domingo, julho 03, 2011

JOGO 2: PROMISSORA COLÔMBIA DERROTA COSTA RICA POR 1 A 0 NA ESTREIA

Por Danilo Silveira
Quem Viu a vitória de 1 a 0 da Colômbia sobre a costa Rica, de fato não viu um grande jogo de futebol. Mas, a Colômbia me encheu os olhos, mesmo sem jogar tão bem. Uma formação mega ofensiva durante grande parte da segunda etapa, com bons valores, me faz dizer que essa seleção é uma das favoritas ao título da Copa América.

Costa Rica tem jogador expulso e ofensiva Colômbia abre placar no fim

A partida começou e logo a Colômbia tomou conta do jogo. Aos 11 minutos, Falcão escorou um lançamento perto da meia-lua e Guarín arriscou rasteiro, no canto direito, obrigando o goleiro Moreira a trabalhar. Dois minutos mais tarde, o ponta esquerda Ramos invadiu a área, cortou Acosta e chutou cruzado para nova intervenção de Moreira. A Costa
Rica tinha dificuldades de criação, Madrigal era o homem mais avançado, que tentava algo entre a defesa colombiana. Se a coisa já estava difícil para a seleção da América Central, piorou aos 27 minutos, quando Brenes entrou forte de carrinho, em uma dividida de bola com o zagueiro Perea e levou o cartão vermelho. Seis minutos mais tarde, o técnico H. Gómez, vendo sua equipe com um homem a mais, lançou o atacante Rodallega na vaga do volante Aguilar, passando a jogar com três atacantes (Falcão, Dayro Moreno e Rodallega), um ponta (Ramos) e um meia de ligação (Guarín). Apesar de superior, a Colômbia não dava pintas de que abriria o placar, mas em meio a tantos jogadores ofensivos, Guarín acabou achando Ramos livre na grande área e o jogador, com um toque na bola, deslocou o goleiro e mandou a redonda para o fundo das redes, aos 44 minutos.

Colômbia administrava vantagem e lidera grupo da Argentina

Para a segunda etapa, o técnico mexicano da Costa Rica, Ricardo La Volpe, colocou o atacante Elizondo, na vaga de Campbell, que é da mesma posição. Aos 2 minutos, Falcão completou cruzamento da direita de cabeça, mas a bola passou longe do gol. Pouco depois, Rodallega obrigou o goleiro Moreira, destaque da Costa Rica na partida, a trabalhar em chute rasteiro no canto esquerdo. Se aos 2 minutos Falcão cabeceou mal, aos 11 ele assustou a seleção costarriquenha, ao completar escanteio da direita no travessão. Em um dos raros arremates da Costa Rica, Guzmán levou perigo em cobrança de falta, que bateu na rede pelo lado de fora. Na Colômbia, Gutiérrez entrou na vaga de Dayro Moreno, que não fez boa partida. Ricardo La Volpe, aos
28 do segundo tempo, lançou Martinez na vaga da Mdrigal. E no minuto seguinte, a Colômbia poderia ter ampliado, quando Gutiérrez achou Rodallega na direita, que chutou para nova defesa de Moreira. Mais duas substituições na partida por volta dos 30 minutos: na Costa Rica, Cubero na vaga de Guzmán e na Colômbia, o volante Soto entrou na vaga de Falcão Garcia. Até os minutos finais, a Colômbia rodou a bola no campo ofensivo, parecendo acomodada com o placar, só esperando o apito final. Sem forças para atacar, a frágil Costa Rica olhava o adversário trocar passes. O apito final não demorou a chegar e a promissora Colômbia foi a primeira seleção a vencer na Copa América 2011, e agora lidera o grupo da Argentina, que empatou com a Bolívia na estréia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário