terça-feira, fevereiro 22, 2011

"CARROSSEL CELESTE DE CUCA" FAZ NOVA VÍTIMA: 4 X 0 NO GUARANÍ-PAR.

Por Danilo Silveira

Como está sendo bonito ver o Cruzeiro do Cuca jogar. Hoje, mais um baile em 7 Lagoas. A equipe Celeste fez uma bela partida contra o retrancado Guaraní do Paraguai, e aplicou sonoros 4 x 0, chegando à marca de 9 gols em duas partidas pela Libertadores da América.

Com um minuto, Montillo arriscou de fora e a bola saiu. Antes de continuar a falar da bola rolando, vale destacar o uniforme pra lá de original do goleiro Aurrecochea, do Guaraní. Short e camisa cinzas com estrelas azuis, e na camisa, tinha a imagem do Bart Simpsons, com o escudo da equipe ao lado. Mas quem achou que o Cruzeiro dominaria do início ao fim se enganou. Houve alguns poucos minutos no início do primeiro tempo em que a equipe Celeste se enrolou com os contra ataques do time Paraguaio, que contava com o atacante Escobar e o habilidoso meia, Julian Benitez. Aos 8, Victorino, que fez partida excelente, travou o chute de Benitez. No minuto seguinte, Escobar cabeceou e a bola tocou a trave direita de Fábio. Os minutos foram se passando e o Cruzeiro não demorou a impor o seu ritmo na partida. Aos 18, Victorino roubou bola no meio campo, abriu para Wallyson, que centrou para Wellington Paulista, que veio fechando e foi empurrado pelo marcador, mas o árbitro não assinalou a penalidade. Aos 30, saiu o gol que poderia facilitar a vida cruzeirense na partida. Escanteio cobrado da esquerda, o jogador do Guaraní afastou e Wallyson pegou de primeira para abrir a contagem. O Guaraní poderia ter empatado aos 35, quando após cobrança de falta, os jogadores do Cruzeiro parecem que tentaram uma linha de impedimento e Filippini cabeceou sozinho, mas a finalização saiu à esquerda da meta defendida por Fábio. Quando disse que o gol poderia ter facilitado as coisas para o Cruzeiro foi porque imaginava que a equipe Paraguaia fosse sair mais pro jogo, só que isso não aconteceu. O baile cruzeirense ficou para segunda etapa.

Quando os jogadores voltaram a campo para a etapa complementar, chovia em Sete Lagoas e o torcedor lavou a alma com a atuação da equipe dentro das 4 linhas. Os jogadores avançaram a marcação, sufocando a saída de bola da equipe Paraguaia. Incrível a pegada da equipe Celeste, o adversário mal conseguia passar do meio campo. Trocando passes ao estilo Barcelona, a equipe esperava o melhor momento para penetrar na zaga adversária. No Guaraní, Mendoza saiu para entrada de Hobecker, enquanto Cuca trocou Wellington Paulista por Farias. E aos 18, escanteio cobrado por Montillo, a bola voltou pro atacante, que trouxe pro meio e conseguiu um lançamento primoroso para Walysson, no meio da área, livre, dominar e chutar para ampliar. Talvez o segundo gol cruzeirense fosse suficiente pro Guaraní sair pro jogo, mas o fato é que a equipe de Cuca mantinha a pegada, a marcação pressão, impedindo que o adversário trocasse muitos passes. Ithurralde deu lugar a Chavez no Guarani, e logo depois, Cuca lançou Thiago Ribeiro na vaga de Roger, ovacionado pela torcida. Talvez tonto com a atuação cruzeirense, o treinador Compagnucci tirou Chavez, que tinha acabado de entrar, para colocar Bartomeus. Além da atuação impecável ofensivamente, me impressionou muito como o zagueiro Victorino é consciente. É raro ver o Uruguaio dar chutão, até mesmo nos momentos de aperto, ele busca sair tocando, de maneira perfeita. Em pouco tempo, ele parece ter dominado a parte defensiva da equipe. Aos 34, Montillo tabelou com Thiago Ribeiro e chutou pra fora. A última mexida de Cuca veio aos 35, quando ele tirou Wallyson, autor dos gols da partida até ali, para colocar Dudu. A cada toque da equipe na bola, a torcida gritava "olé", e uma trama de passes achou Dudu na esquerda, o jogador avançou e chutou cruzado para Farias deixar o dele. Repare que o gol saiu dos pés de dois jogadores que saíram do banco de reservas e o reconhecimento da torcida veio em seguida. O nome de Cuca ecoava em Sete Lagoas. E ainda tinha mais. Aos 45, Thiago Ribeiro chutou de fora da área e fechou a conta. O gol de honra do Guaraní quase saiu, mas Fábio fez boa intervenção, assim, o Cruzeiro continua sem tomar gols na competição. Antes do apito final, "olê, olê, olê, olá, Cuca, Cuca" ecoava nas arquibancadas, com o treinador fazendo gestos postivos para a torcida. Bonito de se ver! Cruzeiro 4 x 0 Guaraní.

2 comentários:

  1. A Parceria pode ser em troca de links ou banner. Tenho twitter sim: @Guilherme_Rick lá conversamos melhor. Até...

    ResponderExcluir
  2. Na Libertadoes, para mim, a boa surpresa é o Cruzeiro. Não pelas duas goleadas, mas pela forma como está jogando a competição. Vamos ver fora de casa!
    Forte abraço.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir