fez uma boa temporada e seu nome na lista é justo.
Como todos sabem, sou amante do futebol bonito e pra frente. Isso me impede de concordar com a escolha do melhor técnico: José Mourinho. Para mim, o português prestou um desserviço ao futebol, jogando de maneira feia e retrancada na Champions League dirigindo a Inter de Milão contra o Barcelona. Como melhor técnico clocaria Joseph Guardiola.
Pela quinta vez consecutiva, a brasileira Marta conquistou o prêmio de melhor jogadora do mundo. Parabéns à jogadora que deu mais um prêmio ao nosso país.
Ficou em ótimas mãos o troféu de melhor jogador de 2010. Quebrou aquela rotina nem sempre justa de premiar um jogador da seleção campeã mundial e mostrou que nada apaga o que acontece dentro das quatro linhas, independente do resultado.
ResponderExcluirMeus aplausos também para a Marta, pentacampeã, e para Wesley Sneijder, outro que fez uma baita temporada e que deveria, no mínimo no mínimo, estar na lista final.
Abraços.