quarta-feira, setembro 28, 2011

DEPOIS DE 21 ANOS...



Por Danilo Silveira
Foi bonito ver o Napoli voltar a vencer um jogo da UEFA Champions League dentro de casa. Após 21 anos, o ex-time de Maradona voltou à maior competição do planeta. O jogo de estréia foi na Inglaterra, quando o time italiano empatou em 1 a 1 com o Manchester City. E na última terça-feira, jogando no estádio San Paolo, o Napoli derrotou o Villarreal, por 2 a 0, com gols marcados pelo eslovaco Hamsik e pelo uruguaio Cavani.
Provavelmente, muitos dos aproximadamente 78 mil torcedores presentes no estádio, nunca tinham visto o Napoli atuar em uma partida da Champions League de perto. E das arquibancadas vinha o apoio para o time dentro de campo, que correspondia. A equipe comandada pelo técnico Walter Mazzarri iniciou a partida impondo o ritmo de jogo e partindo para o ataque. Um dos trios ofensivos mais eficientes do mundo, formado por Hamsik, Lavezzi e Cavani, ditava as ações. A defesa do Villarreal tentava marcar de forma avançada e tinha dificuldades. E o gol nasceu justamente em bela jogada ofensiva da equipe italiana, ajudada por uma falha coletiva da defesa do time espanhol. Da ponta direita, o argentino Lavezzi achou Hamsik no lado esquerdo da área, por trás de toda a marcação, e o eslovaco finalizou bonito, de primeira, para abrir a contagem para delírio dos torcedores presentes no estádio. E mal foi dada a saída de bola, Lavezzi apareceu em velocidade pela ponta esquerda, invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Gonzalo: pênalti assinalado e amarelo para o defensor. Cavani tomou pouca distância, partiu para bola e bateu firme, no canto direito do goleiro Diego López, que pulou para o outro lado e não saiu nem na foto. Em dois minutos a equipe italiana havia conquistado uma bela vantagem no marcador. Mas isso não foi motivo para diminuição de ritmo. Atuando com três zagueiros, o Napoli contava com dois laterais, Zuniga pela direita e Dossena pela esquerda, que mais pareciam pontas, já que apareciam de forma constante no campo ofensivo. O Villarreal, por sua vez, pouco criava. Nilmar aparecia de vez em nunca no campo ofensivo, tentando sem sucesso alguma jogada de perigo. Aos 35 minutos, Juan Garrido mexeu na sua equipe, tirando o zagueiro Gonzalo, o mesmo que cometeu a penalidade, para entrada do meio-campista Camuñas. E não demorou para o intervalo chegar.
As duas equipes não trocaram jogadores para a segunda etapa, mas a postura de cada time e o panorama do jogo mudaram por completo. O Villarreal voltou melhor para os 45 minutos finais, muito apoiado pelo seu trio de “c”. Os meias Cani e Camuñas mais o lateral Catalã, davam muito trabalho pelo lado esquerdo do campo ofensivo. Mas os defensores napolitanos postavam-se muito bem no campo defensivo, impedindo assim que a equipe espanhola criasse oportunidades de gol. Vale aqui destacar a aplicação na marcação da equipe italiana. Não era incomum ver o atacante e goleador Cavani no campo defensivo ou então quase no meio-campo dando combate. E o segundo tempo todo teve essa tônica. O Villarreal pouco criava chances de gol enquanto o Napoli não conseguia encaixar um contra-ataque mortal a baseava seu jogo em uma marcação muito aplicada. As entradas de Mascara e Pandev nas vagas de Hamsik e Cavani pouco alteraram o panorama do jogo. Ainda acho que o Napoli poderia ter agredido mais na segunda etapa, pois tem qualidade para isso. Mas o fato é que após um bom primeiro tempo, a equipe italiana foi segura e soube administrar com tranqüilidade o placar, para garantir a primeira vitória na sua volta a UEFA Champions League.
No outro jogo do grupo A, o Bayern de Munique venceu o Manchester City por 2 a 0. Com isso, a equipe alemã é líder do grupo com seis pontos, o Napoli é o segundo com quatro, o City com apenas um é o terceiro e na lanterna o Villarreal não somou pontos ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário