sábado, outubro 15, 2011

RESUMO DO SÁBADO: MESSI DÁ SHOW E RONALDINHO GAÚCHO É EXPULSO INFANTILMENTE

Por Danilo Silveira

Assisti dois jogos inteiros nesse sábado. Primeiro, mais um show de Messi com a camisa do Barcelona. O argentino fez dois gols e só não fez chover no Camp Nou, na vitória de 3 a 1 do Barcelona sobre o Rancing. Da água para o vinho ou do deserto para o Pólo Sul, depois do baile catalão, vi um pavoroso e medonho Flamengo vencer o Ceará por 1 a 0. Após um bom primeiro tempo, o time da Gávea proporcionou cenas de horror ao seu torcedor, com a liderança, mais uma vez, de Vanderley Luxemburgo, que mais uma vez abusou da paciência do torcedor rubro-negro, com suas substituições sem o menor fundamento.
No Camp Nou, o Barcelona teve alguma dificuldade para encontrar o seu jogo, com a marcação avançada dos jogadores do Racing, mas aos 10, apareceu Messi, para tabelar com Iniesta, quebrar o sistema defensivo do Racing, driblar o goleiro e fazer um golaço. Já no estádio Presidente Vargas, o Flamengo começou o jogo muito bem, com Ronaldinho Gaúcho (muitos falam que ele foi o antecessor de Messi) abusando do direito de dar passes bonitos e objetivos. Em um deles, Botinelli ficou na cara do gol, mas acabou batendo por cima. Em terra espanhola, o Barcelona chegou ao segundo gol aos 25 minutos, quando Xavi apareceu como elemento surpresa para cabecear um cruzamento da esquerda. Já em terras nordestinas, o zagueiro Welinton, que fez ótima partida, cruzou para Alex Silva ficar de frente para o gol e cabecear erradamente, por cima do gol. Na Espanha, o Barcelona conseguia manter seu estilo de jogo naturalmente, de forma tranqüila, enquanto no Brasil, Thiago Neves fez bom cruzamento da direita e Deivid apareceu para cabecear para o fundo das redes. Nos dois duelos, Messi e Ronaldinho Gaúcho, que já foram eleitos (Messi é o atual) melhores do mundo, foram os melhores em campo, mas a coisa mudou muito na segunda etapa.
Na Espanha, Messi seguiu direitinho no segundo tempo, esbanjando categoria, talento, simplicidade e objetividade. Já no Ceará, Ronaldinho fez algo infantil, inconseqüente e errado. O R10 trocou agressões bobas com Heleno, volante do ceará e os dois acabaram expulsos, antes dos 10 minutos. Na Espanha, Joseph Guardiola, técnico do Barcelona, deixava o seu time jogar naturalmente, tranqüilo, sem se fechar, se retrancar ou nada parecido. Já no ceará, se não bastasse ter perdido o melhor jogador do time, Vanderley Luxemburgo, técnico do Flamengo, resolveu tirar mais um meia de ligação (Botinelli) para colocar mais um volante (Maldonado). A essa altura, o Flamengo tinha, dos três meias de ligação que entraram em campo, apenas um (Thiago Neves) e apenas um atacante (Deivid). Enquanto Messi fez mais um gol e continuou dando alegria para aqueles que gostam de futebol, o Flamengo resolveu se fechar todo e apenas marcar o frágil Ceará, que pouco conseguia fazer. E Vanderley Luxemburgo ainda conseguiu tirar Thiago Neves e Deivid, os dois únicos jogadores de frente que ainda restavam, para lançar Negueba e Diego Maurício, também atacantes, mas que pouco conseguiram fazer. Na Espanha, após o apito final, as câmeras flagravam a todo instante Leonel Messi, que como é de costume, deu seu show de final de semana. Após o apito final no Ceará, as câmeras flagravam festa dos jogadores rubro-negros, mas se tivesse uma câmera nos torcedores, provavelmente eles estariam de cabelo em pé, após assistirem um segundo tempo de dar pena.
Barcelona e Flamengo lutam pelo título nos campeonatos nacionais e obviamente, não dá para comparar um time com o outro. Enquanto o medo e a covardia tomam conta do técnico mais vitorioso do Campeonato Brasileiro (Vanderley Luxemburgo venceu cinco vezes a competição), o Barcelona segue seu caminho e sua trajetória, sem enxergar nenhum time que pareça capaz de o parar.
Por essas e outras que digo que o Brasil anda mal das pernas quando se fala em técnicos de futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário