domingo, maio 22, 2011

COM O TOQUE DO CRAQUE


Por Danilo Silveira

Fla faz bom primeiro tempo e larga na frente.

A estreia dos sonhos para o Flamengo. Com uma atuação de gala de Ronaldinho Gaúcho e uma grande atuação coletiva da equipe, o rubro-negro venceu o mistão do Avaí por 4 x 0 e garantiu os seus primeiros três pontos no Brasileirão.

A partida começou em ritmo acelerado e no primeiro minuto de jogo, Thiago Neves teve uma bela chance de abrir o marcador, mas chutou pra fora. A resposta da equipe Catarinense veio em seguida, quando um chute pra dentro da área, executado pelo lado esquerdo poderia ter se tornado gol, se um jogador do Fla não tivesse afastado a redonda antes que ela chegasse aos pés do adversário. O tempo foi passando e o Flamengo encurralando o Avaí. Até que Galhardo, que tinha a difícil missão de substituir Leo Moura, foi ao fundo e bateu pra área, um homem de azul tentou afastar, mas a bola sobrou para Botinelli chutar e marcar o primeiro gol do Flamengo no Brasileirão 2011. O Avaí levava algum perigo com o atacante ex-Vasco Rafael Coelho. Talvez na melhor chance, o jogador bateu por de Felipe, mas a bola passou acima da meta e mesmo que ela entrasse o gol não valeria, pois o impedimento estava assinalado. O gol não fez o Flamengo se encolher e a equipe buscava ampliar, mas o show estava guardado para a segunda etapa.

Um baile com direção de Ronaldinho.

Silas mexeu no intervalo colocando Robinho na vaga de Felipe, mas pouca coisa mudou no Avaí. Se o Flamengo foi melhor no primeiro tempo, no segundo essa superioridade ficou mais nítida ainda. Willians era o cão de guarda e fazia com muita qualidade a função de não deixar o Avaí criar jogadas de perigo. E o caminho na frente ficou livre para Thiago Neves e Ronaldinho começarem o show. Passes de efeito, jogadas bonitas, tudo isso foi visto durante o segundo tempo. E a beleza do futebol apresentado foi transformada em gol quando Ronaldinho arrancou pelo meio, não foi parado por nenhum marcador e chutou colocado no canto esquerdo de Renan. Muitos falam que o Flamengo precisa de um centroavante, se Wanderley não é excelente, é esforçado. Hoje, ele não fazia grande partida, mas quando recebeu belo passe de Ronaldinho pela ponta direita, ele soube o que fazer com a bola, centrando para Thiago Neves marcar o terceiro. Muitos dizem que a equipe precisa também de um lateral esquerdo e hoje Egídio fez uma boa partida. Luxemburgo mexeu duplamente, tirando Wanderley e Botinelli para as entradas de Negueba e Diego Maurício. Pode parecer que estou sendo tendencioso, pois não falo sobre o Avaí no jogo, mas a equipe Catarinense parecia estar mesmo preocupada com o jogo da próxima quarta-feira contra o Vasco, pelas semifinais da Copa do Brasil. O time comandado por Silas esboçava algumas saídas para o campo de ataque, mas quase sempre sem sucesso. As entradas de Maurício Alves e Gustavo nas vagas de Fabio Santos e Gustavo Bastos no decorrer do segundo tempo nem foram notadas. E ainda tinha tempo para o Flamengo ampliar. Talvez sabendo que o homem estava encapetado hoje, Diego Maurício tocou para Ronaldinho e o craque deu um drible de corpo no marcador e devolveu a bola para Diego Maurício com um carimbo “faz” e o Drogbinha obedeceu, estufando as redes adversárias.

Apenas o primeiro capítulo de 38, mas começar com o pé direito é sempre bom. Desde 2008 o rubro-negro da Gávea não estreava com vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário