quinta-feira, setembro 29, 2011

MAGIA? BRUXARIA? FEITIÇO?

Por Danilo Silveira

Aos meus olhos, parece que nenhum time do planeta está preparado para derrotar o Barcelona. Sabe os acasos do futebol, aquelas coisas inesperadas, que acontecem uma vez e nunca mais? Parece que foi isso que aconteceu em 2010, quando a Inter de Milão eliminou o Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões.

Fora um desses acasos, o Barcelona não perde. Vou falar aqui que nem os químicos: nas CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) o Barcelona passeia e vence quem tiver pela frente. Essa é a verdade. Se formos fazer uma seleção do mundo, esta teria vários jogadores do time catalão. Mas vamos fazer uma com todos os outros jogadores, do Bayern, do Chelsea, do Real Madrid e de quaisquer outros clubes que desejem. Quando essa equipe enfrentar o Barcelona, a equipe espanhola será favorita.

Ver o Barça jogar é algo mágico, fantástico. Parece que Joseph Guardiola é o único no mundo a ter uma chave, que entra em uma fechadura que leva ao “Baú do futebol arte”. Não vi Pelé, não vi Maradona e não vi Garrincha, mas vejo Xavi, Fábregas e Messi. Alías,vejo mais do que isso. Vejo vários atletas formarem um time que vale mais que a simples soma dos seus valores.

Quem vive o futebol sabe o que estou falando. Deveria ser o Barcelona alvo de estudos complexos em faculdades do mundo todo. Como pode, no mundo atual, onde a força e o preparo físico fazem os esportes serem tão equilibrados, um time ser tão superior, tão melhor que os demais?

Muitas vezes me perguntam se é melhor jogar bonito e perder ou jogar feio e ganhar. Eu digo que é melhor jogar feio e perder. Sabe porquê? Porque existe o Barcelona! Porque eu tenho privilégio de ver o Barça jogar e saber o que realmente é jogar bonito. Pode essa equipe espanhola perder as próximas Liga dos Campeões para equipes banais e normais, mas eu quero que o encanto do Barcelona nunca acabe. Quando se vê o Barcelona jogar, pouco importa-se com o resultado. Aliás, esse serve para ilustrar com fidelidade a superioridade dessa equipe. Isso porque quase sempre o Barça goleia. E quando não goleia, pouco importa. O que de fato importa é a arte, a magia e a beleza que esse time tem.

Parece o Barcelona não ter limites. Parece que a quantidade de jogadores de cada posição não fazem diferença. Parece que se o Barcelona resolver jogar sem zagueiros, sem laterais e sem volantes, apenas com meio-campista de criação e com atacante, vai dar no mesmo. Aliás, já se tornou uma prática do treinador, improvisar volantes no meio-campo.

A camisa vinho e azul, usada pelo Barcelona é sinônimo de qualidade. Ao ver um jogador vestindo-a, você já desconfia que ele seja bom. Mesmo sem ele tocar na bola, sem ele fazer nada que o faça ser um bom jogador. A camisa do Barça é uma espécie de selo de qualidade. É incrível!

Parece que se pegarmos todos os jogadores de um time da terceira divisão do Campeonato Brasileiro e deixarmos treinando um ano no Barcelona, todos vão sair de lá craques.

Magia? Bruxaria? Feitiço? Se não é isso, é o que? O que então que o Barcelona tem que os outros não têm. Seja onde for que isso surgiu, o mágico, bruxo, feiticeiro ou qualquer outro ser que criou, o fez com muita propriedade e acertou em cheio na dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário