quinta-feira, outubro 20, 2011

CHILENADA!


Por Danilo Silveira

Caros leitores,


na noite da última quarta-feira, aqueles que assistiram ao jogo entre Flamengo e Universidad do Chile, viram um verdadeiro baile da equipe chilena. Um Flamengo lento, aparentemente sem vontade e sem conseguir sair para o jogo, foi presa fácil para a equipe chilena, comandada por Jorge Sampaoli, que deu um baile tático no técnico pentacampeão do Brasileirão: 4 a 0 com direito a gol mal anulado e pênalti defendido por Felipe.

Vargas, Castro, Lorenzetti foram nomes que os rubro-negros ouviram constantemente na narração. Durante toda a primeira etapa o flamengo praticamente não passou do meio-campo. Aliás, o Rubro-Negro acostumou-se a vencer no Brasileirão de maneira feia. O time fazia 1 a 0, se retrancava todo e em meio a tanta mediocridade do futebol apresentado por boa parte das equipes brasileiras, a meta rubro-negra seguia inviolável durante os 90 minutos. Mas ontem foi diferente.

A La U avançou seus jogadores de marcação e sufocou o time da Gávea. Não era incomum ver cinco ou até mais jogadores vestidos de azul no campo de ataque, marcando o Flamengo sobre pressão. E o time chileno fez um gol, logo em seguida outro, mas o bandeirinha assinalou impedimento de maneira equivocada em um dos lances e o placar marcava 1 a 0 apenas. Se a coisa estava feia, piorou ainda mais quando Aírton deu uma entrada criminosa em um adversário, sendo expulso de maneira direta. Ainda existem aqueles que dizem que o volante é fundamental no esquema de jogo do Flamengo (Quem sabe na equipe de luta livre do Flamengo ele seja). E o tempo a perder com tais cenas de violência era pouco. Não demorou para a La U fazer, 2, 3 a 0 no Flamengo. Vale lembrar que nosso querido Vanderley Luxemburgo sacou Botinelli, machucado, e colocou Renato Abreu, que pouco acrescentou, apenas foi mais um para assistir o baile adversário.

Tem sido comum Vanderlei Luxemburgo fazer besteira em sequência no comando técnico do Flamengo, mas desta vez ele abusou. Perdendo de maneira acachapante, o que ele fez? Tirou o único centroavante (que na realidade não está jogando nem o equivalente a meio atacante) da equipe, Deivid, para lançar...MALDONADO! Isto é, perdendo o jogo por 3 a 0, ele colocava mais um volante. E o treinador ainda foi ajudado pelo árbitro da partida, que expulsou de forma injusta um jogador da equipe chilena. E foi aí que atual mestre da tática (quem sabe no xadrez) Vanderley Luxemburgo inventou de tirar Galhardo para colocar...JAEL! Isso mesmo, agora ele estava tirando o lateral-direito para colocar um atacante. Posso até estar enganado, mas acredito que dificilmente Luxa treinou o time dessa maneira. Enfim, Jael ainda cabeceou uma bola na trave e quase diminuiu, mas, em um contra ataque fulminante pela ponta esquerda, foi a La U que chegou ao quarto gol. Ao final do jogo, Luxemburgo disse que está com vergonha. Pois digo que o torcedor rubro-negro também deve estar envergonahdo, ao olhar para o banco de reservas e ver um técnico que parece pouco disposto a respeitar a grandeza do Clube de Regatas do Flamengo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário