terça-feira, fevereiro 15, 2011

PÉSSIMO TATICAMENTE, MILAN PERDE EM CASA PRO TOTTENHAM.

Por Danilo Silveira

As oitavas de final da Champions League começaram hoje. Depois de muita expectativa, as melhores equipes do planeta começaram a lutar por vagas nas quartas de final da comeptição. Em um dos confrontos mais esperados por mim, o Tottenham se deu bem, vencendo o Milan por 1 x 0 no San Siro. Destaque para um Gattuso que parecia estar sob efeito de algum alucinógeno de tanta confusão que criou.

As considerações da partida começam antes mesmo da bola rolar. Maximiliano Allegri, técnico do Milan, escalou Thiago Silva de volante, junto com Flamini e Gattuso, deixando a parte ofensiva da equipe por conta somente de Sedorff, Robinho e Ibra. Está correto que a equipe italiana estava cheia de desfalques, como Cassano, mas ele poderia perfeitamente abrir mão do Flamini, por exemplo, para colocar o Pato.

Como eu bem imaginava, a equipe Londrina começou o jogo melhor, tentando sufocar o Milan. Algumas bolas na área tentavam achar Peter Crouch, que tentava se enfiar por dentro dos jogadores do Milan. Aos 17, Abiatti precisou ser substutiúdo por causa de uma contusão na cabeça, mas nada de grave parece ter acontecido com o goleiro. Em sue lugar, entrou Amélia. O ímpeto do Tottenham parece ter diminuído com o tempo e o Milan começou a tentar sair pro jogo. Porém, a equipe Italiana esbarrava na falta de criação do meio campo, que era reflexo da escalação pouco ousada do treinador, com apenas um meia de ligação, Sedorff, que por sinal não estava bem. Aos 27, bola na área do Milan e Dawson subiu com a mão na nuca de Ibra: pênalti que o árbitro não assinalou. O jogo assim seguiu: um capenga Milan sem criar quase nada e o Tottenham se apresentando menos no ataque. Um cruzamento da esquerda espalmado por Gomes foi uma das poucas jogadas de perigo do Milan. Aos 41, Van Der Vaart arriscou de fora para boa defesa de Amélia.

A segunda etapa foi pra lá de movimentada. Allegri enfim colocou Pato, mas sabe Deus por que, tirou Sedorff. Logo aos três minutos, Van Der Vaart da meia lua tentou por cobertura mas a bola saiu. O Milan respondeu quando Gattuso cruzou para cabeçada de Yepes que parou em linda defesa de Gomes. Aos 9 minutos, o campo de jogo parece ter se tornado um palco de guerra. Flamini deu um carrinho na bola mas com uma força muito desproporcional e acabou machucando Korluca, que ficou caído no gramado enquanto jogadores discutiam em volta: confusão armada. O resultado foi o cartão amarelo para o jogador do Milan e a substituição de Korluca por Woodgate. Eu não mencionei, pois já ritual desse jogador: no primeiro tempo, Gattuso reclamou da arbitragem, além de discutir com Peter Crouch. Só que aos 13 da segunda etapa ele ultrapassou os limites ao agredir um membro da comissão técnica adversária, levando a mão ao rosto do sujeito. O auxiliar estava próximo, mas não posso afirmar que ele viu, mas o fato é que Gattuso não sofreu punição, continuando em campo. No minuto seguinte, nova cabeçada de Yepes e outra linda defesa de Gomes. Redknapp colocou Modric na vaga de Rafael Van Der Vaart, mas era o Milan que vinha pra cima. Mas faltava qualidade. Robinho voltava e se apresentava quase como um camisa 10, Pato estava sumido na partida e Ibra jogava mais enfiado sem conseguir muita coisa. O jogo era quente, Gattuso e Crouch se desentendiam. O jogador italiano levou, enfim, cartão amarelo, por uma falta no meio campo e inconformado começou a socar o chão. Algo parecia não estar funcionando bem na cabeça do volante e capitão da equipe Milanesa. Talvez ele estivesse indignado com a escalação defensiva feita por Allegri e estivesse descontando em quem aparecesse pela frente. No Tottenham, Piennar saiu para entrada de Kranjcar. O Milan, com uma grande quantidade de jogadores com características de marcação, conseguiu o improvável: tomar uma contra ataque com apenas dois jogadores marcando. Modric tocou para Lennon que arrancou com toda liberdade do mundo, driblou Nesta e tocou pro lado e Crouch completou para as redes fazendo o único gol do jogo. O Milan ainda chegou perto do empate em em bicicleta de Ibra que chegou ao fundo das redes, mas o árbitro assinalou corretamente falta graças ao empurrão do sueco em Dawson (lembro que na primeira etapa ele não marcou um pênalti em Ibra). Faltavam poucos minutos para o final da partida e o Milan estava sendo derrotado, e vale lembrar que Allegri ainda tinha uma substituição, e ainda tinha o garoto Merkel no banco de reservas, mas preferiu não utiliza-lo. O árbitro apitou o final do jogo, mas Gattuso queria aparecer mais um pouco. Ele estava discutindo com um integrante da comissão técnica adversária quando de repente deu uma cabeçada no cidadão, e resolveu brigar com todo mundo, tendo que ser segurado para coisa não piorar. Em situação delicada, assim encontra-se o Milan na Champions League.

Na outra partida do dia, Valencia e Schalke 04 empataram em 1 x 1 em solo espanhol. Soldado abriu o placar para os donos da casa, mas o veterano Raúl empatou., dando números finais ao jogo.

2 comentários:

  1. Realmente foi ridícula a escalação do Milan. Por mais desfalque que se tenha, estamos falando de um dos times mais ricos do mundo futebolístico e não pode ter um banco tão pobre!
    Gattuso está ficando velho e aí começam os problemas mentais...O Milan vai ter que jogar muito pra conseguir algo na Champions 2011.
    Abs
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mesmo eu sendo torcedor da Inter e do Arsenal, eu gosto de comentar sobre a UCL. E Realmente, a escalação do Milan foi uma porcaria. Tudo que o Jean disse acima eu concordo. Agora as coisas complicaram pro Milan. Agora eu estou na espectativa para o jogaço de hoje entre Arsenal x Barcelona!

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir