terça-feira, fevereiro 08, 2011

A BATALHA PELA AMÉRICA VAI COMEÇAR.

Por Marcos Freitas
Começa neste meio de semana, a fase de grupos da Taça Libertadores da América 2011. Após a definição dos últimos participantes pela Pré-Libertadores, ocorrida semana passada, todos os grupos já estão definidos. Cinco brasileiros concorrem ao título e todos com reais condições de serem campeões.

No Fluminense, atual campeão brasileiro e principal candidato ao título, um elenco fortíssimo e um técnico campeão e sedento por uma conquista internacional são as principais armas para o inédito título tricolor. A campanha do ano passado e o bom início de temporada no Carioca são fatos animadores para o time das Laranjeiras superar o trauma de 2008. Fred e Conca são os destaques do time de Muricy Ramalho.

No Santos, o sonho do tricampeonato está nos pés do menino Neymar, de 19 anos. Com um desemepnho excepcional em 2010, o jovem atacante encantou o Brasil com seus dribles, pedaladas e principalmente a objetividade de seu futebol. Infelizmente, Neymar também ganhou destaque por atos de disciplina e insubordinação. Caso o menino desempenhe apenas o seu papel dentro das quatro linhas e o time com Ganso, Elano, Arouca e Keirrison se encaixe, o Alvinegro Praiano é fortíssimo candidato ao título.

O Internacional, atual campeão sul-americano, manteve a base vitoriosa do ano passado e se reforçou com dois jogadores argentinos de peso. O atacante Cavenaghi e o meia Bolatti, juntam-se a Guiñazu e D'Alessandro, formando uma base sólida e experiente de Libertadores. Celso Roth conta ainda com o meia e talismã Giuliano, responsável por gols fundamentais na campanha do Bi em 2010.

O Cruzeiro, vice-campeão nacional, também apostou na manutenção da base. O volante Leandro Guerreiro, ex-Botafogo, dará a sustentação e experiência necessária ao meio campo azul celeste que conta ainda com Gilberto e Montillo, jogadores com a tarimba necessária para disputar o título. Acredito que o time de Cuca é o mais entrosado entre os cinco brasileiros. No entanto, um grupo difícil e um técnico competente, mas instável emocionalmente podem complicar o futuro da Raposa.

O Grêmio, chega embalado pela disputa da Pré-Libertadores, após passar pelo Liverpool-URU, e busca manter a fama de time copeiro e de chegada em copas. O Tricolor gaúcho, talvez tenha o elenco mais fraco dos cinco, mas a combinação Libertadores, torcida guerreira e time valente, que já deu tantas alegrias aos gremistas, pode ser um fator decisivo para mais uma batalha. Dos times internacionais, os sempre perigosos argentinos do Estudiantes e Independiente, Rei de Copas, com 7 títulos e atual campeão da Sul-Americana, certamente se juntarão aos brasileiros como postulantes ao título. Já o LDU, protagonista de decisões sul-americana recentes, também brigará pelo Bi este ano. A promessa é de mais uma Libertadores recheada de emoção, jogos inesquecíveis, ídolos se consagrando e ganhando repercussão mundial.

2 comentários:

  1. Acho que essa Libertadores será uma das mais disputadas de todos os tempos. Fluminense, Santos, Internacional, Cruzeiro e Grêmio são favoritíssimos. Vou torcer por Flu, Cruzeiro e Grêmio. Mas acho que o Fluminense é um dos mais fortes times brasileiros, com Conca, Fred, Belleti e Deco. Eu imagino em uma final de Interclubes, um time brasileiro contra o Arsenal! Hehe.

    Gostaria de avisá-los que eu e Jogos Arsenal FC, que também sou o dono, estamos seguindo vocês no twitter. Não sei se vocês estão seguindo, mas aí vai: @JogosArsenalFC.

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acredito que é o ano em que temos a maior quantidade de times com boas chances e bons elencos. Meus favoritos ainda são os times gaúchos, mesmo vendo no Santos e Fluminense os melhores elencos. Já o Cruzeiro, tem experiência na competição, bons jogadores, mas concordo com Marcos, a instabilidade emocional de Cuca pode comprometer. Esperemos que não!
    Boa sorte aos brasileiros.
    Abs
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir