sábado, maio 21, 2011

A FESTA VAI COMEÇAR!

Por Danilo Silveira

Neste sábado, dia 21 de maio, começa a maior competição do futebol Brasileiro: o famoso e tradicional Brasileirão. E a fórmula desta edição será a mesma adotada desde 2003, pontos corridos com turno e returno. Tendo 20 equipes, a competição terá ao todo 38 rodadas, e ao final delas, quem somar mais pontos será o campeão, os quatro últimos serão rebaixados e salvo algum clube Brasileiro ganhar a Sul Americana 2011, os três primeiros garantem vaga na Taça Libertadores do próximo ano e o quarto colocado disputa a chamada Pré-Libertadores.

Nas oito edições de pontos corridos, tivemos um título para Minas Gerais, cinco para São Paulo, com destaque para o tri campeonato de Muricy Ramalho e dois títulos para o Rio de Janeiro, conquistados por Flamengo e Fluminense em 2009 e 2010 respectivamente. Esses dois títulos podem representar a redenção do futebol carioca.

Talvez em nenhum outro país entramos em um campeonato com tantos favoritos ao título como no Brasil. De cara, aponto 12: os quatro do Rio, os quatro de São Paulo, os dois de Minas e os dois do Rio Grande do Sul. Claro que estou levando em conta a tradição e camisa, mas logicamente irei dar meus palpites ainda neste texto.

É comum durante o Brasileirão, muitos técnicos serem demitidos de suas equipes e quero aqui deixar registrado minha torcida para que valorize-se mais o trabalho desses profissionais, acarretando assim em um número reduzido de demissões.

Abaixo, cito o palpite dos meus quatro primeiros colocados em ordem, com algumas considerações:

1- Cruzeiro – Depois de bater na trave em 2010, o Cruzeiro continuou em 2011 com um futebol vistoso e envolvente, mas a traumática eliminação da Libertadores fez a equipe ser colocada em cheque. Mas o título Mineiro veio em boa hora e a equipe vem fortalecida pra competição

2- Flamengo – Há muito tempo o Flamengo não fazia mudanças tão significativas de um ano para outro. Bruno, Leo Moura, Angelim e Juan eram peças presentes na zaga rubro-negra desde 2007. E agora a equipe não conta mais com o goleiro, com o lateral esquerdo e Angelim pouco entra. Com Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, a equipe de Vanderley Luxemburgo tem um dos melhores sistemas de criação de jogadas do Brasil, senão o melhor.

3- Santos – Muricy Ramalho é muito experiente e vitorioso em pontos corridos. Ele não precisa de uma equipe muito talentosa, no futebol que ele se propôs no Fluminense em 2010, a marcação, aplicação defensiva e vontade eram primordiais. No Santos, ele tem jogadores diferenciados como Neymar, Ganso e Elano. Aliando isso à suas retrancas quase inpenetráveis, Muricy vai novamente chegar perto do título

4- Botafogo – A importância de não nascer importante vai ser primordial para o Botafogo. Com Caoo Júnior trabalhando a bastante tempo sem disputar jogos nem no Estadual nem na Copa do Brasil, o Alvinegro carioca vai desbancar gigantes como São Paulo, Corinthians e Inter e conseguir uma vaga na Libertadores, que não vem há muito tempo. Maicosuel e Loco Abreu serão muito importantes nesse processo.

Agora, vamos aos 4 rebaixados:

Figueirense – De fato não vi o Figueira atuar em 2011. Sei que a equipe de 2010 me agradava e muito, o time comandado por Márcio Goiano jogava como time de série A. Para 2011, acho difícil que a equipe consiga manter a pegada e se manter na série A para o ano seguinte.

América-MG – Depois de subir para a série A ano passado, o Coelho conseguiu disputar ponto a ponto com Cruzeiro e Atlético-MG o Mineirão 2011. Mas nas semifinais a equipe caiu para o Galo. Mesmo com um time que conseguir equilibrar ações com Cruzeiro e Galo no Mineiro, acho difícil a equipe permanecer na série A, devido à grande quantidade de times fortes.

Grêmio – Que fique claro para os gremistas que é só um palpite. Para mim, o Tricolor Gaúcho é o gigante da vez a cair. Com um elenco bom, mas com algumas incertezas, como na parte ofensiva, vejo o Grêmio abaixo de equipes como Inter, Cruzeiro, São Paulo. Acho que o tempo de glória de Renato Gaúcho como treinador da equipe acabou, que fique claro que parcialmente, nada impede que ele volte e tenha sucesso. Mas acredito que sua passagem do Grêmio está perto do fim e ele não acaba o primeiro turno no comando do Imortal.

Ceará – Acredito que o Ceará vai do céu ao inferno. Depois de eliminar o Flamengo na Copa do Brasil, a equipe nordestina não vai conseguir sucesso no Brasileirão e vai passar o maior parte do tempo na zona do rebaixamento, onde vai terminar a competição

Abaixo, os técnicos que para mim terminam o Brasileirão nos clubes em que começaram:

René Simões – Bahia

Cuca – Cruzeiro

Muricy Ramalho – Santos

Caio Júnior – Botafogo

Vanderley Luxemburgo – Flamengo

Falcão – Internacional

Que seja uma competição emocionante e que o amante de futebol seja agraciado com belas partidas!

3 comentários:

  1. Não me vejo muito à vontade para palpitar o desfecho de uma competição tão cheia de idas e vindas como o Campeonato Brasileiro, sobretudo tendo-se em vista que há uma janela de transferências que costuma causar impacto nos elencos (ora pro bem, ora pro mal).

    Mas compartilho da opinião de que Cruzeiro e Santos disputarão o caneco, e somo a esses 2 times o Internacional. São Paulo (pelo elenco), Flamengo (pelo potencial da dupla de armadores) e Botafogo (pela base mantida anexada ao trabalho de Caio Júnior e a promessa de contratações) também podem figurar ali perto do topo.

    Na parte de baixo, o palpite de rebaixamento do Grêmio é ousado, mas tranqüilamente compreensível. Por sinal, também acho que Renato Gaúcho terminará a temporada em algum lugar que não o time onde é ídolo.

    No mais, vamos aguardar.

    Abraços,
    jogadadefeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Danilo
    resumindo,
    os favoritos
    Santos, Inter e Cruzeiro
    os tbm favoritos
    Flamengo, Gremio, São Paulo e Coritiba
    os demais estão no mesmo nível
    mas ainda vamos ver muitas mudanças nos elencos e por isso tudo ainda é muito indefinido.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É Danilo, começa o Brasileirão e nossa confusão aritmética, matemática e filosófica se apresentando...rsrsrsrs.
    Forte abraço
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir