domingo, novembro 27, 2011

JOE HART BRILHA E GARANTE EMPATE AO CITY DIANTE DO LIVERPOOL


Por Danilo Silveira

Cada dia que passa tenho mais convicção de que o Campeonato Inglês é o melhor e mais bem disputado do mundo. Neste domingo, mais um excelente jogo de futebol. O Manchester Cty conseguir arrancar um empate do Liverpool, jogando fora de casa, no estádio Anfield Road. O placar de 1 a 1 muito se deve à grande atuação do goleiro Joe Hart, do time de Manchester, que fez belas defesas durante os 90 minutos.

Pouco antes da bola rolar, pôde-se ouvir um grande minuto de silêncio, em respeito à morte de Gary Speed, que aconteceu na manhã deste domingo. Como jogador, foi o segundo que mais vezes entrou em campo para disputar jogos de Premier League e atualmente dirigia a Seleção do País de Gales. Gary Speed foi encontrado enforcado, dentro de casa e há suspeitas de suicídio.

O jogo

A bola rolou e o Manchester City começou melhor na partida, tentando pressionar a equipe adversária no campo ofensivo, com a proposta de manter a posse de bola à procura de espaços no meio dos marcadores. O primeiro lance de perigo de gol aconteceu aos 16 minutos e nasceu em uma falha do lateral-esquerdo José Enrique, do Liverpool. O jogador espanhol atrasou a bola para o seu compatriota Pepe Reina, mas a bola foi espremida e Aguero por pouco não ganhou a dividida do goleiro. No lance, Reina usou o braço esquerdo e a bola estava fora da área, mas o árbitro nada assinalou. As chances de gols foram escassas nos minutos iniciais e o primeiro gol da partida acabou nascendo de bola parada. Aos 30, escanteio cobrado da direita e o zagueiro Kompany, usando a cabeça e o ombro, abriu o placar para os visitantes. Porém, dois minutos mais tarde, o Liverpool empatou, em lance onde contou com a própria sorte e a infelicidade do zagueiro Lescott, que fez uma boa partida. O meio-campista Adam arriscou fraco, de muito longe, mas a bola acabou desviando no defensor do City e matando o goleiro Hart. O City acusou o golpe e o Liverpool se animou com o gol, passando a ser superior na partida. Ainda na primeira etapa, a equipe da casa teve duas chances de virar o marcador. Aos 36, pela ponta esquerda, Kuyt deu belo lançamento para Adam, que da entrada da área bateu rasteiro, quase pegando Hart no contrapé, mas o goleiro ainda conseguiu utilizar os pés e impedir o gol. No minuto seguinte, Johnson apareceu pela direita e bateu colocado, mas a bola acabou saindo. E no último lance da primeira etapa, apareceu o talento do time visitante. Aguero tabelou com David Silva pela ponta esquerda e chutou rasteiro, obrigando Reina a trabalhar.

Joe Hart aparece e se transforma no nome do jogo

Se cada time teve seu momento de superioridade na primeira etapa, os 45 minutos finais começaram de forma bastante equilibrada. O Liverpool, empurrado por sua torcida, buscava a vitória e o City tentava não se acuar, assim, o jogo estava totalmente aberto. Aos 19, o técnico Roberto Mancini, aniversariante do dia, resolveu sacar o francês Nasri, que fez uma partida razoável, para lançar o atacante Balotelli, que apresentava, em meio ao seu cabelo raspado, um desenho amarelo na cabeça. Dois minutos depois da entrada do italiano, quem teve a chance de marcar foi o Liverpool. Downing recebeu lançamento na entrada da área, pegou de primeira, a bola quicou no gramado e Hart fez uma boa defesa. Aos 28 minutos, mais um recuo de bola errado e Reina teve novamente que ser ágil para dividir com o meio-campista Milner para evitar que o adversário saísse na cara do gol. Aos poucos o Liverpool começava a pressionar o City de maneira mais incisiva, aos 31, após bate rebate na área, a bola sobrou para Skertel finalizar, mas Hart defendeu de forma segura. Vendo seu time começar a ficar acuado, Roberto Mancini promoveu sua segunda mudança, lançando Dzeko na vaga de Aguero, que fez um bom primeiro tempo. No minuto seguinte, em jogada de ataque, Balotelli acabou pulando em cima do zagueiro Skertel e jogando o braço no rosto do adversário, recebendo assim o segundo amarelo e sendo expulso de campo. Tão logo, o técnico escocês do Liverpool, Kenneth Dalglish, promoveu sua primeira e única mudança na equipe, tirando Kuyt, que não foi muito bem, e lançando o atacante Carroll. Os três lances de perigo nos minutos finais deixaram claro que os goleiros foram os grandes personagens do jogo. Aos 42, Suárez apareceu pela direita e chutou para mais uma boa defesa de Hart. No minuto seguinte, contra ataque do City, David Silva recebeu na área e Reina saiu do gol para fechar o ângulo do jogador, que perdeu tempo e quando conseguiu fintar o goleiro e chutar, os marcadores do Liverpool já tinham chegado e impediram que o chute entrasse. O lance mais incrível do jogo aconteceu aos 47 minutos, quando Carroll cabeceou uma bola no canto esquerdo e Joe Hart fez uma monumental defesa e no rebote Suaréz chutou para nova defesa do goleiro do Manchester City, que garantiu mais um precioso ponto para o seu time, além da invencibilidade na competição. Agora, em 13 partidas o City conseguiu 11 vitórias e dois empates, liderando a competição com cinco pontos de vantagem para o Manchester United. Já o Liverpool encontra-se em sexto lugar, dois pontos atrás do Chelsea, que é o quinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário