Por Marcos FreitasO dia 12 de janeiro de 2011 ficará na mente dos rubro-negros por muito tempo. O anúncio da contratação de Ronaldinho Gaúcho, após longa negociação, ocorreu na segunda-feira. Nesta quarta, a Gávea surgiu como palco para apresentação do meia atacante.
Ronaldo de Assis Moreira, 30 anos, retorna ao Brasil, onde foi revelado pelo Grêmio, em busca do futebol perdido. Na última década, o dentuço brilhou com as camisas de PSG, Barcelona e Seleção Brasileira, sendo eleito o melhor jogador do mundo em 2004 e 2005.
A história deste Gaúcho, começa a ser contada no Campeonato Gaúcho de 99,quando em um clássico contra o Inter, encantou o país ao dar dois dribles desconcertantes no experiente Dunga e fazer gols importantes.
Naquele mesmo ano, foi convocado por Vanderlei Luxemburgo, seu futuro técnico, a disputar a Copa América, no lugar de Edílson, afastado por indisciplina. Na estreia, entrou no decorrer de um jogo contra a Venezuela. No primeiro toque na bola, fintou o primeiro, chapelou o segundo e chutou com força para encantar o país. A ida para a Europa era questão de tempo.
Depois de um ano fantástico no Grêmio, em 2001,saiu de graça do Tricolor Gaúcho, e foi jogar no PSG. Em 2002, foi pentacampeão mundial com a Seleção, fazendo uma Copa quase perfeita e um gol antológico contra a Inglaterra.
No Barcelona, Ronaldinho encantou o mundo. Foi o dono da bola, conquistando os principais títulos que disputou. Ao lado de Deco, Xavi e Eto'o, formou um dos principais times da história dos catalães. Em 2004 e 2005 foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Isto tudo com 25 anos.
Entretanto, Ronaldinho parou no tempo. Em 2006, fez uma Copa medíocre, assim como a Seleção comandada por Parreira. Na volta ao Barcelona, não conseguiu manter sua condição física invejável e com o surgimento de Messi, foi vendido ao Milan, mesmo com uma oferta maior do Manchester City.
No clube rossonero, em duas temporadas, viveu de lampejos dos bons tempos, com atuações espaçadamente boas, e flertando constantemente com o banco de reservas. Mesmo assim, seu nome foi pedido na lista de Dunga para a Copa de 2010. A convocação não veio.
Então, 2011 veio, e com ele a decisão de regressar ao seu país na tentativa de recuperar o bom futebol. E depois de uma incansável, esdrúxula e ridícula novela, de patética atuação de todas as partes, Ronaldinho chega ao Flamengo com a expectativa de finalmente recuperar seu futebol e fazer com que o rubro-negro retome o caminho das vitórias.
Ronaldinho é um daqueles personagens que ficarão para a história do futebol mundial. Seu jeito simples, o sorriso sempre infantil,os dribles e jeito moleque. No entanto, estamos falando de um jogador de apenas 30 anos. Com certeza, Ronaldo tem muito a dar ao futebol. Avante, Gaúcho !
A contratação do Ronaldinho só vai custar prejuízos ao Flamengo. Há tempos ele não joga o grande futebol de antigamente!
ResponderExcluirhttp://futeboleminhadroga.blogspot.com/
Acho difícil Ronaldinho dar prejuízos ao Flamengo. O departamento de Marketing deve estar lutando muito para conseguiur lucros astronômicos como o nome Ronaldinho Gaúcho. Mesmo que dentro de campo ele não vá bem, a sua imagem deve gerar lucros. Mas acho que ele vai jogar muita bola.
ResponderExcluir