domingo, novembro 27, 2011

EM MEIO A TANTA COISA ERRADA, O FUTEBOL VALE MUITO A PENA #PARABÉNSSPORT


Por Danilo Silveira

Cada dia que passa, o futebol nos deixa mais triste com certas situações, certas coisas que acontecem que realmente acabam desanimando aqueles que, como eu, são apaixonados pela beleza desse esporte. Escândalos, brigas entre torcidas, violência em Centros de Treinamento, despreparo de algumas entidades, mas no meio de tudo isso, ainda se acha um motivo para sorrir. E hoje, mais uma vez, o futebol provou que em meio a tanta coisa errada, sempre há um espaço para se comover e se emocionar.

O palco foi o estádio Serra Dourada. O Sport enfrentava o Vila Nova, na luta para voltar à Primeira Divisão, depois de estar disputando pelo terceiro ano consecutivo a Série B. O palco estava montado, o apaixonado torcedor pernambucano encheu as arquibancadas e fez uma linda festa. Um misto de ansiedade, nervosismo e paixão davam o tom do estádio, em um dos jogos mais importantes daquela equipe nos últimos anos. Mas, dentro de campo é que morava o problema. Não pela qualidade técnica de jogares, não pelo adversário ser difícil, mas sim pelo estado do gramado. Uma forte chuva castigou a grama e deixou o estádio sem condições de receber uma partida de futebol. O certo seria cancelar o jogo e remarcar. Mas, as partidas da última rodada precisam ser realizadas no mesmo horário e o adiamento do jogo certamente geraria um transtorno muito grande. Parece-me que o gramado do Serra Dourada não tem um sistema de drenagem nem perto de bom ou então caiu um temporal daqueles do tempo da Arca de Noé. Qualquer das opções que seja a correta, o fato é que o estádio não apresentava ali as condições básicas para a prática futebolística.

Mas, o jogo enfim começou. O primeiro tempo terminou 0 a 0 e os outros resultados indicavam que o Leão Pernambucano precisava vencer se quisesse voltar à Primeira Divisão. Poucos minutos passados da segunda etapa e chega a notícia de que o jogo entre Asa e Vitória teve 28 minutos de intervalo (o certo são quinze), pois a equipe baiana demorou a voltar ao gramado. Em meio a tantas coisas erradas, o Sport lutava dentro de campo com todas as suas forças, mas acontece que a força da natureza é maior e as poças em campo não deixavam a bola correr, não deixavam o jogo fluir e me fazia pensar que o acesso ficava cada vez mais longe do Sport e que, incrivelmente, fenômenos naturais estavam interferindo diretamente no resultado final de uma partida ou pelo menos interferindo na realização da partida em condições decentes.

Foi quando aos 20 e poucos minutos, uma cabeçada de Bruno Mineiro morreu no fundo das redes do Vila Nova e o Serra Dourada quase veio abaixo. Nesse momento, choros de alegria, risos de felicidade, rezas em nome da fé e agradecimentos aos céus ditavam o ritmo nas arquibancadas. Cada torcedor do seu jeito, da sua maneira única e particular, comemorava. Teve aquele que ficou perplexo e parece ter travado todo o corpo com o gol do Leão, teve aquele que beijou o escudo, aquele que começou a chorar copiosamente. Mas todos eles, movidos por um só sentimento: a paixão pelo Sport. A paixão pelo Sport que hoje superou distâncias, que levou gente de Pernambuco para Goiás, a paixão que foi além dos limites da tensão de ver um time jogar em condições inadequadas. E um time que correspondeu dentro de campo ou, se preferirem, dentro d’água. Se a torcida superou muitos limites, o time em campo superou os limites da natureza.

E ao final do jogo, a grande festa. Errado ou não por leis esportivas, a torcida invadiu o gramado do Serra Dourada para comemorar, para festejar e para rezar. Após algum tempo comemorando dentro do campo, torcedores se reuniram no centro do gramado, se ajoelharam e agradeceram aos céus pelo acesso do Sport de Recife para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Foi algo arrepiante, algo bonito, mágico. Se há coisas no futebol que fazem a gente repensar o envolvimento tão grande com esses esportes, há outras que fazem a gente se emocionar, se comover e ter a certeza que o futebol vale a pena.

PARABÉNS LEÃO!!!

Um comentário:

  1. Danilo,
    para dizer a verdade, da para estender esse parabéns ao futebol pernanbucano por um todo, que de longe é o mais forte do nordeste. Ano que vem novamente teremos dois time na séria A, e o Santa Cruz tem tudo para continuar o processo de revitalização do clube.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir