segunda-feira, março 21, 2011

VASCO VENCE UM BAGUNÇADO BOTAFOGO.

Por Danilo Silveira

Joel Santana assumiu o Botafogo no ano passado, após a equipe de General Severiano ser goleada pelo Vasco em um doloroso 6 x 0, no Engenhão. Hoje, lá estavam as duas equipes frente a frente, no mesmo palco, disputando um jogo pela mesma competição. E novamente o Vasco venceu. Não foi uma goleada, mas o 2 x 0 bastou para torcida Alvinegra protestar contra o técnico Joel Santana, que parece já ter vivido dias de mais harmonia com a torcida.

O Vasco contava com a estréia de Diego Souza, e quando a bola rolou o Vasco se mostrou mais no ataque. Aos 2 minutos, falta cobrada na área, Jefferson rebateu mal e a bola sobrou para Éder Luís, que cabeceou para fora. Aos 9, o atacante recebeu belo passe de Bernardo pela direita e chutou para defesa do goleiro Alvinegro. No minuto seguinte, o Botafogo respondeu com um chute do Uruguaio Arévalo, que passou à esquerda de Fernando Prass. Outra chance clara do Vasco saiu quando Eduardo Costa errou um chute pro gol que acabou tornando-se um passe para Diego Souza que não alcançou a bola a ponto de desvia-la para as redes. O botafogo até que equilibrou a partida, mas as melhores chance continuavam sendo a favor do Vasco. Ramon deixou Éder Luis na cara do gol, Jefferson deu o seu canto esquerdo pro atacante e após a finalização fez uma defesa espetacular. Em seguida, o arqueiro Alvinegro, um dos nomes do jogo, defendeu cabeçada de Anderson Martins. Aos 42, Loco Abreu dividiu no alto e a bola encontrou Herrera que chutou para estufar as redes, mas o impedimento foi corretamente assinalado. Assim, o placar foi zerado para o intervalo.

A segunda etapa começou e vale lembrar que o Fluminense e o Flamengo tinham passado a rodada em branco, portanto, se o 0 x 0 persistisse, os grandes passariam a rodada em branco. Mas aos 13, joão Felipe falhou feio ao tentar cortar uma bola na defesa, a redonda sobrou para o iluminado estreante da noite; Diego Souza cortou Jefferson e chutou para abrir a contagem. Diante de um placar adverso e uma equipe sem criação, o que Joel resolveu fazer foi tirar seus alterais Márcio Azevedo e Lucas para lançar Marcelo Mattos e Caio. Juro para vocês que não entendi, mas vamos prosseguir falando do jogo. Escanteio cobrado da direita, após o desvio Éder Luis acertou uma bela bicicleta e ampliou a contagem para o Vasco. Se as coisas já estavam difíceis para o Botafogo, piorou ainda mais. Joel chamou Alex para entrar em campo e creio que fosse tirar um volante, mas Éverton pediu para sair, e assim a substituição foi feita. Talvez sem saber do pedido de Éverton, a torcida Alvinegra começou a protestar contra o técnico Joel Santana Enquanto isso, os minutos passavam e no Vasco Leandro já tinha entrado e pouco depois foi a vez de Felipe Bastos. Jefferson ainda interviu em conclusões de Diego Souza e Bernardo, que poderiam ter tornado o placar mais elástico ainda. Cheio de volantes, mas com sua equipe marcando mal, atrás no marcador coma torcida protestando, Joel ainda viu as coisas piorarem quando foi expulso de campo. Curioso foi que quando o árbitro se aproximou do técnico, a própria torcida alvinegra gritou pedindo a sua expulsão. Ironicamente, a equipe melhorou sem joel e quase diminuiu nos minutos finais.

Loco Abreu, um dos mais respeitados jogadores do Botafogo, foi questionado ao final da partida sobre a atuação da equipe. De forma sensacional, o Uruguaio disse que não responderia a questão, pois a última vez que isso aconteceu gerou confusão. Deixo duas perguntas no ar: Diego Souza dará certo no Vasco? Joel Santana será o treinador da equipe ao final do Estadual?

2 comentários:

  1. O mundo dá voltas... A torcida botafoguense e viveu intensa "lua-de-mel" com Joel Santana celebrava o que exatamente? Bons resultados, pois boas atuações eram coisas escassas.

    Hoje, a revolta botafoguense foi com o resultado? Creio que não, pois o time é líder no grupo e 2a0 num clássico é resultado normal. A insatisfação pareceu-me estar relacionada com a forma como o time jogou.

    Respondendo às perguntas deixadas no ar (respostas não necessariamente definitivas): [1] Diego Souza dará certo se, e somente se, mantiver-se focado. Já cansei de ver esse jogador ameaçar decolar e, de repente... cadê ele? [2] Se o Estadual terminar para o Botafogo na mesma data que terminar oficialmente, o Joel lá estará. Um pouco em função dos resultados e um tanto em função da carência no mercado de técnicos.

    Que saudades do Cuca no Fogão!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Danilo,
    a coisa esta meio complicada para o Botafogo, a relação entre Joel e torcida esta contubada, basta saber se essa relação tbm esta complicada com a diretoria e com o elenco.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir