quarta-feira, novembro 23, 2011

BARÇA VENCE MILAN EM GRANDE JOGO DE FUTEBOL

Time italiano busca empate duas vezes, mas acaba derrotado no San Siro por 3 a 2

Por Danilo Silveira


Aqueles que tiveram a oportunidade de assistir ao duelo entre Milan e Barcelona, na tarde desta quarta-feira, foram coroados com um grande jogo de futebol. Jogando em casa, no estádio San Siro, o Milan, comandado por Maximiliano Allegri, fez uma excelente partida diante da equipe espanhola comandada por Pepe Guardiola. No placar, 3 a 2 para o time espanhol, que teve alguma dificuldade de implementar seu estilo de jogo, mas esbanjou talento e qualidade para chegar à vitória.
Primeiro tempo de tirar o fôlego.
O Milan começou a partida utilizando a estratégia de marcar o adversário no campo ofensivo. E deu certo, haja vista que o time espanhol tinha dificuldades de impor o seu ritmo e estilo de jogo, de atuar no campo ofensivo mantendo a posse de bola. Porém, o Barça tem muita qualidade e aos 13 minutos chegou ao primeiro gol. Lançamento para Thiago Alcântara na direita, ele conseguiu ganhar da marcação e perto da bandeirinha de escanteio impediu que a bola saísse; o jovem dominou a redonda, tocou para trás e encontrou Messi. E quando a bola encontra o melhor jogador do mundo quase sempre algo de produtivo acontece; e dessa vez o argentino deu um lançamento primoroso para Abidal na ponta esquerda; o francês chegou batendo cruzado e antes que a bola encontrasse Xavi, Van Bommel acabou desviando e marcando contra. O gol serviu de ânimo para o Barcelona e aos 16, nova jogada de Thiago Alcântara; ele deu um bonito passe para Fábregas, que deu um belo chute de primeira, obrigando Abiatti a trabalhar. A resposta do Milan veio dois minutos mais tarde, quando Ibrahimovic recebeu na esquerda, bateu para área e a bola chegou ao outro lado, encontrando Boateng, que bateu para o meio encontrando Robinho, que perdeu uma incrível oportunidade, batendo por cima do gol, estando a cerca de três metros do gol. Mas os italianos conseguiram chegar ao empate no minuto seguinte; Sedoorf, conhecido por ter muita qualidade no passe, deu uma assistência perfeita para Ibrahimovic, que bateu na saída de Valdés para deixar tudo igual. O ritmo do jogo era eletrizante e Messi quase colocou o Barça novamente na frente minutos depois, ao finalizar um cruzamento rasteiro de Fábregas e acertar o travessão. Aos 28, uma bela troca de passes do Barcelona e Xavi acabou derrubado na área; pênalti assinalado. Messi, que até ali não tinha marcado nenhum gol em equipes italianas, correu para bola e bateu com paradinha, no canto direito de Abiatti. Porém, essa paradinha fez o árbitro invalidar o gol e dar cartão amarelo para Messi. O argentino partiu novamente para a cobrança, mudou o canto e fez o segundo gol do Barça na partida. E o tento parece ter animado o argentino, que ainda teve duas grandes aparições na primeira etapa. Aos 32 ele serviu David Villa, que não ampliou devido à grande defesa de Abiatti e aos 38 ele fez fila no sistema defensivo do Milan e chutou cruzado para nova defesa do goleiro. No jogo da 1ª rodada, o Milan chegou ao empate nos acréscimos, com uma cabeçada de Thiago Silva e por muito pouco o brasileiro não empatou também o jogo de volta, também pelo alto. Aos 46, após escanteio da direita, ele subiu livre, mas a cabeçada acabou passando à esquerda do gol de Váldes.
Milan empata, mas Xavi coloca Barça novamente na frente.
Durante a primeira etapa, o Milan deu trabalho ao Barça, com Ibrahimovic, Boateng e Sedoorf tendo boas atuações. Na parte ofensiva, talvez Robinho tenha sido o jogador de menor destaque e para a segunda etapa, ele deu lugar para Alexandre Pato. E o Barcelona começou bem os 45 minutos finais, mas aos 8 minutos, após uma sobra de bola área, Boateng deu um drible desconcertante em Abidal e finalizou para vencer Valdés e empatar novamente a partida. O gol fez o Milan se animar e tentar pressionar o Barcelona, que voltou a ter dificuldades no jogo. Mas, aos 17 minutos, talvez no momento mais delicado da equipe espanhola na partida, apareceu novamente o talento dos jogadores da equipe. Messi deu um passe genial, deixando Xavi na cara do gol e o espanhol teve calma e categoria para completar rasteiro para o fundo das redes e colocar novamente seu time à frente do placar. Pouco depois do gol da equipe espanhola, Maximiliano Allegri precisou mexer novamente na equipe, já que o zagueiro Nesta se machucou.Em seu lugar, entrou Bonera. Enquanto isso, Guardiola tirava David Villa, que não fez uma boa partida, para colocar o chileno Aléxis Sanches, que brigou bem mais que o seu companheiro. Aos 23, ele quase ampliou após desviar uma cobrança de falta, mas Abiatti apareceu e fez boa defesa. Na segunda metade da etapa final, a partida caiu um pouco de produção, com as chances de gol parando de aparecer. O Milan, que contou com a entrada de Nocerino na vaga de Vam Bommel, tentava acelerar o jogo e pressionar a equipe espanhola em busca do gol de empate. Enquanto isso, na equipe espanhola, Pedro entrou na vaga de Fábregas, que não apresentou o melhor do seu futebol (dele muito se espera), mas fez uma grande partida. Vale ainda destacar a grande atuação de Thiago Silva na segunda etapa, que apareceu bem para conter os avanços da equipe adversária. Os minutos se passaram e o Barcelona conseguiu segurar o marcador e sair da Itália com a primeira colocação garantida na fase de grupos da UEFA Champions League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário